COMUNICAÇÃO EM CENA / Liana Gottlieb (org.)

A Faculdade Cásper Líbero dá as boas-vindas ao primeiro livro da coleção ?Comunicação em Cena?, coordenada pela Profa. Dra. Liana Gottlieb e que tem um Conselho Editorial com nomes singulares nos meios acadêmicos e profissionais brasileiros. Desejando fomentar o debate mais consistente e suscitar a reflexão mais aprofundada, a coleção pretende dar a merecida visibilidade às pesquisas produzidas nos programas de pós-graduação (stricto sensu) e em seus grupos de pesquisa e estudos; nos cursos de especialização (pós-graduação lato sensu); nos centros de pesquisa interdisciplinar (a exemplo do CIP ? Centro Interdisciplinar de Pesquisas, da Faculdade Cásper Líbero); no âmbito da graduação (incluindo as monografias de iniciação à pesquisa) e em outros grupos de pesquisa e estudos independentes.

Os trabalhos aqui reunidos veiculam experiências analíticas e críticas de alunos e profissionais que discutem a natureza da Comunicação, tanto do ponto de vista acadêmico quanto da prática vivenciada no mercado de trabalho. A missão da coleção ?Comunicação em Cena? (acreditamos ser muito expressivo um nome como este, que traz os meios de comunicação na sociedade contemporânea para o centro do palco, protagonistas legítimos da vida moderna que são) aponta para um caminho de dupla natureza, como é próprio das pesquisas acadêmicas mais consistentes.

Não somente ela irá veicular reflexões e resultados obtidos por pesquisadores que pacientemente se debruçaram sobre seus objetos de estudo a fim de investigar determinados fenômenos muito de perto, como também tais materiais acabarão por suscitar outras ideias, outras visadas críticas, outras aproximações teóricas, que, por sua vez, poderão até mesmo fecundar novos métodos e técnicas. A Faculdade Cásper Líbero sente-se honrada em lastrear um espécime editorial de excelência como este, cujos conteúdos sólidos e articulados estendem a atuação da Instituição para os domínios inestimáveis da memória universitária ? cujo portal este ?Comunicação em Cena? começa agora briosamente a atravessar.
Profa. Dra. Tereza Cristina Vitali - Diretora da Faculdade Cásper Líbero

Estamos diante do primeiro livro da coleção ?Comunicação em Cena?, coordenada pela professora Liana Gottlieb, com um competente grupo de especialistas em Comunicação, como se poderá depreender da sua leitura. O seu propósito é dos mais nobres: tirar as monografias das bibliotecas das universidades, onde muitas vezes mofam por anos a fio, sem facilidades para serem manuseadas por interessados nessa importante área do conhecimento. Deve-se registrar a qualidade dos seus trabalhos, muito bem escolhidos. Por uma questão de convivência com o tema, debrucei-me com interesse especial sobre o trabalho de Ana Roberta Vieira de Alcântara sobre Novas Tecnologias da Informação. Ela fez um apanhado muito bem redigido sobre as virtualidades da educação à distância.

É também atraente o trabalho de Fabíola Tarapanoff sobre o jornalismo literário e a revista piauí, que, segundo a autora, ?tem uma proposta mais leve e apresenta temas do cotidiano por um ângulo diferenciado?. Em ?A Comunicação e suas Teorias?, Dimas A. Künsch aborda as deusas teorias: onividentes, oniscientes e onipotentes. Cita os princípios inspiradores do conhecimento compreensivo. Há em seguida um trabalho sobre o twitter e suas consequências sociais, enquanto Beatriz Silveira faz a sua busca pelo efêmero, com caprichada desenvoltura. Francine Altheman focaliza a esfera pública midiática, com os seus segredos muitas vezes insondáveis.

O especialista Matheus Henrique Misumoto apresenta os seus estudos sobre mudanças de consumo de conteúdo gerado em ambientes broadcast. Focaliza-se ainda a comunicação publicitária, hoje bastante sofisticada, com anúncios produzidos pelas nossas agências, que não ficam nada a dever às principais do mundo, tanto do ponto de vista da criatividade quanto da competência técnica. Até chegar à parceria paradigmática de Renato Groger, em que analisa a noção de autonomia humana, citando o filósofo francês Edgar Morin (?nossa liberdade é apenas aparente, uma vez que está ligada às forças sociais e culturais que a geram e controlam?). Como se vê, um trabalho suculento, de excelente conteúdo, que custou muitas horas de estudos e reflexões, acabando por constituir uma obra de referência de qualidade, no cenário da comunicação brasileira. É um livro para ficar.
Prof. Dr. Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras

Serviço:

Coleção Comunicação Em Cena - Volume I
Liana Gottlieb (org.)
Scortecci Editora
Comunicação
ISBN 978-85-366-2935-3
Formato 14 x 21 cm 
360 páginas
1ª edição - 2012
Preço: R$ 34,90

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home