EM UM FIO DE DOR / Valéria Aveiro



"Em um fio de dor" é uma obra poética escrita em um sopro de desventura. Os poemas derramados sobre o teclado, a maioria em um único dia, revelam que a autora se permitiu ser intensamente atravessada por dilemas existenciais que transbordaram a condição de mulher e mãe e explicitam o labor de encontrar metáforas e lapidar palavras, em um tempo de muitos questionamentos e nenhuma certeza. Esta obra é um convite à reflexão sobre temas do universo feminino, mas cabe a todo aquele que queira pensar sobre a angústia de estar no mundo, porém com a possibilidade de encontrar lampejos da mais sincera esperança.

Valéria Aveiro busca o ofício poético da escrita. Tomo, aqui, a palavra dor como sufixo de trabalhador, que valora as mãos, os olhos, os ouvidos, as narinas, a língua e o corpo todo diante da modernidade. A poesia inscrita numa labuta imprescindível da palavra que ganha campo, quer parir-se, ser poesia, numa relação de sopro, grito ou silêncio. A arte vem e vai ao mundo com ou sem inspiração, visto que a poeta compõe sua escrita de forma laboriosa. João Cabral de Melo Neto diz “transpiração”. E Aveiro transpira nas palavras, nas imagens, nas manchas, nos versos, nas estrofes, no corpo do poema. Tudo junto, na cultura cibernética. E em alguns de seus versos revela: “Procuro as metáforas / para alimentar os poemas / A cada estrofe vomitada / sobre o órgão eletrônico / Convertida em zero e um / na linguagem binária / Carecia da imagem / que revelasse a minha dor”. É com esta dor que a poeta recolhe reminiscências que lhe atravessam o corpo, por vezes sensíveis e poéticas. Contudo, desfia os fios do cotidiano numa preocupação com o tempo e o espaço. O debruçar no trabalho literário converge passear com/em outras artes nos diversos trajetos e épocas. Assim, faz o convite para adentrarmos no livro Em um Fio de Dor. Não vou discorrer mais palavras, deixa a poesia mostrar-se. Ela é viva e aguarda sua leitura.
Márcia Plana

Valéria Aveiro é poeta, escritora, professora e pesquisadora. Mãe da Larissa e do Daniel, é Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e membro do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA), na linha de pesquisa “Leitura e arte em educação”. Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui pós-graduação lato sensu e graduação em Letras; pós-graduação em Gestão de Currículo e graduação em Pedagogia. É professora efetiva de Língua Portuguesa nos níveis médio e fundamental da Rede Estadual de São Paulo, atuando como Coordenadora de Gestão Pedagógica Geral em escola do Programa Ensino Integral. Possui vasta experiência na formação continuada dos profissionais da educação, no ensino superior e publicações de artigos e capítulos de livros acadêmicos. Desde criança, adora se aventurar pelas palavras e expressar sua inquietude. Durante a pandemia fez da escrita sua forma de agir no mundo, intensificando suas produções literárias. Em 2020, compôs o quarteto Manda@Letra, com os escritores Marcos Moreira, Márcia Plana e Valdemir Carmo, publicando Surtos da Quarentena e Pitadas do Cotidiano. Participou de várias antologias e foi vencedora do Prêmio Absurtos de Poesia 2023. Inserindo-se no panorama de artistas da palavra do ABC Paulista, integra o grupo de escritores de Ribeirão Pires, ligado ao Centro Histórico-Literário. E assim, o que vigorou, em um fio de dor, perdurará.

Serviço:

Em Um Fio de Dor
Valéria Aveiro

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-6530-6
Formato 14 x 21 cm
80 páginas
1ª edição - 2023
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home