SEBASTIÃO JACINTO DOS SANTOS - AUTOR DO LIVRO "A FLOR DA MONTANHA"

Sebastião Jacinto dos Santos é professor de Ensino Fundamental I na EMEF do CEU Vila Rubi da Secretaria de Educação do Município de São Paulo e professor efetivo de filosofia no Ensino Médio na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Santo Amaro e Especialista em Educação Infantil.

A Flor da Montanha
A história narra a trajetória do João para conhecer os entornos de sua cidade. O mesmo descobre que, na montanha ao lado, existe uma flor que se transforma em uma linda princesa.

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ENTREVISTA

Olá Sebastião. É um prazer contar com a sua participação no Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro A flor da montanha trata-se de literatura infantil para crianças de 1ª à 4ª série. Tem como finalidade demonstrar para as crianças que a natureza precisa ser cuidada com atenção carinho e amor e que só as crianças são capazes de entender mais que os adultos esta proposta de cuidar da natureza. A ideia deste livro surgiu na sala de aula, ao contar histórias infantis para crianças de 3ª série. Na ausência de um livro resolvi criar no momento uma história para as crianças. Ao finalizar a história, aluna Thalyta levantou da cadeira e se dirigiu a lousa e falou: _ Professor agora eu vou ilustrar a história e começou rabiscar os traços das personagens. Foi surgindo a princesa, o João, as flores, a montanha e o sol. Naquele momento, como autor da história fiquei extremamente vislumbrado com a criatividade da aluna. Estava assim criada a proposta do livro. Sugerir para família da aluna a possibilidade de publicarmos o livro. Todos de prontidão aceitaram. Foi uma grande alegria!.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Estamos com alguns projetos encaminhados. Um livro de história infantil com o título O aluno cadeirante Luiz vai à escola em outra editora sendo confeccionado. Houve alguns transtornos, pois esta obra está desde o mês de agosto de 2018 na editora e não recebi sequer um prazo de quando esse livro estará pronto. Mantemos a produção outro livro também enquanto projeto já idealizado com o título A Rainha do lixo. Temos vários outros projetos de literatura infantil em andamento, mas confesso que a última editora me deixou meio apreensivo pela demora, pois quando aprontamos uma obra queremos de imediato que ela esteja pronta para ser mostrada para o público. Atualmente atuamos com professor de educação infantil na Secretaria de Educação do município de São Paulo e realizando doutorado e Educação, Arte História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie a qual quero neste momento agradecer por proporcionar melhor formação na área de educação interdisciplinar com bolça de pesquisa.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Na verdade, atualmente no Brasil existem muitos trabalhos de Literatura Infantil. Esta área atualmente nos interessa. Avaliamos vários trabalhos e percebemos que há muitos escritores e têm surgido muitas ideias, porém acreditamos que essas ideias têm sido pouco exploradas. Atualmente, trabalhando com o círculo interdisciplinar com alunos de 4ª série temos tido junto com os alunos fácil acesso a trabalhos literários e muito nos tem animado no sentido de que as crianças se interessam por escutar, ter acesso aos livros, manuseá-los e ao mesmo tempo lê as pequenas histórias. Nosso papel como educador é fazer com que as crianças criem um sentimento de afetividade pela leitura e ao mesmo tempo desenvolva o gosto pelo estímulo da aprendizagem e pela formação do seu intelecto. Acreditamos que a Literatura Infantil em muito poderá contribuir para a formação das crianças leitoras, principalmente se for trabalhado dentro de uma abordagem interdisciplinar que leve as crianças a perceber com as interpretações da leitura o mundo em que elas habitam. Nesse sentido, elas vão descobrindo que o mundo não é feito só de magia, de fantasia, de encantamento, de princesas e príncipes, sapos encantados, entre tantos outros personagens que está no Imaginário literário. Elas vão tendo condições como diz o pedagogo Paulo Freire de ver, perceber e dizer o mundo a partir do acesso à leitura.
No Brasil se faz necessário e urgente aprofundarmos a lógica da criação de uma cultura literária que atinja não só as crianças, mas adolescentes, jovens, adultos e idosos. Porque ler não tem idade e é uma especificidade humana. Como leitores não podemos nos furtar a esse direito. Dessa forma, estaremos mais próximo da uma sociedade imaginária cujo discurso tem a ver com a nossa formação enquanto sujeito histórico e desenvolvedor de cultura.
O escritor não pode desanimar e nem parar de sonhar. Ao desenvolver a sua imaginação, com uma leitura mesmo limitada, a criança percebe que é essencial é necessária. Os leitores que assumem essa função de ler com prazer ao descobrir uma boa história, com certeza vai querer se aproximar, tomá-la nas mãos e lê-la. Com isso, o escritório refaz as esperanças e continua sua jornada de criador de novos mundos imaginário, com sabor de infância.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Já publicamos um outro livro na editora Scortecci e ficamos sabendo de sua existência pela internet ao pesquisar uma editora que pudesse publicar nosso trabalho. A experiência foi acessível e bastante prática. Voltaremos com certeza em outro momento para realizar novas publicações nessa editora, pois os profissionais são bastante atenciosos e realizam um trabalho de qualidade.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
A Flor da Montanha merece ser lido por que faz o contraponto entre os dois mundos: o da fantasia e o da realidade. Um mundo representado na princesa com sua magia e outro mundo representado na pessoa do menino João. Traz de forma prática a pequena história que transmite as crianças a iluminação do desejo de preservar e cuidar da natureza. Por isso, a leitura desta obra pode trazer para o professor algumas formas práticas de trabalhar as questões de ciência e do meio ambiente, de uma forma interdisciplinar conciliada pela Literatura Infantil.

Maria Cristina Andersen
Blog do Escritor

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