LEIGOS NOS CAMINHOS DE CHARLES DE FOUCAULD / Benedito Prezia (org.)


Um livro inédito sobre Charles de Foucauld, recentemente canonizado, e que tem uma mensagem para o leigo de hoje e escrita por muitas mãos. Não se trata de nova biografia, nem de um tratado de espiritualidade sobre esse missionário francês que viveu entre os tuaregues, no deserto do Saara, no início do século passado. Procuramos entregar um testamento espiritual, que resgata sua trajetória e, sobretudo, sua mensagem vivida por leigas e leigos, de várias regiões do Brasil e de várias épocas, convencidas e convencidos de que o Deus da encarnação é extraordinariamente ordinário, humano, comum e simples. Nessa coletânea foi incluída também a experiência da Fraternidade Missionária, grupo surgido no Brasil, e que ajuda a completar essa sequência de testemunhos. Por assim dizer é um livro inacabado, pois nele poderão caber outras histórias e, talvez, a sua, leitor amigo, caso se identifique com esse pioneiro.

Não será o irmão Carlos de Jesus um exemplo de fidelidade aprofundada, através de situações tão diversas e até contraditórias? É evidente que seu itinerário misterioso encontra sua coerência e unidade na imitação apaixonada de Jesus Cristo, o único modelo. O irmão Carlos aparece como um dos tipos mais acabados desta íntima fidelidade de
liberdade humana unida à liberdade e à fidelidade a Deus, que o levou mais além de tudo o que ele pôde prever e esperar.
São Paulo VI, 1976

CHARLES DE FOUCAULD, O HOMEM QUE SOUBE CONFIAR:  Charles de Foucauld ou são Charles de Foucauld, o Irmão Universal ou, simplesmente, irmão Carlos, como o chamamos, marcou e marca indelevelmente a vida de milhares de homens e mulheres pelos quadrantes do mundo. Improvável que alguém que tenha tido contato com sua história, sua vida, suas realizações, sua epopeia não se sinta tocado pela coragem, confiança e determinação desse andarilho de Deus, desse despojado e apaixonado amigo do Mestre Jesus. Após sua conversão, embrenhou-se pelo deserto saariano, convivendo com povos nômades, em lugares inóspitos e de pouca presença de europeus e cristãos. Realmente, ele escolheu os últimos! Foi justamente nessa condição, nesse novo modelo de vida e de evangelização, que sucumbiu morto, na noite de 1º de dezembro de 1916, após ser atingido por um tiro, dado por um imaturo jovem que fazia a guarda, próximo a seu eremitério, e se assustou com a chegada de outras pessoas. Hoje, nestes momentos incertos, pudemos acompanhar com alegria sua canonização. Esta coletânea, com textos de seus seguidores, quer ser um vivo testemunho e memória desse momento, para mostrar que ele tem algo a dizer para nossos dias.
Renato José Bicudo - Fraternidade Leiga, São Paulo

Benedito Antônio Genofre Prezia, além da formação básica em Filosofia, feita no Studium Teológico dos Irmãozinhos de Jesus, em Annemasse (França), possui mestrado em Linguística Geral, pela USP, São Paulo, e doutorado em Ciências Sociais, pela PUC-SP. Teve larga experiência no trabalho junto aos povos indígenas, a partir de seu vínculo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), com sede em Brasília, tendo sido secretário adjunto de 1983 a 1987. Atuou junto aos indígenas de São Paulo e participou, por 34 anos, dos cursos de Formação Básica do Cimi, assumindo de 1992 a 2018 a unidade História da Resistência Indígena no Brasil. É autor do livro Caminhando na luta e na esperança — Retrospectiva dos últimos 60 anos da Pastoral Indigenista e dos 30 anos do Cimi (Loyola, 2003) e de vários paradidáticos sobre a questão indígena, destacando-se Esta terra tinha dono (FTD, 1989, 6ª ed.), Terra à vista, descobrimento ou invasão (Moderna, 1991, 3ª ed., 7ª reimpr.) e História da resistência indígena, 500 anos de luta (Expressão Popular, 2017, 3ª reimpr.). Participa da Fraternidade Leiga desde o início de 1970, chegando a ser o secretário-geral entre 1976 e 1982. Escreveu vários artigos sobre Charles de Foucauld e a Fraternidade, sendo a maior parte publicada no Boletim da Fraternidade Leiga, do qual é seu atual editor.

Serviço:

Leigos nos Caminhos de Charles de Foucauld
Benedito Prezia (org.)

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-6422-4
Formato 14 x 21 cm
236 páginas
1ª edição - 2023
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home