A TRAJETÓRIA JURÍDICO-POLÍTICA DE UM MONARQUISTA PROVINCIANO / Nelson de Castro Senra
Monarquista apaixonado, admirador ao extremo de Dom Pedro II, o personagem cuja trajetória jurídico-política focamos neste livro teria, por certo, lido e relido os diários do Imperador, se os mesmos já lhe fossem disponíveis. Em saraus e tertúlias eles seriam postos em debate para deleite dos monarquistas ainda remanescentes e em provocação aos republicanos, já decepcionados ao rápido passar do tempo... pois não viera o que sonharam. Estamos falando de Joaquim Barbosa de Castro, formado em Direito em São Paulo — nas Arcadas — em 1863, que transitou pelos tribunais, no exercício da advocacia e da magistratura, e pelas Câmaras, no exercício do legislativo e do executivo. Foi laureado com a patente de Coronel-Comandante da Guarda Nacional, bem assim, com o título de Barão d’Além Paraíba, tendo sido ainda Vice-Presidente da Província de Minas Gerais. Com o golpe militar contra a ordem monárquica, não aderiu à quartelada dos triúnviros Constant / Floriano / Deodoro, como dizia e sempre nessa ordem, e nunca lhes poupou críticas. Diante daquele evento, deixou seus afazeres jurídico-políticos, afastou-se de Mar de Espanha (MG) e foi viver alhures. Passou o tempo, e das alturas desceu às planuras, mas sempre de cabeça erguida. Viu-se pobre, mas não tirou a gravata...
“Jurei a Constituição, mas ainda que não a jurasse, seria ela para mim uma segunda religião.”
“Nada devo, e quando contraio uma dívida cuido logo de pagá-la, e a escrituração das despesas de minha casa pode ser examinada a qualquer hora. Não ajunto dinheiro.”
“É preciso trabalhar e vejo que não se fala quase senão em política que é, as mais das vezes, guerra entre interesses individuais.”
DOM PEDRO II (em seus diários)
nelson de castro senra é Doutor em Ciência da Informação (ECO/UFRJ), Mestre em Economia (EPGE / FGV-RJ) e Bacharel em Economia (UCAM-RJ). Pesquisador e professor no IBGE (aposentado), lá atuou na produção e na disseminação das estatísticas, até que passou ao campo da pesquisa sócio-histórica da atividade estatística, em que é autor de vários livros e textos. Desse campo de pesquisa resultou, em 2023, a seleção de ensaios: Pensando a informação estatística, como um eterno aprendiz. Entrementes, paralelamente, atuou numa linha de memórias familiares: 1) Em busca do amanhã (2018), 2) Idas e vindas pelo mundo (2020), 3) Herança do Santo Ofício (2021), 4) Idas e vindas pelo Brasil. Memória quase perdida (2021). E como diversão escreveu algumas pequenas aventuras ficcionais: Confissões de um artista nas brumas e Memórias de um escritor nas sombras (ambas em 2021), O escolhido (2022) e Supressão da escravidão (uma ucronia, em 2023). É sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ), onde ocupa a cadeira 38, cujo patrono é Noronha Santos.
Serviço:
A Trajetória Jurídico-Política de um Monarquista Provinciano
Joaquim Barbosa de Castro
Barão D'Além Paraíba
Nelson de Castro Senra
Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-6594-8
Formato 14 x 21 cm
220 páginas
1ª edição - 2023