CONVERSAS COM O LOBISOMEM / Pedro Barroso
De onde estava deitado não dava para ver o cortejo do culto de matriz africana. A solução que encontrou foi afastar algumas telhas que estavam sobre as ripas e passar a cabeça por entre dois caibros. Assim, com a cabeça fora do telhado, pôde enxergar todos os membros do ritual que passavam entoando seu cântico, ao ritmo do atabaque, do xequerê e do agogô. Pôde distinguir duas figuras icônicas da cidade: Ismael, que tocava o atabaque, era um cafuzo muito alto e bem famoso por sua avantajada força física, no armazém onde trabalhava se exibia pegando dois sacos de sal grosso de sessenta quilos, um em cada braço, só perdia em força para uma mulher chamada Mari Bugio; e a outra figura era o lendário anão, Boca de Siri, que era um exímio tocador de cavaquinho, mas naquele episódio ele cuidava do agogô. No momento em que o cortejo passava embalado pelo ritmo por perto do estábulo, recomeçaram com a primeira estrofe da canção, saudando Tranca Ruas:
Deu meia-noite
A lua se escondeu
Lá na encruzilhada, dando a sua gargalhada
Tranca Ruas apareceu
Foi quando, de súbito, um ser abominável e monstruoso, parecido ter desabado do alto trapézio do espaço, caiu de pé na frente daquele grupo. Quando o ente descomunal bateu firme no solo, toda a terra das imediações tremeu, houve um pequeno abalo sísmico. O bicho tinha mais de cinco metros de altura e demonstrava possuir uma força inigualável, a qual se pôde comprovar quando, sem o mínimo de esforço, com uma só mão, empurrou para o lado um trator agrícola que estava obstaculizando seu caminho. Determinado, com passos firmes e fortes, o ente sobrenatural se dirigiu aos seguidores do candomblé, abriu os longos braços musculosos e em voz imperiosa, cortante e apavorante, desdenhosamente disse:
— Vocês me chamaram? Eu sou o Tranca Ruas. Venham, meus filhos e filhas, aqui estou. Não quero o sangue dos animais, hoje eu quero o sangue de todos vocês como oferenda.
Pedro Barroso é escritor, dramaturgo, teatrólogo, poeta e ator. Nasceu na Rua do Caminho da Fonte, na cidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, interior de Sergipe, no dia 26 de abril de 1954. Passou toda sua infância brincando, mais do que estudando. Na Escola Técnica Federal de Sergipe, onde concluiu o 2º grau, venceu o concurso de oratória em 1972. As consequências da conquista foram a dedicação à literatura e à nobre arte de falar em público, tornando-se orador daquele estabelecimento de ensino. Mudou-se para Salvador (BA) em 1976. Graduou-se em Direção Teatral pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1979. Dirigiu e montou vários espetáculos. Atuou e encenou outros tantos. Escreveu O excomungado, Destino amargo de um poeta, Angélica, Vida carniça, Gaizelina, Enquanto o rei dorme as crianças brincam, A caminho do céu, A viúva romântica, O agiota generoso... Atuou como assistente de direção do Professor de Teatro da Universidade da Califórnia, em San Diego, o PhD Floyd Gaffney, na peça Dia de ausência. É autor dos livros: Como perder o medo de falar em público, Seduzir com palavras, Amor e tormenta no mar da Bahia, A arte de convencer falando, Caçador de místicos, Você sabe falar em público?, A flauta que fala, Os quatro hábitos do orador eficaz, Conversas com o lobisomem, Striptease na biblioteca e A batina do diabo. Tem pós-graduação latu sensu em Gestão Pública, Desenvolvimento do Terceiro Setor e Psicopedagogia Escolar. Foi idealizador e é membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER). É casado, pai de quatro filhos. É instrutor e palestrante de várias instituições públicas e privadas: União dos Vereadores do Brasil, Associação dos Advogados de São Paulo, Brasil Jurídico, Complexo Jurídico Renato Saraiva, Escola Superior de Advocacia — Bahia, Unifacs, Faculdade Baiana de Direito, União dos Vereadores da Bahia, Sebrae, entre outras. Atualmente é Diretor-Presidente do Centro de Oratória do Brasil. Seguindo a experiência de novas ferramentas tecnológicas, disponibiliza, na infinita estrada digital, cursos on-line, como guias práticos teoricamente bem fundamentados.
Serviço:
Conversas com o Lobisomem
Pedro Barroso
Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-85-366-6615-0
Formato 14 x 21 cm
228 páginas
1ª edição - 2024