ALTENIDES CALDEIRA MOREAU - AUTOR DO LIVRO "ERRATA DO QUOTIDIANO"

Altenides Caldeira Moreau nasceu em 1937. É natural de Prado-Bahia, filho de Pedro Moreau e Antônia Caldeira Moreau. Fez o curso primário na Escola Presbiteriana de Prado. Fez o ginásio e o científico em Salvador. Diplomou-se em Agronomia pela Escola Agronômica da Bahia, em 1962. Cursou de Mestrado em Administração de Sistemas Educacionais, IESAE, /FGV/ RIO DE JANEIRO, 1980). Fez diversos cursos de especialização, sobretudo na área de educação. Foi Diretor da Escola Média de Agropecuária Regional da CEPLAC, em Uruçuca, Bahia (1974 – 1978); Assessor de Educação da CEPLAC/FESPI, em Ilhéus, Bahia; Foi Professor e Vice-Diretor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. Depois de aposentado da CEPLAC, ingressou na UESC como Professor. Terminado o vínculo, com aposentadoria em tempo parcial, passou a viajar por este mundão de meu Deus e escrever artigos jornalísticos do cotidiano, sobretudo relacionados à sua especialidade. É casado há cinquenta e oito anos com a também Engenheira agrônoma Abigail, com quem teve os filhos Maurício Santana Moreau e Luciana Santana Moreau, moradores de Ilhéus (BA). É escritor de livros e de artigos em jornais.

Errata do Quotidiano
Visando estimular o bom humor e alegria das pessoas este livro contém 150 anedotas curtas divididas em seções para facilitar a escolha na leitura. É uma publicação baseada em observações, conversas, fatos curiosos e piadas de domínio público, aliados a vivência do autor.
O BOM HUMOR - Pesquisas têm mostrado que o bom humor é benéfico para a saúde das pessoas. O sorriso pode: exercitar o cérebro, estimular o sistema imunológico, aliviar a tensão física e o estresse, fazer bem ao coração, aumentar o colesterol bom, aumentar a longevidade, estreitar relações pessoais e sociais, reduzir a ansiedade e o medo, melhorar o estado emocional, abrir portas e melhorar as relações profissionais. Leia 150 piadas curtas e se ajude a ser feliz. SORRINDO!



ENTREVISTA

Olá Altenides. É um prazer contar a sua participação no Portal do Escritor

Do que trata o seu Livro?
Errata do Quotidiano é um livro que reúne 150 anedotas e piadas curtas para estimular o bom humor das pessoas, tendo em vista que o sorriso é um fator de promoção de alegria e isto fará bem à saúde física e mental das pessoas..

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Meu pai foi um humorista nato e me passou a ideia de fazer frases e pronunciamentos de estimulo ao humor e descontração das pessoas. Sempre gostei de falar frases complicadas e irreverentes para promover o riso. Quando me aposentei e na comemoração do meu aniversário de nascimento e de casamento no mesmo dia, resolvi escrever um livreto de piadas para oferecer como lembrança da festa e aí surgiu a primeiro material que depois foi ampliado e reeditado com a denominação de Errata do Quotidiano. É um livro destinado às famílias, conforme mostra a capa..

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Eu sempre gostei de escrever e nas reuniões era por muitas vezes nomeado secretário, para elaborar as atas. Tinha um sonho de escrever um livro para deixar marcado meu gosto pela escrita, mas achava muito difícil fazer um livro. Com o surgimento do famoso celular, comecei e me comunicar com alguns colegas e dentre eles estava o meu orientador para elaborar o sonhado livro, o escritor, Luiz Ferreira da Silva, Engenheiro Agrônomo, Pesquisador aposentado da CEPLAC e autor de 20 livros, a maioria pela Editora Scortecci, São Paulo. Escrevemos em parceria 3 livros e depois solo, escrevi mais 3 livros, Equilibrio financeiro para qualidade de Vida, Conhecer Países através de versos rimados e Errata do Quotidiano..

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Viver como escritor no Brasil deve ser muito difícil e até desestimulador, tendo em vista a falta de interesse e a desvalorização que ocorre em relação aos livros publicados. Não há o habito da leitura de forma geral, e os assuntos tratados são pouco discutidos a partir dos livros. O concorrente celular não abre espaço para os livros, pois, ele é mais atraente e tem uma diversidade de temas que atende a todos de forma rápida e sintética, caindo do agrado geral..

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Tomei conhecimento da Scortecci, por meio de informações dadas pelo meu colega de formatura e de trabalho, Luiz Ferreira da Silva, autor da Editora Scortecci já de muito tempo e que me animou e me deu as dicas de como ser também um autor de livros, me apresentado à Equipe da Scortecci..

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Considero nosso livro interessante para ser lido, pois, além de estimular o bom humor que traz benefícios para a saúde das pessoas, conforme está na contracapa, ele é um livro educativo que chama a atenção para expressões mal colocadas e até contraditórias, no diálogo do dia a dia entre produtores, consumidores, comunicadores, estudiosos e leitores..

Maria Cristina Andersen
Revista do Livro

Curta nossa página no Facebook
Facebook

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home