O TECER DOS DIAS / Carlos Máximo



A obra O Tecer dos Dias são falas poéticas e traz uma abordagem sobre perda tendo como personagem central nos versos a perda da figura física de nossas mães. Fazendo valer da poesia de versos leves e com fortes elementos da natureza como figura de linguagem nesse processo terapêutico. As poesias contidas no O Tecer dos Dias, são fatos e são plurais numa esfera onde estamos sujeitos a perder alguém amada de nossas vidas. Uma obra leve, metáfora dos dias, soa como caminho no olhar e no coração do leitor para superar o momento de luto. A ausência, a saudade, o amor e afeto materno ganharam vidas próprias e solidez nos versos. Assim, convido você, leitor, a conhecer um pouco desse processo poético e entender compreendendo que a poesia alivia qualquer dor, pois a alma nos sustenta inteiramente. 

Em certo momento, Carlos Máximo viu-se filho sem mãe, condição quase incompreensível porque contraditória e definitiva. “A vida não é o que se mede e registra — cronologia insossa — mas o que se vive”, diz Antônia de Paula Ribeiro, na apresentação da obra. Aos poucos vou tecendo meus dias dentro de dias de outrora. Então, o inconformismo inicial gradativamente cede lugar a um lento processo de aceitação e refazimento emocional, quando o filho “compreende que continuar vivendo honra a vida que lhe foi concedida, o amor que o embalou, o doce carinho que o envolveu em todas as experiências e aprendizagens na companhia da mãe”. O Tecer dos Dias é essa jornada de reconstrução de si mesmo valendo-se da poesia.

Somos vidas!
Somos existências!
Somos o próprio tecido
que tece os dias
que se constroem em sonhos
a cada amanhecer.

Carlos Máximo é poeta e pedagogo com pós-graduação em Docência Universitária pela Faculdade Anhanguera de Brasília (DF). É associado na União Brasileira de Escritores de Goiás (UBE-GO). Tem as seguintes obras publicadas: Além de mim, Os sonetos, Retratos d’alma, Sob a luz da lamparina e Tons do infinito, além de participação em várias antologias poéticas. É detentor de premiações e honrarias: Prêmio Excelência — Centro Cultural Casa de Jorge Amado (2018); Medalha de Honra ao Mérito — Académie du Dévouement National — Agremiação: Academia Francesa de Letras (2019); Comenda Honra ao Mérito comemorativa dos 10 anos da Academia Goiana de Letras (2019); Monteiro Lobato — Honra ao Mérito Literário — Literart — Rio de Janeiro (2019); Troféu Darcy Ribeiro —Academia Aguaslindense de Letras (2019 e 2023); Medalha de Ouro — Concurso Cultural Capolat — Porto Alegre (2023).

Serviço:

O Tecer dos Dias
Carlos Máximo

Scortecci Editora 
Poesia
ISBN 978-85-366-6806-2
Formato 14 x 21 cm
68 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home