FAMÍLIA GRASSMANN-PEREIRA BARRETTO / Helena Grassmann Priedols / Carlos Roberto Barretto

Este livro trata das famílias Grassmann e Pereira Barretto no ramo formado em São Simão (SP) pelo enlace entre Clovis Cesar Pereira Barretto e Maria Magdalena Grassmann (Vó Dica), constando dados sobre as seis gerações que o formam: 8 filhos, 45 netos, 72 bisnetos, 49 trinetos e 2 tetranetos. Contém, ainda, informações sobre os ancestrais do casal, incluindo a família Oliveira Brito, origem de Maria Magdalena. Além dos dados dos ascendentes e descendentes, constam informações sobre alguns membros das três famílias e notas sobre Luiz Pereira Barretto e Marcelo Grassmann, dois expoentes brasileiros, respectivamente, na ciência e nas artes.

HELENA GRASSMANN PRIEDOLS, sexta filha de Clovis Cesar Pereira Barretto e Maria Magdalena Grassmann Barretto (Vó Dica), nasceu em Guaimbê (SP) a 26 de julho de 1934, recebendo no batismo o nome de Helena Grassmann Barretto. Casou-se a 25 de dezembro de 1955 com Carlos Augusto Priedols, adotando o apelido deste. Professora, advogada, foi funcionária do extinto Segundo Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo, onde fez carreira e aposentou-se no cargo de diretora de divisão judiciária. Mãe de quatro filhos, que criou sem prejuízo de suas atividades laborais, acolheu em sua casa sobrinhos e sobrinhas, aperfeiçoando-lhes a educação e incentivando-os nos estudos, tornando-se, assim, referência familiar em torno de quem se reuniram as seis gerações retratadas nesta obra, inclusive com plena convivência no sítio Recanto dos Pinheiros, que formou ao lado do marido na cidade de Jarinu (SP).

CARLOS ROBERTO BARRETTO, da terceira geração da Família Grassmann-Pereira Barretto, segundo filho de Ubirajara Barretto e Rita de Oliveira Barretto, nasceu em Júlio Mesquita (SP) a 7 de setembro de 1946. Na juventude transferiu-se para a Capital do Estado de São Paulo tendo residido com os tios Helena Grassmann Priedols e Carlos Augusto Priedols quando concluiu seus estudos, formando-se em Direito. Foi auditor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, delegado de polícia e promotor de justiça no mesmo Estado, tendo se aposentado no cargo de procurador de justiça. É autor de obras jurídicas e após a aposentadoria exerceu vários cargos na Administração Pública no âmbito do Estado e da Capital paulista. Tem como hobby a fotografia de natureza, com foco em aves, do que resultou a publicação do livro Aves do Brasil, em  2019.

Serviço:

Família Grassmann-Pereira Barretto
(Notas Genealógicas)
Helena Grassmann Priedols
Carlos Roberto Barretto

Scortecci Editora
História
ISBN 978-65-5529-693-8
Formato 14 x 21 cm 
232 páginas
1ª edição - 2022
Preço: R$ 60,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home