RAIMUNDO ALVES - AUTOR DO LIVROS "CAMINHOS DA POESIA"

Raimundo Alves é o nome literário de Raimundo Alves Rodrigues
Nasceu em 23 de agosto de 1967, em Mogi das Cruzes, SP. Possui graduação em Letras e especialização em Estudos da Linguagem pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC). Trabalha como docente na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Participa de movimentos culturais e é membro da Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras (AMHAL).

Caminhos da Poesia
É a mais recente criação poética do primoroso escritor Raimundo Alves. Nesta obra, o autor nos revela o seu lado literário mais maduro ao explorar recantos de nossa existência. Dessa forma, em poesias como Despensa dos pássaros, mostra aspectos como as belezas do mundo tropical, com suas cores, cheiros e sabores. Engana-se, no entanto, quem pensa que termina por aí. Há muito mais! Nota-se, por exemplo, traços da alma brasileira em que o autor, incansavelmente, intenciona vislumbrar o futuro ao ponderar detalhadamente sobre o passado histórico que se revela tão impactante e visível em nossos dias atuais. Basta ler poesias como Conquistas, Brasileiros e Abaeté. Discorre, ainda, poeticamente sobre religiosidade, família e amor, entre outros temas.

Auro Malaquias dos Santos - Bibliotecário


ENTREVISTA

Olá Raimunda. É um prazer contar com a sua participação no Portal do Escritor

Do que trata o seu Livro?
O livro Caminhos da Poesia é uma apresentação em forma de homenagem a vários temas que podemos encontrar em um livro de poesia, como a metapoesia, o romantismo, datas comemorativas, cultura, História do Brasil, pensamentos e religiosidades pautadas em ensinos de Jesus.

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Sempre que escrevo, acredito contribuir para que melhoremos como seres humanos. A Literatura é uma das formas para que o mundo possa evoluir positivamente, por isso publiquei Caminhos da Poesia. O livro destina-se a pessoas de todas as idades, basta gostar de poemas.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Possuo graduação em Letras e especialização em Estudos da Linguagem pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC). Fiz Letras porque amo essa área do conhecimento. Trabalho como docente na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Amo meu trabalho e pretendo continuar nele até me aposentar. A escrita é um hobby para mim. Escrevo nas minhas horas vagas. Como quase todas as pessoas que escrevem poemas, comecei a meus primeiros versos ainda na adolescência. No início, fui incentivado por uma professora de Português do curso ginasial (hoje, Ensino Fundamental). Minha inspiração é Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Drummond, Bandeira e Gióia Jr. Em 2022 publiquei o livro Criações poéticas. Tenho planos de publicar a terceira edição de Caminhos da Poesia brevemente. 

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Pouquíssimas pessoas podem se dar ao luxo de viver apenas como escritor em nosso país, mas eu não desisto. Devemos cativar cada leitor: é um trabalho de formiguinha. Ao mesmo tempo, creio que devemos nos aprimorar para que possamos aumentar o número de leitores.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Certa vez, eu li um livro de contos de um autor de Suzano. O livro era da Scortecci e, como gostei do trabalho de impressão, pesquisei a editora na internet.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Meu livro merece ser lido porque, além do carinho na composição de cada poema, injetei, também a possibilidade de fruição e reflexão em sua leitura. Espero que o propósito do livro na nossa melhora como seres pensantes neste mundo possa alcançar cada leitor, em cada momento de sua vida! 

Maria Cristina Andersen

Curta nossa página no Facebook
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home