BRASILEIRO, QUEM SOIS VÓS? / Rosiléia Roberto

Por que as três raças bases humanas (negra, amarela e branca) estariam reunidas em proporções quase geométricas em território que veria a ser o Novo Mundo? Estaria a Natureza em um novo roteiro antropológico?

A autora traz em Brasileiros, quem sois vós? um endosso científico do que já atestava Freyre, baseando-se no projeto Genoma, que se constituiu numa ação internacional com o objetivo de identificar e fazer o mapeamento dos genes existentes no DNA das células do corpo humano. O projeto, iniciado oficialmente em 1990 e cujos resultados foram apresentados em abril de 2003, teve a coordenação inicial dos trabalhos a cargo do geneticista norte-americano James Watson. No Brasil, teve como uma das lideranças o médico doutor em genética humana Sérgio Danilo Pena, que foi também presidente do Programa Latino-Americano do Genoma.

Gênesis 21 13... “Mas também do filho desta escrava farei uma nação, porquanto, é tua descendência”...

“Nas veias dos brasileiros corre o sangue de todos os povos do mundo.”

Rosiléia Maria Roberto nasceu em São João da Boa Vista (SP), mesma cidade natal de Guiomar Novaes, a pequena pianista que foi a Paris alegrar, com seu encanto, os dias tristes de exílio da princesa Isabel. É filha de Claudio Roberto e de Ivani Sabino Roberto. Mora atualmente na cidade, também paulista, de Mogi Mirim. É autora dos livros infantis: A lenda do rio Mojiguaçu e Um querubim caiu do céu, publicados pela Scortecci Editora. Seguidora e admiradora das obras de Gilberto Freyre e consequentemente da sua maior obra, Casagrande e senzala, depois de quase 90 anos de sua publicação, a autora traz em Brasileiros, quem sois vós? um endosso científico do que já atestava Freyre, baseando-se no projeto Genoma, que se constituiu numa ação internacional com o objetivo de identificar e fazer o mapeamento dos genes existentes no DNA das células do corpo humano. O projeto, iniciado oficialmente em 1990 e cujos resultados foram apresentados em abril de 2003, teve a coordenação inicial dos trabalhos a cargo do geneticista norte-americano James Watson. No Brasil, teve como uma das lideranças o médico doutor em genética humana Sérgio Danilo Pena, que foi também presidente do Programa Latino-Americano do Genoma. O Prof. Sérgio Danilo Pena revelou em uma entrevista publicada originalmente no jornal Folha de S. Paulo: “A população do país é, ao mesmo tempo, ameríndia, europeia e africana”. Quase 50% do DNA brasileiro dizem que as mães são geneticamente índias e negras e a paternidade tem 50% de linhagem europeia. Brasileiros, quem sois vós? demonstra, em cada capítulo, a história e a característica genética e evolutiva desses três grupos étnicos que formaram o Brasil. “A humanidade apareceu na África, então todo ser humano é descendente de um africano. Debaixo da pele nós somos todos africanos. A humanidade teve origem há mais ou menos 200 mil anos e só saiu da África há uns 70 mil anos. Ou seja, passou dois terços da vida na África. Originalmente, toda a humanidade tinha pele escura”, revelou Pena à revista gaúcha GZH. A humanidade é negra e todos os grupos étnicos são mutações dela. O livro relata de forma clara e concisa como a Lei da Evolução atua de forma misericordiosa na trajetória humana diante dos desafios impostos pelo planeta Terra. “Pensamento reconfortante é que, certamente, a humanidade do futuro não acreditará em raças mais do que acreditamos hoje em bruxaria. E o racismo será relatado no futuro como mais uma abominação histórica passageira, assim como percebemos hoje o disparate que foi a perseguição às bruxas”, desabafa Pena. Brasileiros, quem sois vós? trata do misticismo, muito dominante dentro da cultura brasileira, sem abandonar, contudo, a ciência. Fala sobre a formação do Brasil sob o olhar daqueles que buscavam pelo grande Eldorado. “Para mim, arte e ciência são maneiras complementares da humanidade tentar obter respostas para as suas questões mais básicas: de onde viemos, quem somos e o que estamos fazendo aqui”, diz Pena.

Serviço:

Brasileiros, Quem Sois Vós?
Rosiléia Roberto

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-6173-5
Formato 14 x 21 cm 
324 páginas
1ª edição - 2021
Preço: R$ 45,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home