VIDAS: VIVIDAS, SONHADAS E PASSADAS / Silvana Lemes de Souza

Os temas abordados pela autora no livro Vidas: Vividas, sonhadas e passadas perpassam os sentimentos reprimidos pela dor da ausência, que por sua vez traz a tona toda a tristeza que muitas vezes parece não mais sair de dentro do peito, também carrega as marcas dos amores vividos e dos ainda por viver.

A paixão é outro tema que é retratada em outras poesias, porém, não a paixão especifica ou direcionado a um único ser, trata de uma paixão muito maior que ultrapassa o objeto do desejo ou o ser em si, é uma paixão que transcende e faz os olhos brilharem pela vida vivida, pela vida um dia sonhada e por tantas outras vidas impressas e gravadas na alma. Uma paixão que ultrapassa os limites do tempo, do lugar e da coisa em si. Paixão pela vida e pelos elementos que a movem, tornando-a bela e digna de ser louvada e intensamente vivida.

Por fim outro tema marcante nas poesias é a questão da dualidade que a própria vida impõem àqueles que a usufruem, tornando esses seres mais  reflexivos e absortos, felizes e tristes, deixando aos leitores a nítida percepção de que cada ser mantém em si as polaridades da vida, dos sentimentos, das emoções que compõem o eu particular de cada ser, diferenciando portanto o racional do irracional.

Dois mundos a que estamos sujeitos carregam as polaridades da vida: razão e sentimento, bem e mal, amor e ódio, ter e ser. A autora contrapõe essas polaridades de modo sensível, mostrando a dualidade característica dos humanos. A transformação cotidiana da noite pelo dia, do inverno pela primavera, traz aos olhos a beleza e a magnitude da natureza renovada que, sentidas no próprio corpo as mudanças do clima, apontam detalhes de uma rotina cheia de imagens que revelam a presença de Deus (...)

Sua versatilidade e inspiração são suficientemente fortes para que ela não tenha limites para se fixar em apenas este ou aquele tema, brindando o leitor com os mais variados assuntos, alguns polêmicos, inclusive, como é o caso da espiritualidade (...) A autora revela a sabedoria e maturidade do seu espírito, (...)  que nada é por acaso e que o amor incondicional é a única forma de bem viver. Entre diversos outros temas, a autora homenageia alguns de seus professores com poesias criadas a partir de suas aulas (...) Os mais brilhantes cientistas, neste momento, se rendem a Sócrates com a famosa ?só sei que nada sei?. Assim, em ?quase nada?, o leitor vai poder sentir a inspiração da autora traduzindo seus sentimentos (...) Portanto, sem mais delongas, com a palavra a autora, Silvana Lemes, com sua sensibilidade e inspiração para preencher nosso espírito de leveza com suas rimas de vida, vividas intensamente.
Cesário de Moraes Leonel Ferreira

Ingressei no Magistério em 1986, graduei-me pedagoga e pós-graduei-me em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas Campos Salles. Em 2001, ingressei no Programa de Pós-graduação, Mestrado em Conhecimento e Aprendizagem Escolar pela Universidade São Francisco com cumprimento de créditos, e, em 2006, fiz mestrado em Educação e Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, posteriormente vindo a trancar matrícula. Atuei como professora universitária na Faculdade Alberth Einstein de São Paulo e na Universidade Paulista, nos cursos de Pedagogia e Psicologia. Atuei como mediadora no projeto ?educom.radio? no NCE-ECA/USP. Atualmente leciono nos cursos de pós-graduação em Educação Infantil e Alfabetização e Letramento, pela CDESP.  Sou aluna no curso de Tecnólogo em Comércio Exterior pela Fatec de Itapetininga. Autora dos projetos: Produção e Comercialização de Insetos, Pão de Queijo Enriquecido com Tenébrio, Sistema Portuário Brasileiro (2014); SPICY WINE: Um novo conceito de tempero para carne de cordeiro, A Nova Regra Ortográfica por meio de Poesias, Educação Financeira: O cofrinho da era digital para o investidor mirim, Multinacionais e Transnacionais Brasileiras: Um mapeamento da cadeia produtiva global. Livros publicados: Lembranças: Primeiras Poesias e Sonhos: Impressões e Sentimentos. 1º Lugar no XXII Concurso de Poesia e Prosa da Academia de Letras de São João da Boa Vista (2014), com a poesia ?Velhice?.

Serviço:

Vidas:
Vividas, Sonhadas e Passadas
Silvana Lemes de Souza

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-4289-5
Formato 14 x 21 cm 
68 páginas
1ª edição - 2015
Preço: R$ 30,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home