UM CLARÃO DENTRO DA NOITE / J. L. Rocha do Nascimento


Cruel por natureza, o conto moderno nem sempre vai direto ao ponto, mas geralmente põe o dedo na ferida. Isso supõe talvez um desafio adicional para o leitor, que, além de ser levado texto adentro para conviver com personagens rotas, cenários anti-idílicos, quando há, e subjetividades dilaceradas, defronta-se com uma linguagem no mínimo inquietante, em tudo compatível com o que o autor quer (ou ameaça) narrar. Aparentemente, isso pode aumentar o desespero, mas uma coisa é certa: o leitor não sairá incólume das narrativas. É possível que estas lhe causem o estranhamento necessário nestes tempos toscos, para ajudar a entender para que serve a realidade, que a arte imita de forma reinventada e, no caso de Um clarão dentro da noite, de J. L. Rocha do Nascimento, também saborosa, apesar de crudelíssima, em boa parte dos contos.

O autor que não tem receios de penetrar em territórios difíceis, até porque sem estes não há literatura. Na maioria de seus contos, o autor mergulha nos desvãos da cidade, para criar personagens psicologicamente bem construídas, apesar do caos onde estão mergulhadas e, podemos dizer, da loucura. O absurdo, por exemplo, de alguns contos é, a um só tempo, chave de leitura e instaurador de outra realidade, que, em parte, tem existência autônoma como linguagem, mas se alimenta da realidade mesma, que, de tão insuportável, é matéria prima para a criação e para o espanto do escritor diante das coisas do mundo. A propósito de linguagem, o tratamento conferido pelo autor torna os contos modernos. Intertextualidade, fragmentação, justaposição e cortes semelhantes aos usados na linguagem cinematográfica são recursos conscientemente manejados por J. L. Rocha do Nascimento para construir este livro instigante, que pede a cumplicidade do leitor para partilhar da busca de sentido humano, que de resto parece ser tarefa de toda literatura.

Piauiense de Oeiras, nascido em 16 de maio de 1959, J(oão) L(uiz) Rocha do Nascimento é contista e poeta, além de juiz do Trabalho e professor universitário. Membro do grupo Confraria Tarântula de Contistas, com o qual assina Os vencidos e Dei pra mal dizer e mantém a página confrariatarantula.blogspot.com, integra também o grupo virtual Juízespoet@s, com o qual publicou Prosa & Verso, Pássaro Liberto e Tecendo a magia. Fora da área do Direito, Um clarão dentro da noite é seu primeiro livro individual. 

Serviço:

Um Clarão Dentro da Noite 
J. L. Rocha do Nascimento
Scortecci Editora 
Ficção
ISBN 978-85-366-5825-4
Formato 14 x 21 cm
132 páginas
1ª edição - 2019
Preço: R$ 30,00
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home