VAMOS FALAR DE COMÉRCIO EXTERIOR? / Gustavo Henrique Maia de Almeida


Esta obra retrata alguns temas para quem atua em comércio exterior, escolhidos especialmente conforme o grau de prejuízo, seja contratual, financeiro ou operacional, que podem acarretar. Certamente são assuntos com os quais as empresas que atuam em comércio exterior prefeririam não ter que lidar, como o perdimento de mercadorias, o temido canal cinza, a interposição fraudulenta, a sobre-estadia de contêineres ou demurrage, os crimes no comércio exterior, entre outros temas. Dessa forma, este livro apresenta – além da análise das matérias e suas legislações – alternativas de defesa, caso a empresa tenha incorrido em alguma situação, ou mesmo de planejamento, para se evitar, justamente, a ocorrência dessas situações. A análise de casos concretos propicia o entendimento prático dos argumentos apresentados em cada estudo do tema. Por outro lado, outros temas selecionados para fazer parte da obra, como o Acordo de Facilitação do Comércio e o Portal Único de Comércio Exterior, foram escolhidos pensando-se em suas capacidades de alteração do comércio exterior brasileiro e mundial ao longo dos anos. Além de tudo isso, esta obra pretende apontar a necessidade de constante análise e, principalmente, de alteração de diversos pontos da legislação aduaneira nacional. Trata-se de um convite à discussão.

Gustavo Henrique Maia de Almeida
Advogado e administrador de empresas, com experiência em comércio internacional em escritórios de advocacia e empresas. MBA em Gestão de Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Fundação Getulio Vargas (FGV); especialização em Tributação Internacional pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Experiência acadêmica como instrutor na unidade de negócios Tax & Accounting da Thomson Reuters no Brasil (Fiscosoft) e como professor do Canal Aduaneiro.

Serviço:

Vamos Falar de Comércio Exterior?
Perdimento, abandono, canal cinza, interposição fraudulenta, restituição do importo de importação, reclassificação de mercadoria, crimes no comércio exterior, demurrage, valoração aduaneira, Acordo de Facilitação do Comércio, Portal Único de Comércio Exterior e outros temas. Análise de decisões de casos concretos. 
Gustavo Henrique Maia de Almeida 
Scortecci Editora 
Comércio Internacional 
ISBN 978-85-366-5992-3
Formato 16 x 23 cm
328  páginas
1ª edição - 2019 
Preço: R$ 80,00
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home