PARA TODA A VIDA! / Edimilson Eufrásio

Do começo ao fim, a Obra é só poesia. Os textos são narrados com linguagem que permite transcender ao real e também ao imaginário. O poeta Edimilson Eufrásio surge como uma promissora revelação do mercado literário brasileiro e também nos países lusófonos, onde começa a ingressar com suas obras. Neste ano, lança esta que é a sua quarta obra: “Para toda a vida!” que é, antes de mais, uma homenagem à sensibilidade daqueles que gostam da poesia de qualidade. O livro de 152 páginas, a ser lançado pela Editora Scortecci, com sede em São Paulo. O prefácio do atual título é assinado pelo professor acadêmico e Presidente da Academia Jahuense de Letras Mauriney Eduardo Vilela que considera Eufrásio um “Observador participante”. Ainda de acordo com Vilela “...existem os poetas epidérmicos, cuja sensibilidade os levam à poesia de maneira avassaladora, irrecorrível. É o caso de Edimilson Eufrásio. Sua poesia é filha de uma percepção refinada que busca, em tudo, o encantamento e a solidariedade”. Vilela acentua eu é “... escritor, como o Edimilson, mas sinto que se desprende desse livro que você tem em mãos, um grau de calor humano que os meus escritos não conseguem alcançar. Edimilson Eufrásio em impressões – transformadas em poesia – fazem dele aquilo que os antropólogos chamam de ‘observador participante’”. E finaliza: “De certa forma, suas poesias não são mera ilustração de como são as pessoas no Brasil contemporâneo, mas a essência de uma brasilidade histórica. Brasilidade apresentada por imagens que parecem desconectadas, cambiantes, limitadas, mas que foram aproveitadas, muitas vezes, de maneira genial!” Para toda a vida! A obra do poeta Edimilson Eufrásio é especialmente dedicada ao avô materno, Antônio de Almeida (falecido em 2006) e quem teve grande influência em sua educação. O autor ficou sem o pai quando tinha 12 anos e, a partir daí, o avô o criou. Eufrásio sempre teve o avô como seu ídolo e a pessoa mais importante da sua vida. Na opinião do jornalista, Para toda a vida! “......é mesmo à eternidade. Vida e eternidade são duas das mais brilhantes palavras e, não por acaso, a máxima de que os diamantes são eternos. Claro que a autoria dessa máxima não se refere apenas à sua preciosidade, a qual necessita de uma eternidade de tempo para ser forjada na natureza, mas, sim, e certamente, por causa da beleza sem fim.” Para toda a vida! segundo o jornalista Alcimir Antonio do Carmo “está cravada em palavras de eternidade, de amizade entre almas, selada pelo amor e não esse raso e carnal, mas, o suprassumo do termo no significado maior. Quando li a poesia que é homônimo titular da obra, percebi o quão belo é o seu conteúdo porque, como conheço a vida de seu autor e sua interação com o universo, inclusive terreno, entendi a sua amplitude”.

Viva a poesia! Desejo que a poesia seja constante em sua vida e em seu coração. Que os versos, inspirados, lhe sirvam de inspiração para que o amor prevaleça sempre em sua vida. Que você tenha tido o privilégio de amar ou ser amado ao menos uma vez e possa dizer que valeu a pena não ter desistido do amor. Que a poesia faça magia na sua vida, transformando-a a cada dia. Que essa energia, que vai além da vida, permita sentir o amor verdadeiro, infinito, que nos faz melhor dia após dia. O amor é o único sentimento que pode unir as pessoas indistintamente e está acima de cor, credo, raça, ideologia, política ou futebol. O amor é fantástico, é indescritível. Eu não saberia dimensionar o tamanho do amor que sinto em relação a cada um de vocês, que me fazem muito feliz! Obrigado por existirem na minha vida!
Edimilson Eufrásio

Edimilson Eufrásio, natural de Americana (SP), nasceu em 15 de dezembro de 1969, é casado e atualmente mora em Mineiros do Tietê (SP). É empresário artístico desde 1996 e diretor-proprietário da EPA Promoções Artísticas. Atua na imprensa escrita como editor dos seguintes periódicos: Jornal Nossa Terra (Mineiros do Tietê/SP), Folha de Torrinha (Torrinha/SP) e Jornal Nossa Terra (Itapuí/SP).
Formação profissional e artística
Jornalista profissional (MTB 32571-SP)
Jornalista repórter fotográfico (MTB 45918-SP)
Jornalista diagramador (MTB 45918-SP)
Radialista profissional
Empresário artístico
Poeta e autor dos livros: Lágrimas de Poeta; Regressando Além das Letras; Uma Vez Poeta, Eternamente Poeta
Membro titular da Academia Jahuense de Letras (SP)
Fundador da ONG Instituto Nossa Terra – Nossa Gente (INTNG), com sede em Mineiros do Tietê (SP)
Prêmios e homenagens
1980 – Ganhou seu primeiro concurso de poesia, promovido por uma emissora de rádio de Americana (SP), em homenagem às mães.
1993 – Recebeu o título de Cidadão Mineiros-Tieteense, da cidade de Mineiros do Tietê (SP).
1993 a 1996 – Foi vereador de Mineiros do Tietê (SP).
1999 – Em 4 de dezembro foi homenageado pela revista Túnel do Tempo, nos 100 anos do Butantã, com o Diploma de Cidadão do Butantã de São Paulo.
2001 – Recebeu o prêmio de TV Serviços Canal 21 de São Paulo como “Troféu Destaque” na área de empresário artístico.
Como autor, recebeu do Clube de Letras de Barra Bonita (SP) menções honrosas nos anos de 2002 a 2006; em 2014, no IV Prêmio Cultural Ronald Golias de São Carlos (SP), e em 16 de novembro de 2017, da Prefeitura do Guarujá (SP), o troféu de vencedor em 1º lugar do VIII Festival Pérolas da Literatura.
? 02/março/1936
† 04/junho/2017
Tributo a Antenor Zago

A alma que antes dava voz
ao trombone
hoje não mais ecoa.
É só silêncio...
An-te-nor era a voz que
gritava pelo pobre.
Incomodava muita gente,
tinha alma nobre,
coração valente,
sensibilidade de poeta.
Era especial, alma de gigante,
um profeta.

Enquanto o universo está em festa
pela chegada de uma estrela,
a terra chora ao som
das cordas do violino,
em lamentação à partida
do artista que lutou bravamente,
sem medo, sem receio.
Botava a boca no trombone,
defensor das causas,
nem sempre perdidas.
As ondas do rádio,
talvez para sempre, estão inertes
e a sua cadeira,
por sua tamanha sabedoria,
ficou vazia na Academia.
Edimilson Eufrásio

Serviço:

Para Toda a Vida!
Edimilson Eufrásio
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-5784-4
Formato 14 x 21 cm 
152 páginas
1ª edição - 2018
Preço: R$ 39,90

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home