ELAS, AS PIONEIRAS DO BRASIL / Hebe C. Boa-Viagem A. Costa

Através de sessenta biografias o livro busca mostrar o papel da mulher nos quinhentos anos de nossa história, as mudanças neles ocorridas e a luta que essas pioneiras tiveram de travar para conseguir alargar o seu espaço nos diversos setores da sociedade. Usos, costumes, religião e até a legislação restringiam sua atuação. De cidadã de segunda classe, totalmente à mercê da vontade masculina, até à sua emancipação tiveram uma longa e árdua trajetória.

Daí a importância dessas pioneiras. Conseguiram romper muitas das barreiras que as cerceavam e abriram caminhos para que outras os trilhassem com maior desenvoltura. Gradativamente, foram penetrando na cidadela masculina, fortemente defendida. Há, entretanto, um fato curioso nessa batalha: se havia muitos homens defendendo seu reduto, havia também os que, dando uma educação esmerada às suas filhas, lhes forneceram as armas necessárias para essa luta. Assim mesmo, ainda há muito para ser conquistado.  Vale lembrar aqui as palavras de Simone de Beauvoir:
Foi pelo trabalho que a mulher transpôs, em grande parte, a distância que a separava do macho; e só o trabalho pode garantir-lhe uma liberdade concreta.

Hebe C. Boa-Viagem de Andrade Costa - Natural de Macatuba (SP), casada, tem um filho e uma neta. Cursos: Biblioteconomia na PUC de Campinas. Licenciaturas, pela USP, em Pedagogia e em Ciências Sociais; Direito pela Faculdade de Direito de Guarulhos e Supervisão e Administração Escolar pela Faculdade Nove de Julho. Professora de Educação aposentada, advogada (OAB 32588) e pintora com premiações no Brasil e no exterior. Participou de onze antologias publicadas pela Ed. Litteris e Casa do Novo Autor, com contos, crônicas e poesias, a saber: Memórias de uma parteira; Reflexões de uma professora numa festa de formatura; Ah! O amor...; A mulher segundo os padrões tradicionais; Reflexões sobre o beijo; Sonhar é preciso; Recordando; Professor: Vale a pena ser?; À Diane no seu quarto aniversário; Ser ou não ser professor, eis a questão; O amor de cada um. Em dois concursos de contos, crônicas e poesias da Folha do Servidor Público foi distinguida com o 2º lugar com o conto Na seção, uma piada (1997) e com Menção Honrosa pela crônica Velhice (2000). Publicou o livro infantil Pois é... Cada um na sua!!!  Ed. Rideel, 1998 e 2002.

Serviço:

Elas, As Pioneiras do Brasil
Hebe C. Boa-Viagem A. Costa

Scortecci Editora
Historia
ISBN 85-366-0319-4
Formato: 16 x 23 cm
Ano 2005
444 páginas
Preço: R$ 35,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home