AQUI ESTÃO OS TIGRES / Pablo Gonzalez

Aqui estão os tigres é um envolvente romance psicológico que retrata o mal-estar contemporâneo com uma linguagem audaciosa e desengajada.

Sonhos, memórias da infância, reflexões sobre arte, fantasias, desabafos, histórias inventadas em horas de insônia. Esses são alguns dos veículos que transportarão o leitor para a mente de Valentino, um desenhista frustrado e inseguro que sofre para conciliar o mundo real com as suas paisagens interiores.

Na introdução, o protagonista é apresentado por um misterioso fantasma, uma espécie de co-narrador que reaparece ao longo de todo o livro, nas situações mais inusitadas.

Nos primeiros capítulos, Valentino revive o seu difícil caso de amor com Celine, uma jovem que o leitor vai conhecer de perto (tão de perto que entrará em sua consciência); lembra-se dos dias que passou com Adelfo, um usuário de drogas de família rica; inventa uma história de terror; vangloria-se do tempo que aguentou em um touro mecânico; revela técnicas para estimular sonhos lúcidos; descreve o pavor que sentiu diante de um filme, quando era criança. Todos esses episódios vão parar em sua prancheta de desenho, assim como o pesadelo da realidade: há dois anos, ele bateu o carro dirigindo alcoolizado e, agora, enfrenta problemas judiciais.

Esse subjetivismo está a serviço dos propósitos estéticos do autor, que, omitindo descrições e abusando de metáforas, cria atmosferas lúdicas, vertiginosas, oníricas. O tom é ora de confidência, ora de farsa, sempre com o predomínio do pathos em detrimento do logos e do ethos. O estilo tem nuances expressionistas, como distorções e exageros, que recebem, porém, um tratamento simbólico pós-moderno, semiótico.

No último capítulo, Valentino se depara com forças antagônicas e conflitantes, que o levarão, de maneira surpreendente, ao ?único lugar possível? do final.

Pablo Gonzalez nasceu em São José dos Campos, no estado de São Paulo. Tem formação em Cinema, Filosofia e Economia.

Serviço:

Aqui Estão os Tigres
Pablo Gonzalez

Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-85-366-1873-9
Formato 12 X 18 cm 
168 páginas
1ª edição - 2010

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home