VIOLINOS DE BARRO / Mirian de Carvalho

O universo poético de Mirian de Carvalho se sustenta na sua própria invenção. Isso se patenteia em publicações como Cantos do Visitante, Teia dos Labirintos, O Camaleão no Jardim e, ainda, Travessias. Obviamente, esse seu acervo nos conduz a um registro no qual se transfunde, com propriedade, a poesia. Agora, temos o privilégio deste seu novo trabalho, Violinos de barro (Escrituras Editora), no qual observamos a linguagem fantástica constituindo-se no movimento principal da significação e da exposição do encantamento.

A arte é agente e substantivo de inventividade, e Mirian de Carvalho tem no imaginário a estrutura que solidifica a sua inventividade. A coesão, ponto natural de partida da invenção, é nítida no seu discurso, na sua fala poética, e encontra-se fundamentada na concepção dos versos, na apropriação singular da palavra desta afinação de violinos. O texto das orelhas de Violinos de barro é do poeta Celso de Alencar. Mirian de Carvalho nasceu no Rio de Janeiro. Estudou História da Arte e Filosofia, área em que defendeu tese de doutorado. Docente na UFRJ, lecionou Estética e realizou pesquisas sobre Artes Plásticas e Poética.

Nos dias atuais, Mirian dedica-se à poesia, à crítica de arte, e desenvolve estudos sobre Cultura Brasileira. Alguns de seus poemas foram publicados em jornais, revistas e antologias poéticas. Em 1999, publicou seu primeiro livro de poesias: Cantos do Visitante (edição da autora). Em 2004, lançou ?Teia dos Labirintos? (Escrituras Editora), em 2005, ?O Camaleão no Jardim? (Ed. Quaisquer) e em 2006 trouxe a público o livro ?Travessias? (Letras Contemporâneas). Como ensaísta, Mirian é autora de inúmeros trabalhos publicados em revistas especializadas, sendo também autora de posfácios, prefácios e capítulos de livros e de textos publicados em jornais e catálogos de exposições.

Em 2004, veio a público ?A Escultura de Valdir Rocha? (Escrituras Editora) e, em 2006, ?Metamorfoses na Poesia de Péricles Prade? (Ed. Quaisquer). É membro das Associações Brasileira e Internacional de Críticos Arte, da UBE/RJ e SP, da Sociedade Eça de Queiroz e do PEN Club. Dentre seus prêmios literários incluem-se o Vianna Moog e o Geraldo de Menezes, conferidos à autora pela UBE/RJ, em 2007.

Serviço:

Violinos de Barro
Mirian de Carvalho
Editora Escrituras
Poesia
ISBN 978-85-7531-325-1
Formato 14 x 21 cm
96 Páginas
1ª Edição
Valor: R$ 18,00 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home