ANTONIETA COSTA ARAÚJO - AUTORA DO LIVRO "AS AVENTURAS DE TUIUIÚ TUTA"
Antonieta Costa Araújo nasceu em Três Lagoas, MS, em 1936. Filha de Maria do Carmo Costa e Sabino José da Costa. Sua infância foi tranquila e feliz no seio de sua família, cursando suas aulas com regularidade até completar o Curso Superior em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Lecionou na Escola E. “2 de julho”, hoje Escola E. Afonso Pena onde se aposentou após trinta anos de magistério. Possui sete livros publicados, o mais recente, Zezinho: o gato pensador, publicado pelo Grupo Editorial Scortecci.
As Aventuras de Tuiuiú Tuta
Ilustrações: Paloma Dalbon
A história gira em torno de um casal, Katie e John, e de um tuiuiú desde o ovo achado perto de uma lagoa. A avezinha era fêmea e ganhou o apelido de Tuta. Suas aventuras interessantes valem muito e aguardam seus leitores.
As Aventuras de Tuiuiú Tuta
Ilustrações: Paloma Dalbon
A história gira em torno de um casal, Katie e John, e de um tuiuiú desde o ovo achado perto de uma lagoa. A avezinha era fêmea e ganhou o apelido de Tuta. Suas aventuras interessantes valem muito e aguardam seus leitores.
ENTREVISTA
Olá Antonieta. É um prazer contar com a sua participação no Portal do Escritor.
Do que se trata esse livro?
As aventuras de Tuiuiú Tuta focaliza o ambiente pantaneiro de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, tendo como início a lagoa maior e arredores na cidade de Três Lagoas localizada na parte leste de Mato Grosso do Sul.
Como surgiu a ideia de escrevê-lo?
O amor ao meio ambiente e a sua conservação sempre foram a minha meta. Como sou nascida e criada em Três Lagoas tenho especial carinho por esta lagoa maior por onde passeava, na infância, com meu pai Sabino José da Costa, observando a fauna e a flora que ali vivem. Encantava me olhar para as aves aquáticas: garças, marrecos e, de vez em quando, os tuiuiús forasteiros vindos do Pantanal deste grande estado sul-mato-grossense. Assim como me encantou desde cedo, destinei-a as fases da infância e juventude.
Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. O primeiro de muitos ou um sonho realizado?
Desde os verdes anos amei a boa leitura incentivada por meu pai que possuía uma biblioteca seleta. Aos nove anos de idade já escrevia histórias fabulosas que eram lidas pelos meus professores e corrigidas com muito carinho. Comecei a escrever poemas só depois que me aposentei como professora de Língua Portuguesa e publiquei alguns livros. Iniciei as narrativas com histórias para crianças na fase da pré-adolescência que era a faixa etária onde lecionei e entrei em contato com seus interesses literários. Assim escrevi os primeiros livros: Zezinho, o gato pensador e As aventuras de Tuiuiú Tuta, ambos pela Editora Scortecci. Com Deus à frente pretendo continuar a escrever, sendo que estou preparando mais um para esta faixa infantojuvenil.
O que te inspira a escrever?
Primeiramente o dom literário que recebi da bondade divinal depois como deleite mental e espiritual para transmitir um pouco do conhecimento que adquiri ao longo dos meus anos de existência no magistério.
O seu livro merece ser lido? O que ele tem de especial capaz de encantar leitores?
Espero que “As Aventuras de Tuiuiú Tuta” interesse a todos que amam a natureza e querem mantê-la viva para os descendentes que devem recebê-la como riqueza e sobrevivência. Para o encantamento dos leitores, não só os regionais, mas também os internacionais, existe uma humanização dos tuiuiús Tuta e Jorge com sentimentos de amor entre eles e proteção com a prole, bem como a gratidão que possuem com o casal humano que os adotou como pessoas da família.
Como ficou sabendo e chegou à Scortecci?
Por intermédio da REBRA, a Rede de Escritoras Brasileiras que tive a honra de pertencer por longa data.
Espero publicar outros livros neste caminho dirigido aos adolescentes amparada sempre pela mesma Editora Scortecci que me recebeu de braços abertos e fino trato a começar pelo fundador João Scortecci e toda a sua brilhante equipe.
Revista do Livro
Curta nossa página no Facebook