A ESTRADA ESCURA DO SOL / João Paulo Insuela Marques

Ainda que ligeiro este tempo: menos que uma mísera década. Mesmo que eu não tenha vivido o bastante, amado o bastante, sofrido o bastante, lutado o bastante para escrever afeito e afoito este livro que, para o bem das verdades, é o livro de muitos e um segundo da vida... Mesmo assim, brincando de ser imortal, a contemplar o mundo e as sombras como um vampiro... Enfiado dentro de casa com as cucarachas. Embora não faça mais que meia década desde a formatura, sinto-me como se tivesse vivido vinte vidas, como se entre o começo e o fim desse tempo houvesse desbravado uma era. Parece que vivi mil anos com tudo o que aspirei passado o momento cabal do bendito diploma que, aliás, para um país como o nosso é a quintessência da virilidade...

Depois... Muito tempo depois que me senti sem chão, qual uma planta arrancada pelas raízes, flutuando, moribundo, em vão, com o ainda fresco diploma, esnobando, miseravelmente, o requinte de ser bacharel num país recalcado e subdesenvolvido, uma furiosa força me fez fazer das tripas coração, a escrever, devoto, este livro, cheio das minhas chagas. Um ensaio poético? Filosófico? Extravagante? Trágico? Misto de memória e fantasia? Sem dúvida! Mas mais do que isso: espelho de mim, uma autobiografia, aventurada como quem monta num corcel valente, derramando prantos em noite de lua cheia, a galopar por sobre as brasas mortais de um mundo em chamas: a estrada escura do sol, ou simplesmente: a estrada da vida.

João Paulo Insuela Marques nasceu em 20 de fevereiro de 1986. Em 2014 publicou o seu primeiro livro, Enigma do Mundo, pela Scortecci Editora. Atualmente reside na cidade de Santo André (SP), onde trabalha numa série de livros, em que mistura poesia, teatro, filosofia e histórias pessoais, intitulada A Estrada Escura do Sol.

Serviço:

A Estrada Escura do Sol
A Hora do Pássaro Vermelho
João Paulo Insuela Marques
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-65-5529-047-9
Formato 14 x 21 cm
140 páginas
1ª edição - 2020
Preço: R$ 40,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home