GENIVAL E. DE SOUZA - AUTOR DO LIVRO "MERCADO IMOBILIÁRIO"

Genival E. de Souza, nome literário de Genival Evangelista de Souza.
É Doutorando (USCS), Mestre (USCS) e Bacharel em Administração (UNG), Pós-Graduado em Engenharia de Software(USJT), MBA em Marketing e Vendas(FMU), professor de disciplinas de planejamento estratégico, empreendedorismo, marketing e metodologia científica. Atuou como professor e coordenador do Curso de Administração da FMU de jan/2005 até out/2017. Foi professor da Fatec (Centro Paula Souza) no Curso de Gestão Comercial (Presencial e EAD) de jan/2014 até dez/2015. Administrador e representante do CRA-SP (Conselho Regional de Administração de São Paulo), diretor fundador da empresa de Consultoria Soft-Imóveis Informática desde 1993. Tem 3 livros publicados: Mercado Imobiliário - Fatores que influenciam decisão de compra de imóveis, Empreendedorismo: Uma Perspectiva Multidisciplinar e Manual do Trabalho Acadêmico-Científico: Planejar, elaborar e apresentar.

Mercado Imobiliário
Fatores que influenciam decisão de imóveis

Tradicionalmente é mais fácil desenvolver estratégias para influenciar os consumidores depois que entendemos por que as pessoas compram certos produtos ou marcas. Consumidores apenas vão querer pagar por produtos e serviços que satisfaçam as suas necessidades, isso não ocorre se a empresa não entender completamente como os compradores consomem ou usam um produto em particular. São Paulo tem uma posição geográfica de destaque, bastante privilegiada, a cidade destaca-se por ser um grande local de oportunidades para o crescimento do mercado de habitação. Neste livro destacamos a importância de ideias serem debatidas com vários profissionais do mercado imobiliário, como empresas intermediadoras, construtoras, imobiliárias, corretores de imóveis autônomos, engenheiros civis e arquitetos, para uma melhor reflexão e sucesso do negócio. Como o objetivo deste trabalho visa aumentar o conhecimento sobre o processo de decisão de compra, o estudo relaciona vários fatores e atributos que influenciam a decisão de compra de imóveis residenciais, do tipo apartamento na Cidade de São Paulo através de pesquisa exploratória. O trabalho apresenta estudos sobre a preocupação com o verde e o meio ambiente, normas e questões socioambientais. Empreendimentos sustentáveis que possibilitem mecanismos de reúso de água, novos produtos para economizar energia, torneiras e descargas automáticas para economia de água devem ser preocupação do empresário da construção do futuro, uma exigência do mercado. As pessoas já se preocupam com questões relacionadas ao respeito à ecologia e qualidade de vida. Reduzir madeiras na construção civil e, no caso de utilização, priorizar o uso de madeira ecológica, de reflorestamento; reaproveitamento de materiais diversos como entulho; redução de energia; ferros; coleta seletiva de lixo nos edifícios, pilhas, baterias e outros materiais extremamente danosos ao meio ambiente. Decorre disto o fato de que cada empreendimento apresenta características únicas quanto à localização, as quais configuram sua acessibilidade, infraestrutura e vizinhança. É através destas características que o consumidor de apartamentos residenciais vai fazer distinção em sua decisão de compra. É um livro recomendado tanto para profissionais do mercado imobiliário, quanto para qualquer consumidor que pretende comprar ou participar de algum tipo de decisão de compra de imóvel. O livro também pode ser considerado uma importante fonte de pesquisa para estudiosos e pesquisadores interessados em estudos voltados para o mercado imobiliário habitacional e comportamento do consumidor.

ENTREVISTA

Olá Genival. É um prazer contar com a sua participação no Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Tudo que o consumidor compra e usa é sempre fruto de um processo decisório. Este processo passa por vários estágios ou momentos que revelam o comportamento dos consumidores quando buscam atender suas necessidades. Neste sentido o livro apresenta estudos como pessoas tomam decisões para a escolha de um imóvel, seja pela venda, locação, compra ou investimento.
A ideia surgiu a partir de minha dissertação de mestrado, é um livro recomendado tanto para profissionais do mercado imobiliário como para qualquer consumidor que pretende comprar ou vai participar de algum tipo de decisão de compra de imóvel. O livro também pode ser considerado uma importante fonte de pesquisa para estudiosos e pesquisadores interessados em estudos voltados para o mercado imobiliário habitacional e comportamento do consumidor.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Sou Mestre e Bacharel em Administração, Pós-Graduado em Engenharia de Software, tenho MBA em Marketing e Vendas, professor em disciplinas de Planejamento Estratégico, Empreendedorismo, Marketing e Metodologia Científica, Administrador e Representante do CRA-SP (Conselho Regional de Administração de São Paulo) com experiência em treinamento de pessoas há mais de 27 anos, sócio fundador da empresa de software Soft-Imóveis Informática desde 1993.
Foi o primeiro livro, que tive o privilégio de lançar na Bienal do Livro em São Paulo em 2012 junto com a Scortecci
Depois dele, mais 2 livros publicados: MANUAL DO TRABALHO ACADÊMICO CIENTÍFICO e outro de Empreendedorismo, e já estou escrevendo outras produções.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Tudo começa com educação, precisamos de políticas públicas que incentivem as pessoas a escreverem e adquirir mais livros, a isenção de impostos seria uma estratégia valorização da educação e dos professores.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Fiz um curso de sábado sobre como escrever e se tornar um autor na Editora Scortecci, foi o que me impulsionou a realizar este sonho.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Neste livro destaquei a importância das ideias discutidas e fundamentadas de profissionais do mercado imobiliário como construtoras, imobiliárias, empresas intermediárias, corretores de imóveis e consumidores. Há estudos apresentados relacionados com questões de normas socioambientais, com isso permitindo que o consumidor de que deseja decidir-se pela compra, venda, locação ou investimento, possa considerar outros atributos e características para sua decisão.

Maria Cristina Andersen
Blog do Escritor

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