SHIRLEI PIO - ORGANIZADORA DO LIVRO "CAROLINA MARIA DE JESUS"

Shirlei Pio é professora de língua portuguesa, pedagoga, escritora e recentemente se descobriu organizadora de antologias. Seu ramo preferido de escrita é a literatura infanto juvenil, embora ultimamente tenha se aventurado pelas crônicas e contos com o mesmo entusiasmo.

Carolina Maria de Jesus – Uma história narrada por crianças e jovens
É uma antologia escrita por 22 crianças e jovens da faixa etária entre 8 e18 anos, com o tema voltado para a vida da Carolina Maria de Jesus. O trabalho é composto por crianças e jovens de todos os segmentos de ensino que vão da rede pública à privada, e os autores são de diferentes regiões do Brasil. O objetivo da escrita é a de contar essa história de vida como quem conta a vida da Carolina Maria de Jesus para seus amigos. É desta maneira que o resultado deste trabalho ganha características peculiares, como: a perceptível intimidade adquirida dos jovens autores com a Carolina Maria de Jesus, expressa de maneira suave, descontraída, espontânea, repleta de leveza que são retratadas por meio de suas impressões presentes nos textos e nas ilustrações dos autores.



ENTREVISTA

Olá Shirlei. É um prazer contar com a sua participação no Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro?
Carolina Maria de Jesus- uma História Contada por Crianças e Jovens é uma antologia escrita por 22 crianças e jovens da faixa etária entre 8 e18 anos, com o tema voltado para a vida da Carolina Maria de Jesus. O trabalho é composto por crianças e jovens de todos os segmentos de ensino que vão da rede pública à privada, e os autores são de diferentes regiões do Brasil. O objetivo da escrita é a de contar essa história de vida como quem conta a vida da Carolina Maria de Jesus para seus amigos. É desta maneira que o resultado deste trabalho ganha características peculiares, como: a perceptível intimidade adquirida dos jovens autores com a Carolina Maria de Jesus, expressa de maneira suave, descontraída, espontânea, repleta de leveza que são retratadas por meio de suas impressões presentes nos textos e nas ilustrações dos autores.
 
Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Um dia conversando com a Vera Eunice de Jesus (filha da Carolina Maria de Jesus), apresentei o meu desejo, que era a realização deste trabalho com crianças e jovens. Diante da apresentação do projeto ela me respondeu: Meu Deus! Que lindo. Este é um pedido que minha mãe me fez através de uma carta, que eu propague a história dela.
Aqui estamos nós, eu e mais 22 crianças e jovens propagando a história da Carolina Maria de Jesus.
 
Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. O primeiro de muitos ou um sonho realizado?
Com certeza, este livro é mais um grande sonho realizado. Mas antes dele tivemos alguns outros trabalhos realizados, aproveito a oportunidade para apresentá-los:
Papai Noel Chupa Chupeta?, com a ilustração de Karen Mary Poncio, editora Cult.
Em Busca do Tesouro Encantado, com ilustração da Karen Mary.
De menino Nicolau a Pai Natal, com ilustração de Tania Martins, Scortecci.
Cara de um focinho de outro, com ilustração de Fernanda Pio, e-book Amazon,
Crônicas de Três Sapecas Levados da Breca, e-book Amazon.
Beijos que Matam, com ilustração de Fernanda Pio, Scortecci.
Participei de algumas antologias, inclusive da Scortecci.
Trabalhei na organização de outras antologias com adultos e jovens.
Convido a todos a acompanhar nossos trabalhos pelas redes sociais e canal do YouTube, em todos os canais é possível me encontrar como: Shirlei Pio..
 
O que te inspira escrever?
É a certeza sobre a importância da leitura e da escrita para o mundo. O prazer por ler e escrever deveria ser um ato constante na humanidade, iniciado lá infância e preservado na fase adulta. Ler e escrever, é libertador, é terapêutico, é fundamental.
 
O seu livro merece ser lido? O que ele tem de especial capaz de encantar leitores?
Este livro deve ser lido pelo mundo todo! Porque o que torna este livro especial é o fato dele ser nosso livro. Um livro que trata da biografia de uma das maiores autoras brasileiras a Carolina Maria de Jesus. Ele é inicialmente um patrimônio do nosso povo. Trazendo a perpetuação da vida e obra desta brilhante autora, contada hoje por crianças e jovens, mas que se tornarão adultos daqui uns anos e jamais esquecerão deste momento literário. Não posso deixar de mencionar a paixão, o encantamento, o respeito destas crianças e jovens diante da vida e obra da Carolina Maria de Jesus. Isto pode ser sentido e verificado nos detalhes dos textos e ilustrações. Ele continua sendo nosso, não apenas por ser um livro composto por 22 autores (de 8 a 18 anos), mas pela presença dos familiares, de cada autor, que acreditaram, incentivaram e nos apoiaram em cada ação. Não posso deixar de mencionar o cuidado e a sensibilidade da artista plástica Tania Martins em compor a capa deste livro, com as ilustrações dos autores. Não posso deixar de mencionar o apoio e esforço da Vera Eunice de Jesus para que este trabalho se materializasse. É por valer muito a pena que o nosso livro deve ser lido.
 
Como ficou sabendo e chegou até a Scortecci?
Uma amiga querida, Edna Correia, me indicou a editora, pois seu pai havia realizado um trabalho pela Scortecci. Desde então eu nunca mais parei de publicar pela Scortecci, recomendo pela excelência do trabalho, pela competência, profissionalismo de todos os setores e atendimento impecável de todos os funcionários.
 
Maria Cristina Andersen
Revista do Livro

Curta nossa página no Facebook
Facebook
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home