NA SOCIEDADE EM QUE OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO SÃO DESVALORIZADOS, A ESCOLA PODE FUNCIONAR? / Irineu Xavier Cotrim
As escritas deste livro propõem algumas reflexões, que estão distribuídas em alguns variados temas, entre eles; a Educação nas Escolas um pecado inconfessável. A perda da inocência infantil. A importância da leitura na busca do conhecimento e na conquista da autoestima, entre outros temas. Profissionais da educação, é uma profissão desvalorizada pelo poder político e econômico, mas é altaneira, alvissareira para a pessoa consciente da sua importância e da sua singularidade.
Vamos ali no canto, com a calma da alma, sentar diante daquela mesa. Tenho um conto para contar, um conto de encantar os descalabros, os desencantos. É um conto que escrevi, só é preciso que no silêncio da alma você leia para entender e
compreender o que tenho a dizer em palavras escritas sobre o viver, mas sem se atenazar. Caso fique abismado, pode contar. Não são palavras indizíveis, são verdades contadas agora registradas no papel.
Vou começar a contar sobre o eu. E você, depois da leitura, pode se entender no tu e, sem nenhuma provocação, deixar que alguns daqueles despudorados pensem e falem de nós, sem mesmo saber o que eles estarão a tagarelar. Se você escreve uma frase, um poema, uma letra musical, um texto, um conto, uma prosa, um livro, você não precisa da cumplicidade dos leitores. Se alguém ler e se sentir à vontade para comentar, o escrevente se sente pertencente às palavras de boas energias do leitor.
Mas parece difícil encontrar leitores, quanto mais cúmplices. Não me sinto incompreendido nem fico nebuloso por não ser lido. Compreendo e entendo que o fato de ninguém querer aproveitar o tempo com a leitura é por sermos uma sociedade condicionada aos valores materiais, que não estimula a prática dos valores espirituais, não estimula a leitura nem a cultura com todo tipo de arte, incluindo a mais sagrada e misteriosa que é a música. Veja: ler é mais importante do que estudar, porque a leitura desperta o interesse pelo estudo e pelo saber, fazendo a pessoa se ver e se reconhecer na sua autoestima.
Irineu Xavier Cotrim é professor de História aposentado. No trabalho sempre se interessou em interagir, buscando o diálogo com os alunos e alunas, e envolver a todos, mesmo os indisciplinados, na busca do saber. Também procurou trabalhar a autoestima para que todos buscassem o saber, o que fez a diferença. Neste livro expõe todos esses detalhes e ressalta a importância da leitura e da escrita, entre vários outros temas, focando o tempo presente que vivemos com as novas tecnologias e as crianças perdendo a inocência.
Serviço:
Na Sociedade em que os Profissionais do Magistério são Desvalorizados, a Escola Pode Funcionar?
Irineu Xavier Cotrim
Scortecci Editora
Educação
ISBN 978-85-366-7227-4
Formato 16 x 23 cm
192 páginas
1ª edição - 2025

