FILMES PARA PENSAR / Nildo Benedetti

Este livro é uma coletânea de críticas e artigos sobre cinema. As versões reduzidas desses textos foram publicadas semanalmente no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, entre novembro de 2016 e dezembro de 2017. A atividade de colunista do jornal é consequência de minha função de coordenador do projeto Cine Reflexão, atividade cinematográfica da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), que exibe filmes adequados para discutir e debater Ciências Humanas. Alguns artigos versam sobre tópicos da arte cinematográfica – cinema e literatura, cinema e questões culturais etc. A maior parte do livro, contudo, é ocupada por críticas de filmes, por meio das quais foi possível discorrer brevemente sobre temas como psicologia, sociologia, política, literatura e outros. Assim, o livro é direcionado a qualquer cinéfilo interessado em interpretar filmes de forma mais profunda, mas pode também ser utilizado por professores que desejem exemplificar tópicos das Ciências Humanas em suas aulas.

INICIATIVA E REALIZAÇÃO - PROJETO CINE REFLEXÃO

Obras analisadas neste livro:
45 ANOS (45 years)
Andrew Haigh, Reino Unido, 2015
A BALADA DE NARAYAMA (Narayama bushikô)
Shohei Imamura, Japão, 1983
A CAÇA (Jagten)
Thomas Vinterberg, Dinamarca, 2012
A CHEGADA (Arrival)
Denis Villeneuve, Canadá, 2016
A ONDA (Die Welle)
Dennis Gansel, Alemanha, 2008
A PAIXÃO DE CRISTO (The Passion of the Christ)
Mel Gibson, EUA, 2004
A SEPARAÇÃO (Jodaeiye Nader az Simin)
Asghar Farhadi, Irã, 2011
CARMEN (Karmen)
Aleksandr Khvan, Rússia, 2003
DEUS DA CARNIFICINA (Carnage)
Roman Polanski, Polônia, 2011
ESTIGMA DA CRUELDADE (The Bravados)
Henry King, EUA, 1958
ESTRANHA VINGANÇA (Adauchi)
Tadashi Imai, Japão, 1964
FIREWORKS WEDNESDAY (Chaharshanbe-soori)
Asghar Farhadi, Irã, 2006
FREUD ALÉM DA ALMA (Freud, the secret passion)
John Huston, EUA, 1962
MATAR OU MORRER (High noon)
Fred Zinnemann, EUA, 1952
MEU TIO DA AMÉRICA (Mon oncle d’Amérique)
Alain Resnais, França, 1980
NOITES COM SOL (Il sole anche di notte)
Paolo Taviani e Vittorio Taviani, Itália, 1990
O APARTAMENTO (Forushande)
Asghar Farhadi, Irã, 2016
O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS (Il vangelo secondo
Matteo)
Pier Paolo Pasolini, Itália, 1964
O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA (The man who shot Liberty
Valance)
John Ford, EUA, 1962
O LAGARTO (Marmoulak)
Kamal Tabrizi, Irã, 2004
O NINHO (El nido)
Jaime de Armiñán, Espanha, 1980
O PASSADO (Le passé)
Asghar Farhadi, Irã, 2013
O PECADO DE UM XERIFE (I walk the line)
John Frankenheimer, EUA, 1970
O PRESIDENTE (The president)
Mohsen Makhmalbaf, Irã, 2014
O SEGUNDO ROSTO (Seconds)
John Frankenheimer, EUA, 1966
O TERMINAL (The terminal)
Steven Spielberg, EUA, 2004
ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO? (Khane-ye doust kodjast?)
Abbas Kiarostami, Irã, 1987
PAI PATRÃO (Padre padrone)
Paolo Taviani e Vittorio Taviani, Itália, 1977
PERFEITOS DESCONHECIDOS (Perfetti sconosciuti)
Paolo Genovese, Itália, 2016
PHOENIX
Christian Petzold, Alemanha, 2014
POESIA (Shi)
Lee Chang-dong, Coreia, 2010
PROCURANDO ELLY (Darbareye Elly)
Asghar Farhadi, Irã, 2009
RASTROS DE ÓDIO (The searchers)
John Ford, EUA, 1956
SANEAMENTO BÁSICO, O FILME
Jorge Furtado, Brasil, 2007
YOJIMBO: O GUARDA-COSTAS (Yôjinbô)
Akira Kurosawa, Japão, 1961

Nildo Maximo Benedetti é mestre em Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo (FFLCH) e doutor em Literatura Brasileira pela mesma universidade. É autor dos livros Sagarana: o Brasil de Guimarães Rosa (Ecidade, 2010) por seleção da USP com verba Proex-Capes e Incesto no Cinema: Raízes psicossociais (All Print, 2015). Escreve semanalmente sobre cinema no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, São Paulo.

Serviço:

Filmes Para Pensar
Nildo Benedetti
Scortecci Editora
Cinema
ISBN 978-85-366-5737-0
Formato 14 x 21 cm 
240 páginas
1ª edição - 2018
Preço: R$ 30,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home