ATÉ CANSAR O CANSAÇO / Fábio Oliveira

Um escritor em constante renovação, antenado a seu tempo e em busca de flores no asfalto. Esse é Fábio Oliveira, que mergulha, através da literatura, na realidade e na alma humana. Nesse livro, sua tentativa de emocionar e provocar reflexões revela-se em poemas de formas variadas e linguagem única. É um universo de sentimentos, criações e atitudes, um chamado para a vida em toda a sua plenitude. É uma obra para ser lida... agora e sempre.

Em Até cansar o cansaço, de Fábio Oliveira, há um verso que remete a caminhos criados por “Feixes de borboletas no horizonte”. Essa imagem nos remete à palavra, sua acepção e uso nesse livro de poemas. A palavra, esse lepidóptero linguístico, possui quatro estágios: nasce ovo, transmuta-se em larva, converte-se em pupa e metamorfoseia-se em imago. Assim, o poeta aperfeiçoa as palavras, criando metáforas distintas ao leitor. É certo que, aqui, a palavra-sentimento coexiste com a palavra-indignação; a palavra-desejo lida com a palavra-dor, que cede espaço, em vários instantes, à palavra-denúncia e todas elas se irmanam à palavra-amor. Diferente, no entanto, do reino animal, nesse reino poético-vocabular de Fábio Oliveira, os quatro estágios convivem sem ideia de gradação, hierarquia. O que se vê é uma escrita feita para sorrir, chorar, sentir, cansar, renovar-se, insurgir-se... Se a linguagem é o maior traço de humanidade que temos, a palavra, em Até cansar o cansaço, aproxima-nos dessas humanidades que nos rodeiam, algumas mesquinhas, atrozes, outras generosas, fecundas. Essas são as palavras-borboletas que encontramos no livro, elas voam para dentro de nós, de vários aromas, cores, tamanhos e sabores, mas sempre livres, como borboletas... BORBOLETRAS!
Prof. Dr. João Evangelista do Nascimento Neto - UNEB - DCH V

Fábio Oliveira nasceu em Estância (SE) e vive na Bahia desde os seus sete dias de vida. Atualmente mora em Salvador. É professor adjunto de Língua Portuguesa da UNEB e doutor em Linguística pela UNICAMP. É autor de Segredos, verdades
e mentiras (Scortecci, 2013) e Caminhos (Madrepérola, 2016).

Serviço:

Até Cansar o Cansaço
Fábio Oliveira

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-65-5529-104-9
Formato 14 x 21 cm
76 páginas
1ª edição - 2020
Preço: R$ 35,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home