Marisa Golin da Cunha e Flávia Angelini

Marisa Golin da Cunha, Mestre em Engenharia pela UFRGS, Concentração em Gestão de Serviços. Economista pela UFRGS. Advogada pela UNIRITTER. Consultora de gestão em Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos de empresas. Coach Executivo e de Negócios para Alta Performance em Escritórios de Advocacia.

Flávia Angelini, Especialista em Gestão de Processos Operacionais, Gestão Financeira para Escritórios de Advocacia, Parametrização e Implantação de Softwares de Gestão e Controle Processual, Implantação de Indicadores, Estruturação de Controladorias Jurídicas em Escritórios de Advocacia e Departamento Jurídico. Graduação em Direito e Administração. Especialista em Administração Legal. Sócia da Resultato – Gestão em Escritórios de Advocacia.

Mauriti Maranhão, Mestre em Engenharia Mecânica pela EFEI. Engenheiro Mecânico e Industrial pelo IME e Estatístico pela ENCE/ IBGE. Autor do livro: Governança Organizacional: Uma Metodologia Universal – NBR ISO 9001:2015 (10ª edição), e coautor dos livros: O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos de Trabalho; Os Indicadores Nossos de Cada Dia; A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro; Poder Judiciário: Novos Olhares sobre Gestão e Jurisdição e Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias. Professor (graduação e pós-graduação) da FGV, UFF, UNIFA, CTA, IME, UNESP, CEFET e outras. Consultor de organizações públicas e privadas.
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Maria Elisa Bastos Macieira, Mestre em Administração pela EBAPE/ FGV. Administradora pela EBAPE/FGV. Coautora dos livros: O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos de Trabalho; Os Indicadores Nossos de Cada Dia; A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro e Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias. Autora do Curso “Gestão do Poder Judiciário” da FGV Online. Professora da FGV Direito-Rio, da FGV IDE/In Company e da UFF. Consultora de organizações públicas e privadas.

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Sistema integrado de gestão para escritórios de advocacia
O Escritórios de Advocacia, em face da atual dinâmica do mercado, necessitam alcançar níveis de gestão compatíveis com as novas necessidades dos clientes. Dessa forma, a adoção de práticas de racionalização de fluxos de trabalho, de tecnologia da informação e de ampliação do foco nos clientes deve ser uma busca contínua. O Livro tem como objetivo apresentar as principais âncoras de um modelo de gestão que permitirá a aplicação de boas práticas de gestão no dia a dia dos Escritórios, especialmente a adoção da unidade de Controladoria Jurídica. Essa unidade possibilitará que os Advogados sejam liberados dos trabalhos administrativo-jurídico-operacionais e se dediquem à atividade jurídica e à tomada de decisão.
O Livro propõe uma metodologia de gestão, baseada nos princípios da Norma NBR ISO 9001:2015, onde são apresentados os seguintes elementos, com as respectivas orientações para a implementação: Gestão Estratégica, Estrutura Organizacional, Clientes e Requisitos, Comunicação, Tecnologia da Informação, Processos de Trabalho, Documentação, Indicadores, Gestão de Pessoas e Análise Crítica da Gestão.

ENTREVISTA

Olá Marisa e Flavia. É um prazer contar com as suas participações no Portal do Escritor.

Do que trata o Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
A ideia inicial foi sugerida por mim e Flávia que há anos implementamos unidades de Controladoria Jurídica em escritórios de advocacia e em departamentos jurídicos de empresas, bem como realizamos treinamentos e ministramos cursos sobre esse assunto. Para que esse modelo fosse ampliado para os clientes e alunos pensamos em escrever um livro. A associação com o Mauriti e Maria Elisa nasceu por conhecermos e adotarmos os Livros deles O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos, que trata das questões conceituais para estruturação de um sistema de gestão. A parceria então se viabilizou e com isso escrevemos o Livro, com o intuito de tratarmos as questões abstratas (conceitos) de um sistema de gestão aplicadas à nossa experiência (concretude).

Fale de vocês e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Esse é meu primeiro Livro e da Flavia....
No entanto, o Mauriti e Maria Elisa possuem outros Livros: Governança Organizacional NBR ISO 9001:2015, O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos, Os Indicadores Nossos de Cada Dia e Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciais.
Escrever um Livro é uma atividade que exige dedicação, foco e muito amor. É uma experiência diferente pois temos que traduzir em palavras o que está no conhecimento e no saber, mas que nos proporciona muito prazer ao saber que temos alunos e clientes que o adotam e constroem suas novas escolhas e oportunidades ao conhecerem o que já tanto experimentam.

O que vocês acham da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Para os profissionais que vivem de livros acadêmicos é uma vida muito delicada, pois as Editoras estão passando por um momento difícil, bem como as Livrarias. Essa dificuldade diz respeito à mudança das necessidades e expectativas dos clientes em relação à forma de absorção do conhecimento e ao ensino no Brasil. Infelizmente a leitura não é incentivada para as crianças e, portanto, temos adultos que não desenvolveram esse hábito.
Mas a nossa esperança é de que o ensino ainda possa ser uma perspectiva e um ponto forte do brasileiro, certo de que a ampliação de conhecimentos é o que permite fazer maiores e melhores escolhas.

Como vocês ficaram sabendo e chegaram até a Scortecci Editora?
Fizemos pesquisas com profissionais, Google e os mais diversos contatos e identificamos a Scortecci como uma empresa séria, dedicada e de excelência.

O livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Desejamos que o aprendizado que acumulamos ao longo das nossas experiências sirvam de orientação para todos aqueles que enxergam que a gestão das organizações, em especial aos advogados e gestores de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, precisa ser profissionalizada e vista como essencial para a busca da eficácia e da eficiência, pois a criação de um setor para controles processuais e operacionais no negócio Direito é enxergar a possibilidade de desenvolvimento e crescimento em termos de estudo, atendimento ao cliente, segurança e padrão de produção e procedimentos.

Maria Cristina Andersen
Blog do Escritor

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