POR UM SOPRO DE LIBERDADE / Haydê Costa Vieira / Wagner Corsino Enedino

Uma tentativa de liberdade

Esta obra visa contribuir com o quadro teórico da literatura dramática por descortinar alguns fatores do contexto histórico e literário da obra dramática Liberdade, Liberdade, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel. O espírito de resistência e a denúncia das condições vigentes no Brasil no período ditatorial (1964-1985) fizeram surgir o primeiro espetáculo brasileiro conhecido como teatro de resistência: a peça Liberdade, Liberdade, encenada e publicada em 1965. Essa produção retrata o inconformismo dos artistas envolvidos na peça (Millôr Fernandes, Flávio Rangel, Paulo Autran, Oduvaldo Vianna Filho, Nara Leão e Tereza Rachel) perante o regime de exceção existente no país.

Haydê Costa Vieira – É professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Atua como professora multiplicadora no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE)/ Gestão de Tecnologia Educacional (GETEC), da Coordenadoria Regional de Educação de Três Lagoas (CRE-12). É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras (área de concentração em Estudos Literários), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no campus de Três Lagoas, e pesquisadora em Teatro e Dramaturgia, Romance Histórico, Literatura e História, Literatura Comparada e Tecnologias na Educação.

Wagner Corsino Enedino – É professor-associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui pesquisas centradas no gênero dramático e projetos de extensão na área teatral. Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras, nível de mestrado e doutorado, no campus de Três Lagoas. Também atua como professor colaborador no Mestrado em Estudos de Linguagens, em Campo Grande, na mesma instituição. É líder do Grupo de Pesquisa Ícaro e membro do GT Dramaturgia e Teatro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll).

Serviços:

Por Um Sopro de Liberdade
Teatro e Resistência no Palco Brasileiro
Haydê Costa Vieira
Wagner Corsino Enedino
Scortecci Editora
Teatro
ISBN 978-85-366-5736-3
Formato 14 x 21 cm
188 páginas
1ª edição - 2018
Preço: R$ 38,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home