ASSUM-PRETO E OUTROS CONTOS / Fernanda Benevides de Carvalho

Quem abrir este livro lerá exercícios de ficção em dez contos. Não são um punch, mas quase novelas, gênero híbrido de narrativa. No primeiro, Pequena história marítima, tem-se uma antigesta das navegações portuguesas do século XVI, notícias de naufrágios da expansão ultramarina que encantaram José Saramago e outros grandes autores, cujo primeiro recolho se deu no séc. XVIII, feito pelo erudito Bernardo Gomes de Brito.

CULTURA, SINESTESIA E O ENSINO DO DESIGN NO AMAZONAS / Alexandre de Oliveira

Nesta obra, o autor nos revela bases teóricas que sustentam suas reflexões e uma nova percepção de ensino, apoiado na necessidade de interconexões necessárias para a construção de um conhecimento multifacetado, típico do campo do Design. Os sentidos (visão, gustação, tato, paladar, movimento, audição) são redescobertos e, como na fase inicial da vida humana, têm a função de mecanismos pelos quais o homem conhece o mundo.

FAVELA GLOBAL / Gerson André Albuquerque Ferreira

A formação e a afirmação da metrópole, enquanto locus fundamental de grupos sociais juvenis resultantes da dinâmica global, trouxe inúmeras questões para o pensamento contemporâneo. Entre esses problemas está a formação do que se convencionou chamar de "tribos urbanas", representadas pelas mais diversas orientações, tanto estéticas (nas roupas, adereços, tatuagens, piercings, gosto musical, etc.), quanto politicamente, seja em suas visões de mundo, seja em suas formas de contestação ou afirmação.

LITERATURA ORAL DO CERRADO / Lucy Nakamura

A presente obra é a primeira publicação de uma trilogia sobre a literatura oral do leste de Mato Grosso do Sul, sendo uma introdução teórica que aponta os caminhos percorridos na abordagem de um tema popular como objeto de estudo no mestrado. Posteriormente, serão publicadas as narrativas orais coletadas na pesquisa de campo, através de entrevistas feitas com os moradores mais antigos do município de Três Lagoas/MS, que comporão a sequência da trilogia (mitos e lendas do cerrado / causos rurais do cerrado).

MEDITAÇÕES PARA UM FUTURO / Carlos Magno Pereira

Meditações para um Futuro - Questões para uma sobrevivência longeva, é um livro com ensaios de Antropologia ("Ensaio Evolucional"), Economia, Política, Filosofia, Sociologia, Ecologia (com capítulos sobre Sustentabilidade, combate à explosão demográfica & à teoria do impossível crescimento contínuo; sobre "A Carta da Terra", e, por fim, grandes questões sobre a problemática nacional: o caos do trânsito urbano, a segurança pública, a Educação e a Saúde, em cap. intitulado "Da aldeia local para a aldeia global").

RIO TIÊTE, ESTRADA LÍQUIDA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO / Luiz Nunes de Almeida

A obra Rio Tietê, Estrada Líquida do Divino Espírito Santo retrata com fidedignidade plena a manifestação popular religiosa da Festa do Divino Espírito Santo do médio Tietê. O olhar interno, atento e apaixonado do autor, traz um relato de quem pesquisou e participou por um longo período e registrou com maestria, toda a motivação, a preparação, a organização, os fatos, os acontecimentos, as regras de participação, a conduta, o rito, o pouso, a festa e a essência de todo este movimento.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home