O ENGRAXATE DUDU / Nege Além
Havia na cidade de Guaxupé ? Sul de Minas ? uma rua chamada Rua Taboão. Em meia-água, morava o pequeno Engraxate Dudu.
Não obstante a pobreza da família, vivia Dudu feliz na rua poeirenta, cheia de buracos e altos capins às margens, porém, a melhor do mundo, o palco de suas eternas aventuras infantis. Nas chuvas, divertia-se com a meninada, a troco de tostões, a desencalhar os calhambeques atolados nas barrentas poças da rua. Bem perto, rios e açudes para mergulhos e pescarias a qualquer hora, improvisados campinhos para as peladas de fins de semana e os pomares do major Zerbini e do português Pallos, com as árvores frutíferas sempre carregadas, uma irresistível tentação e convite ao furto. Havia na Rua Taboão mais que o necessário para um moleque sadio e levado da breca viver sem dinheiro uma infância invejável e feliz, sem passado nem futuro. E tudo, tudo, de graça.
Um dia, porém, em idade já distante da meninice e sempre ligado à rua, Dudu sentiu a imperiosa necessidade de melhorar um pouco de vida...
Nege Além, filho de libaneses, nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em 16 de novembro de 1923. Passou a infância e a mocidade em Guaxupé, Sul de Minas. É cidadão guaxupeano. Foi sapateiro dos doze aos dezenove anos. Formou-se Contador pela Academia de Comércio ?São José?, de Guaxupé, em 1942, ano em que fez também o tiro-de-guerra. Trabalhou como guarda-livros de pequenas firmas da cidade, até ingressar como escriturário, em concurso público, no Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de Minas Gerais, onde ficou de 1943 a 1949. Em 1944, foi convocado para fazer o curso de Sargentos, o Curso Regional de Formação de Graduados ? CRFG ? em São João Del-Rei (MG), durante a Segunda Guerra Mundial. Deu baixa após terminada a guerra, em 1945, como 3º Sargento. Aprovado no concurso público do Banco do Brasil, realizado em Barbacena (MG), em 1948, foi admitido como escriturário e localizado em Guaxupé. Trabalhou em oito agências do Banco e exerceu as comissões de ajudante-de-serviço, chefe-de-serviço, subgerente e gerente. Participou de diversos cursos intensivos para administradores, instituídos pelo Banco do Brasil, realizados no Rio de Janeiro e em Brasília. Aposentou-se em São João da Boa Vista (SP), como gerente, em abril de 1979, após trinta anos de serviço, segundo ele, de bem com a vida, com os homens e com o banco. Aposentou-se em São João da Boa Vista (SP), como gerente, em abril de 1979, após trinta anos de serviço, segundo ele, de bem com a vida, com os homens e com o banco.
Outras Publicações:
A Tortura da Calvície ? contos
Rua Taboão ? contos
O Cristo da Ermida ? romance
O Bancário Dr. Praxedes ? contos
O Bancário sem Rosto ? contos
Natal do Homem Só ? contos
O Samburá Vazio ? contos
Lorotas de um Aposentado ? contos
O Velho Ipê-Amarelo - romance
Mágoa de Convocado - romance
Histórias Bancárias - contos
Antologias de Contos:
Participou de diversas Antologias de Contos em São Paulo, Rio Janeiro, Brasília etc.
Livros Inéditos:
Osso e Ferro Velho ? contos
O Engraxate Dudu ? romance
Publicações Diversas:
Teve contos premiados em concursos literários promovidos pelas revistas Alterosa, de Belo Horizonte(MG), Cigarra, Jóia, Vida Doméstica e Taba Cultural Editora, do Rio de Janeiro. Publicou, também, contos nas revistas AABB, do Rio de Janeiro e de Santos, na Revista da Semana, do Rio de Janeiro, e em jornais do interior. Em São João da Boa Vista, publicou contos nos jornais A Cidade de São João, A Gazeta de São João e, com mais assiduidade, em O Município, na página literária da Academia de Letras.
Entidades a Que Pertence:
Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil ? Rio de Janeiro (RJ). Posse em 19 de agosto de 1983.
Academia de Letras de São João da Boa Vista ? São João da Boa Vista (SP). Posse em 24 de setembro de 1982.
União Brasileira de Escritores ? UBE ? São Paulo.
Serviço:
O Engraxate Dudu
Nege Além
Scortecci / UBE
Romance
ISBN 978-85-366-1689-6
Formato 14 X 21 cm
172 páginas
1ª edição - 2010
Valor: R$ 20,00