VARIAÇÕES DO INFINITO / Carla Nobre



Carla Nobre apresenta em seu novo livro "VARIAÇÕES DO INFINITO", segundo o prefaciador Yurgel Caldas, uma série de poemas escritos em forma de sonetos (com algumas exceções como a série “Variações Para Ele Não”, que encerra o livro). A temática da obra é variada, indo desde a descrição de experiências amorosas até a discussão sobre a política contemporânea no Brasil (sem deixar de tomar partido, ainda bem!), passando por temas como o ecossocialismo e o feminismo, tão necessários em tempos de desmonte de um pensamento progressista.

São muitas as variações do infinito que Carla Nobre nos mostra. Tem um misto de força e delicadeza, paz e guerra, um fogo que se espalha e que o amor acalma. A mulher como personagem central é cercada de sua natureza, de seus anseios, das coisas que lhe gritam e escapam da alma, é uma mulher de verdade, sem máscaras e ensaios, segue sendo uma mulher que atravessa tudo para seguir o seu caminho de rio, o seu destino de amor. Da parte que cabe à cidade norte, a fúria das águas, as suas profundezas, só se pode dizer que tudo é bonito, que tudo nos convida a querer ir ao encontro do rio barrento, a arrastar os pés no chão e dançar o marabaixo, florescer outro equinócio, um equinócio de palavras, fenômeno de palavras, para que nenhuma palavra se perca. Quando o livro vai ganhando aquele gosto de pôr do sol, é como se o infinito de Carla e o infinito do universo fossem um só, são infinitos descritos com tudo que a poesia pode oferecer, com todas as suas entradas e saídas, o que significa dizer que são variações que passam a ser infinitas em nós.
Poetas Azuis - Pedro Stkls e Thiago Soeiro

A realização desta obra contou com o apoio do Governo do Estado do Amapá, da SECULT e da Lei Aldir Blanc, através de contemplação em edital da autora Carla Patrícia Ribeiro Nobre, representada por Duas Telas Produções. Os recursos orçamentários e financeiros necessários para o desenvolvimento desta obra são oriundos de repasse da Lei n° 14.017 (Lei Aldir Blanc), por meio da dotação orçamentária do Governo do Estado do Amapá / Secretaria de Estado da Cultura - Apoio a Segmentos Artísticos e Culturais do Estado do Amapá.

Poeta e professora, Carla Nobre é graduada em Letras pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), especialista em Língua Portuguesa (IESAP), mestre pelo PGDAPP/UNIFAP, com o tema “A poesia de Eliakin Rufino e a educação ambiental: diálogos possíveis”, e pelo PPGLET/ UNIFAP, com a análise dos personagens dos contos de Mama Guga, de Fernando Canto. Desenvolve um trabalho voltado para a difusão da literatura produzida na Amazônia. Organiza e participa de saraus literários. No Amapá, foi conselheira de Cultura, coordenadora do Proler, membro do grupo de trabalho que organizou a Política Estadual do Livro e da Leitura e presidente do Comitê Executivo da Feira de Livros do Amapá. Foi uma das selecionadas no Programa Mais Cultura nas Escolas — Projeto Olho d’Água, de formação literária para estudantes. Foi selecionada no edital de Bolsas Literárias do MINC — Projeto Vozes da Amazônia no Amor. Foi vencedora da etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil em 2017 (Áreas de ressaca: águas cheias de vida) e 2018 (O sabor da minha poesia: fanzines e poemas concretos). Lançou as obras Sobre o adeus e o Enceládo de Saturno, O amor é urgente e Exageros e delicadezas. Desde 2015 apresenta o recital O Charme da Poesia gratuitamente. Atua no Coletivo Juremas e prepara seu primeiro romance: Divórcio nas águas barrentas. Recebeu os seguintes prêmios: menção honrosa pelos poemas “Eclipse” e “Um beijo longo” e pela crônica “Eu sou de significados”, e 3º lugar com o conto “Os enterros” e o poema “O homem, os garis e uma casca de laranja”.

Serviço:

Variações do Infinito
Carla Nobre

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-6440-8
Formato 14 x 21 cm
156 páginas
1ª edição - 2023
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home