1967: SUBLEGENDAS, CONFLITOS E QUASE IMPEACHMENT / Lourembergue Alves

Este livro traz uma das facetas da história político-administrativa e político-eleitoral mato-grossense. Respirava-se o ar impuro do primeiro impacto da repressão, sempre alimentado pelos ventos uivantes de Atos Institucionais. A faceta ou situação vivida foi registrada em 1967, com a tentativa de aprovação do impedimento do engenheiro Pedro Pedrossian em continuar à frente do governo estadual.

A BENÇÃO / Walmyr Fonseca Sayão

O livro - A Benção foi inspirado em um passeio feito à cidade de Campos do Jordão (SP), quando Henrique, neto do autor, envolveu-se em uma aventura com um cavalo chamado Foguete, muito veloz e corredor. A mãe de Henrique, apavorada e preocupada, pediu a Nossa Senhora Aparecida para interceder em seu auxílio, no que foi atendida, pois Foguete parou e começou a andar a passos lentos.

A BÍBLIA SOB ESCRUTÍNIO / Emerson Borges

Um livro revelador e questionador sobre a Bíblia, o livro mais vendido de todos os tempos. Nesta obra são revelados todas as incoerências, contradições, antagonismos, discrepâncias, absurdos, valores morais injustos e desequilibrados, erros históricos e científicos, mitos e lendas encontrados na Bíblia.

A ESQUERDA MILITAR BRASILEIRA / Gastão Rúbio de Sá Weyne

Para a apresentação deste trabalho, seguindo a Escola de Frankfurt, optou-se pelo uso da análise crítico-reflexiva na abordagem do comportamento da esquerda militar brasileira.  Vale ressaltar que Gastão Rúbio de Sá Weyne, autor deste livro foi preso pela sua posição contrária ao golpe militar de 1964.

A GRANDE PIRÂMIDE REVELA A VERDADE / Vito Marino

Esta obra trata da história dos maiores ícones da civilização egípcia: suas pirâmides. Mas principalmente sobre a construção da pirâmide do faraó Queóps, mais conhecida como “A Grande Pirâmide”. Ao longo do livro o autor expõe desde a sua engenharia e métodos de trabalho até as crenças egípcias na imortalidade e nos Deuses, responsáveis por estimular a colocação de cada pedra na grande estrutura. 

A IDADE MÉDIA E A CRIAÇÃO DO GRAAL / Vito Marino

O tema Graal é o centro de inúmeras obras literárias e alimenta uma gama de discussões e enigmas. Junto com ele unem-se as estórias arturianas medievais desde sua origem. Poemas, poetas, estórias, cavalaria e templários. Um universo abrangente será explorado nesta obra de Vito Marino. As Cruzadas, seus cavaleiros e suas façanhas, assim como a promessa de salvação, bênçãos e milagres que as relíquias do cristianismo traziam, foram uma importante fonte de inspiração literária na Idade Média.

A OUTRA FACE DO RIO GRANDE / Carlos Alberto dos Santos Dutra

O conteúdo deste livro foi originalmente apresentado ao programa de pós-gradução do curso de História, como exigência para a obtenção do título de Especialista em História do Brasil, pela UFMS, Campus de Três Lagos, em 2001. Nesta obra, o autor desloca o ponto de vista da História, na maioria das vezes escrita na visão dos colonizadores, para uma visão mais periférica da realidade vivida pelos antigos gauches do campo, que constituíram a formação etno-histórica do tipo social denominado Gaúcho.

À PROCURA DE TRUCTESINDO / Armando Alexandre dos Santos

Neste ensaio, publicado originalmente pela "Revista Brasileira", da Academia Brasileira de Letras, o historiador e genealogista Armando Alexandre dos Santos apresenta, numa visão atual, um problema psicológico de todos os tempos. Por que tanta gente, hoje em dia, se interessa pela pesquisa da sua genealogia e deseja conhecer as origens da sua própria família?

A REVOLUÇÃO DO ROCK / Chris Bueno

O rock teve papel fundamental na história contemporânea, mudando os valores e comportamentos da sociedade e abrindo portas para mudanças políticas e culturais. De simples canção de escravos, passando pelos bailinhos dos anos 1950, até os grandes festivais reunindo multidões, o rock se tornou o meio de comunicação dos jovens e de toda uma sociedade reprimida.

APRESENTAÇÕES - A NOSSA ÉPOCA E A CIVILIZAÇÃO / Martim Ferrer

Apresentações empreende uma exploração da realidade em que nos encontramos. Parte-se de eventos mundiais recentes e de experiências existenciais para determinar a sua significação para nós. Descobrem-se aspectos políticos relacionados com a história e com a civilização para discutir a direção que a humanidade toma hoje. Um livro sobre o homem no presente e a sua história.


BAIRROS DE MACEIÓ / Ari Lins Pedrosa

A obra é uma visão no estilo poético dos bairros de Maceió. Suas origens, seu passado e o presente pulsante. Ari Lins Pedrosa, já lançou 18 livros a maioria lançados pelo Grupo Editorial Scortecci.

BRASILEIRO, QUEM SOIS VÓS? / Rosiléia Roberto

Por que as três raças bases humanas (negra, amarela e branca) estariam reunidas em proporções quase geométricas em território que veria a ser o Novo Mundo? Estaria a Natureza em um novo roteiro antropológico? A autora traz em Brasileiros, quem sois vós? um endosso científico do que já atestava Freyre, baseando-se no projeto Genoma, que se constituiu numa ação internacional com o objetivo de identificar e fazer o mapeamento dos genes existentes no DNA das células do corpo humano.

CALOR HUMANO / Audry Elizabeth dos Santos / Maria Cristina Sanna

Muito imigrantes vieram para o Brasil no fim do século XIX e início do século XX. Este livro discorre sobre história e cultura dos sírio-libaneses. O tema central é a criação de um valor moral designado “Calor Humano” dentro de uma instituição hospitalar. A humanização sempre foi prioritária e presente entre os gestores, médicos e profissionais para com os pacientes e seus familiares. 

CATEDRAL DE SANT'ANA ITAPEVA / Maria Olinda Rodrigues / Cláudio Pastro

Da criação ao Mistério da Redenção somos edificados e instruídos. O projeto do Bondoso Pai é a Nova Jerusalém, que desce do céu, de junto do Pai, com trajes nupciais como a noiva que se adorna para seu esposo, que é a ?tenda que Deus instalou entre os homens. Acampará com eles; eles serão seu povo e o próprio Deus estará com eles.

CATOLÉS NOS ANOS 50 / The Kid

Nesta obra o autor fala da sua primeira viagem a Catolés e a viagem ao Municio de Rio da Conta no Imbuzeiro dos Santos e Furnas Arapiranga e sobre as famílias de pessoas famosas.

CECAP GUARULHOS: HISTÓRIAS IDENTIDADES E MEMÓRIAS / Tiago Cavalcante Guerra (Organ.)

Projetado como um dos grandes expoentes da arquitetura brasileira, o Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado é reconhecido internacionalmente por seu projeto arquitetônico e valorizado como obra de renomados arquitetos, porém muitos deixam de notar que uma obra ousada, suntuosa ou revolucionária só pode se realizar enquanto tal quando percebemos as relações, as vivências, as memórias, enfim, vidas que construíram cotidianamente a grandeza social, cultural e humana que representa este projeto.

CHINA / Paulo Gustavo de Araújo Cunha

E a China acordou! Detém a maior população mundial e seu maior parceiro comercial. Seu Produto Interno Bruto (PIB), pela paridade do poder de compra em dólar, já é igual ao dos Estados Unidos. É o maior produtor de grãos. Seus produtos eletrônicos não encontram competidores. Domina a energia nuclear e breve lançará estação espacial e colocará o homem na Lua.

CIPÓ, A PÉROLA BARROCA DO SERTÃO BAIANO / Verônica Alves

É relevante deixar esclarecido que o trabalho de pesquisa não tem fim, certamente alguns aspectos foram deixados de fora, mas não esquecidos. O grande legado social e cultural do município poderá abarcar outras edições. A pesquisa histórica, assim como tesouros escondidos, não se sabe a profundidade, não se conhece a natureza física do material, tão pouco é possível precisar o seu real valor.

CIVILIZAÇÃO MAIA - Marcelo Lambert

A História e o Pensamento de uma civilização magnífica, que no meio das florestas da América povoaram uma extensa área, formando em seu ápice quase 50 cidades-estado, construíram templos, pirâmides e exuberantes monumentos, desenvolveram a escrita mais complexa das Américas, como também um impressionante conhecimento astronômico e matemático.

CUMPRA SEU DEVER... VOLTE SE PUDER! / Jacqueline Gaston-Maricourt / Philippe Maricourt

René tem vinte e um anos quando é mobilizado pelo exército em 1914. Nada o predestinava a ser um herói nesta guerra tão mortífera e, no entanto... Ele nos faz reviver suas longas horas de batalhas, permitindo-nos compreender melhor o quotidiano, os sofrimentos e as esperanças dos soldados... Quase cem anos se passaram e Jacqueline Gaston-Maricourt e Philippe Maricourt prestam homenagem ao seu tio e a todos os sacrificados da guerra.

DE SARNEY A TEMER / Rafael Moia Filho

As estórias elencadas neste livro reproduzem momentos vividos pelo autor e a ajuda de pesquisa sobre um período que compreende o final da Ditadura Militar (1984) e a redemocratização do país, com a volta da liberdade de expressão e o direito sagrado ao voto para eleger um Presidente da República depois de 20 anos. É uma trajetória de mais percalços e problemas do que de alegrias e gestões eficazes em prol da sociedade brasileira.

DEMOCRACIA PURA / J. Vasconcelos

Em Democracia Pura é possível seguir a história da verdadeira democracia e encontrar uma proposta detalhada para que a humanidade possa fazer ressurgir o governo popular e, sem a intermediação dos políticos profissionais, criar um governo de todos, para todos. O autogoverno do povo, sem intermediários, é a verdadeira expressão da democracia pura.

DER HELD AUS WALDLAUBERSHEIM / Valdir Cecil Schirmer

Dieses Buch erzählt die Geschichte der Einwanderung aus Europa nach Brasilien, basierend auf dem Leben einer zentralen Persönlichkeit: meines Vorfahren GEORG SCHIRMER, ursprünglich aus WALDLAUBERSHEIM im Königreich Preußen, heute Deutschland. Jeder Nachkomme eines Einwanderers wird erfahren, was er fühlte und was seine Vorfahren mitmachten, weil was einen bewegt hat, hat alle bewegt und was einer gefühlt hat, haben alle gefühlt.

DITADURA NO GATILHO / J. Burato

Baseado na teoria da ideologia de Louis Althusser e nos princípios da institucionalização de comportamentos, o autor busca refletir acerca das causas da violência policial militar no Brasil e em possíveis soluções. Atualmente a desmilitarização da polícia tem sido apresentada como medida necessária para se resolver o problema da violência policial, o que é questionado pelo autor, que julga que esta é uma das providências necessárias para adequar o sistema de segurança pública ao Estado Democrático de Direito, mas insuficiente para conter a violência policial.

EIN LEBEN IN TAGEN / Ulrike Julie Maria Pfeiffer

Der Zweite Weltkrieg in Tagen. Rekonstruktion historischer Momente, die durch täglichen Fakten berichtet wurden. Das Tagebuch von Inga Maria Pfeiffer, und notierte Erinnerungen von Wolfgang Pfeiffer, die das Drama des Krieges Tag für Tag erlebt haben. Rekonstruktion einer Familiengeschichte, die in einem Land begann, durch den Krieg unterbrochen wurde, und auf einem anderen Kontinent als Einwanderer neubegann.

ELAS VIERAM DE LONGE... SÉCULOS XIX E XX / Várias Autoras

Na minha infância eu invejava a sorte dos meninos. A vida das mulheres de então, na sua maioria era insossa. Não era o que eu queria ser quando adulta. Ah! Os homens, esses sim, tinham uma vida rica: iam estudar fora, tinham independência e maior liberdade! Entretanto, dois fatos me fizeram mudar de opinião: dominar a leitura e a escrita e descobrir que as mulheres poderiam ter os privilégios que os homens tinham se lutassem por eles. Seriam conquistas e não dádivas.

ELAS, AS PIONEIRAS DO BRASIL / Hebe C. Boa-Viagem A. Costa

Através de sessenta biografias o livro busca mostrar o papel da mulher nos quinhentos anos de nossa história, as mudanças neles ocorridas e a luta que essas pioneiras tiveram de travar para conseguir alargar o seu espaço nos diversos setores da sociedade. Usos, costumes, religião e até a legislação restringiam sua atuação. De cidadã de segunda classe, totalmente à mercê da vontade masculina, até à sua emancipação tiveram uma longa e árdua trajetória.

ESCRAVIDÃO: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS / Ilvo Jorge Bertin Fialho

O livro "Escravidão - Histórias e Memórias" tem como princípio estampar o “RETRATO FIEL” de mais de três séculos de “INJUSTIÇAS” praticadas com os povos negros no mundo, no Brasil e especialmente no Rio Grande do Sul. Na verdade, não se encontram provas irrefutáveis das maiores “Aberrações”, mas a tradição oral, depoimentos de pessoas idôneas, relatos impressionantes de acontecimentos verídicos e, muitas vezes repugnantes de cenas malvadas e indecências, um verdadeiro “Vandalismo Moral” e físico na pessoa de um ser humano.

ESPELHOS, CRISTAIS E DIAMANTES / Hugo M. R. Ronco

O livro Espelhos, Cristais e Diamantes? foi editado em fevereiro/2017, sendo o segundo ensaio do autor (o primeiro foi ?È Vero?, da economia brasileira desde o início da República até 2010). O objetivo principal deste ensaio é mostrar os Estados Unidos, desde seus primórdios, origem que se remonta ao berço do império Inglês, até hoje com o presidente ?detonador?, nos quase dois séculos e meio de existência.

FAMÍLIA GRASSMANN-PEREIRA BARRETTO / Helena Grassmann Priedols / Carlos Roberto Barretto

Este livro trata das famílias Grassmann e Pereira Barretto no ramo formado em São Simão (SP) pelo enlace entre Clovis Cesar Pereira Barretto e Maria Magdalena Grassmann (Vó Dica), constando dados sobre as seis gerações que o formam: 8 filhos, 45 netos, 72 bisnetos, 49 trinetos e 2 tetranetos. Contém, ainda, informações sobre os ancestrais do casal, incluindo a família Oliveira Brito, origem de Maria Magdalena. Além dos dados dos ascendentes e descendentes, constam informações sobre alguns membros das três famílias e notas sobre Luiz Pereira Barretto e Marcelo Grassmann, dois expoentes brasileiros, respectivamente, na ciência e nas artes.

FAMÍLIA RUZZON / Demilson Bellese Guilhen

A saga da família Ruzzon, vivida entre dois países, mostra que, apesar das lutas e grandes desafios, o trabalho e dignidade humana podem trazer excelentes resultados. Longinquamente, no século XIX, iniciou-se a nossa história em um momento de grandes transformações no mundo. A Itália, com a unificação e as guerras, e o Brasil, com a abolição da escravatura e a implantação da República, viviam momentos de grande instabilidade, com desemprego, fome e exclusão das classes sociais mais baixas.

FIGURAÇÕES DA ESCRITA / Diana Navas

Lobo Antunes é linha narrativa que enreda, desenreda e incomoda; constrói contornos de leitor e texto, lançando sombras de uma dança sempre enigmática. Como resistir à atração e enfrentar os desafios impostos por uma escritura tão inquietante e prenhe de significados? Diana Navas, sem temores aparentes, traça um caminho e vai dispondo alternativas ? é possível, sim, desvendar o intrincado e labiríntico romancista português, célula indomável da palavra poética.

GUERRA NA IMPRENSA OU IMPRENSA DE GUERRA? / Edgley Pereira de Paula

A Guerra da Tríplice Aliança ou Guerra do Paraguai (1864 – 1870) foi a primeira na América do Sul a ter forte cobertura jornalística. Guerra de imensas proporções, jamais vista na Bacia do Prata até então, seja no envolvimento militar, através do recrutamento de grande contingente de pessoas, seja através de notícias de milhares de mortes decorrentes de combate e de doenças, de enormes dispêndios de recursos de toda monta, esse acontecimento marcou os diferentes processos de consolidação e afirmação dos projetos de Estado-Nação dos países que se envolveram no conflito.

HERÓIS DE 32: MEMÓRIAS DA REVOLUÇÃO / André Alvim Faria da Silva / Arthur Felipe Bodstein / Leonardo Lelis de Almeida

A História das guerras imortaliza, de modo geral, líderes de exércitos e feitos militares. Pouco é documentado a partir das reminiscências dos soldados que, no cumprimento do dever, contribuíram para determinar o curso dos tempos. Em Heróis de 32: Memórias da Revolução estão reunidos, em formato de livro-reportagem, depoimentos e fotografias de ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932, que expõem os acontecimentos da maior guerra civil brasileira do ponto de vista revolucionário.

HISTÓRIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE ASSIS (1958-1964) / Fábio Ruela de Oliveira

História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (1958-1964), de Fábio Ruela de Oliveira, é resultado de aproximadamente quatro anos de pesquisa e discorre sobre uma experiência da educação superior no Brasil, a do Instituto Isolado de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, criado em 1958 e que foi o embrião da Faculdade de Ciências e Letras, Campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

HISTÓRIA DOS BATISTAS EM IPUPIARA / Arides Leite

Se Deus não tiver piedade do mundo e de nós não sei como será... não houve lameiro para plantar. Não encontrei arroz na feira... Só quem já viveu no sertão sabe o que significa não encontrar arroz para comprar. Significa que há muito tempo aquele mais lindo céu que Deus já fez recusa a esmola de uma nuvem, ao menos para fazer renascer a esperança no coração dos bravos filhos da terra. (Missionária Amália Ferreira Mota).

HISTÓRIA E OS EVANGÉLICOS PENTECOSTAIS NO BRASIL / Prof. Rogerio Mazzini

Uma mistura de História, Sociologia, Teologia, Fé, pesquisas, críticas e experiências. Você sabia que há evangélicos que não sabem até hoje que a existência de sua igreja é originária de um padre e que eles são frutos da Igreja Católica?! Então por que tanta rivalidade entre católicos e evangélicos? Evangélicos no Brasil não são tudo igual, nem farinha do mesmo saco?.

HISTÓRIAS DAS GRANDES CIVILIZAÇÕES / Dênnio Porto

É como se estivéssemos viajando de volta às diversas épocas passadas, vendo-as como se isso se desse através de uma janela de um veículo ultra veloz, para observarmos as culturas nela desenvolvidas (parafraseando o filme de cinema ?De volta para o futuro?, no nosso caso, De volta para o passado), afirma o autor.

HISTÓRIAS DE CONQUISTA / Pe. Reuberson Ferreira, MSC (org.)

A vida, diria Gabriel García Márquez, não é apenas a que a gente viveu, mas sim a que a gente recorda, e como recorda para contar o que viveu?. Ela é, portanto, aquilo que nós narramos para os outros e o jeito como contamos a eles. A vida, assim, é maior do que os fatos. É o conjunto de recordações, de emoções, de sentimentos e de experiências vividas que definem o modo como vivemos. As histórias do Jardim da Conquista, de modo análogo, não são apenas aquilo que o povo viveu, mas aquilo que muitos recordam e narram aos outros de como viveram.

HISTÓRIAS DO POVO DE DEUS / Mauro Mendes

Histórias do povo de Deus é constituído de seis partes e dois apêndices e interessa tanto a principiantes quanto a estudiosos da Bíblia. Os principiantes terão oportunidade de fazer um primeiro contato com episódios bíblicos especialmente escolhidos, entre os quais a história dos principais patriarcas, a origem dos filhos de Israel e sua saída do Egito, a conquista da terra prometida, as primitivas formas de governo do povo hebreu, profecias e prodígios operados pelos profetas e as mais importantes passagens da vida de Jesus.

JEQUITINHONHA / Teócrito Abritta

Histórias da luta de um Promotor contra as injustiças e violências em um Arraial no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, entre os anos 1939 e 1946, narradas na década de setenta por um dos personagens, que era o médico local. Nesta obra é feita a reconstituição rigorosa do espírito e linguajar da época.

LEIGOS NOS CAMINHOS DE CHARLES DE FOUCAULD / Benedito Prezia (org.)

Um livro inédito sobre Charles de Foucauld, recentemente canonizado, e que tem uma mensagem para o leigo de hoje e escrita por muitas mãos. Não se trata de nova biografia, nem de um tratado de espiritualidade sobre esse missionário francês que viveu entre os tuaregues, no deserto do Saara, no início do século passado. Procuramos entregar um testamento espiritual, que resgata sua trajetória e, sobretudo, sua mensagem vivida por leigas e leigos, de várias regiões do Brasil e de várias épocas, convencidas e convencidos de que o Deus da encarnação é extraordinariamente ordinário, humano, comum e simples.

LETRAS E LIVROS EM BELÉM / Simone Cristina Mendonça

A tipografia foi instalada no Pará no ano de 1822, por iniciativa de Felipe Alberto Patroni, que fundou o periódico O Paraense. Tipografia e imprensa periódica caminharam juntas em Belém, deixando pouco espaço para a publicação de livros nas primeiras décadas do Oitocentos.

LITERATURA, MEMÓRIA NACIONAL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA / Luciene Oliveira da Costa

Este trabalho reflete sobre os vínculos existentes entre linguagem, literatura e história com a preocupação de revelar algumas evidências sobre a relação desses três registros do conhecimento humano; também reflete sobre as influências da literatura brasileira e estrangeira na formação de uma parcela significativa da memória nacional e discute sobre o ensino de língua materna na escola brasileira nas três primeiras décadas do século XX, a prática e o ensino de leitura no Brasil.

LUIZ / Elza Kohl Maghidman

Muitos são os livros que tratam e retratam os portadores da Síndrome de Down. Sim, Luiz era portador dessa síndrome, mas esse envolvente relato mostra que ele era especial pela grande pessoa que foi. Quanto carinho distribuiu! Quanta diferença fez na vida de cada uma das pessoas que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e com ele aprender. Uma história de vida, uma história de amor!

MEMÓRIAS DO BATERISTA CANHOTO / Romir Andrade

O chamamento para a música ocorreu por volta dos 15 anos. O apelo para os tambores fez com que procurasse tirar som das panelas, da escrivaninha da sala de aula da escola, de um pequeno tamborete de couro de jogar peteca na praia (precursor do frescobol) e de um bongô. Ao chegar à bateria, por volta dos 18 anos, começaram os problemas: canhoto, tinha que tocar com os tambores e pratos em posições invertidas; não havia método de bateria para canhotos!

MINHAS MEMÓRIAS PÓSTUMAS / Lobo Carneiro (Org.)

Com humor e ironia é inventada a vida de um mísero mortal que se aventura na vã pretensão de se transformar num escritor bem sucedido comercialmente na selva voraz da literatura atual e no fim se dá mal! Alerta do organizador: Este livro só pôde ser editado e impresso graças a uma talvez feliz coincidência.

MULHERES DE NORTE A SUL / Heloísa Corrêa

A coerência das ideias, a pertinência dos comentários, a profundidade da análise, a beleza da expressão permitem ao leitor de Mulheres de Norte a Sul desfrutar de uma experiência de leitura ao mesmo tempo prazerosa e instigante.
Elisa Guimarães

NOVAS INTERPRETAÇÕES REFERENTES Á FORMAÇÃO E À VIDA DO POVO HEBREU / JUDEU PERSONAGENS BÍBLICAS / Orlando Sampaio Silva

“O modelo bíblico/histórico da formação/constituição do povo judeu tem alguns marcos simbólicos, tais sejam: patriarcas / 12 tribos / escravidão no Egito / êxodo / religião / conquista territorial / unificação / juízes/reis / divisão imperial / submissões a povos dominadores / exílios/diáspora.” (à p. 73 deste livro sobre a história dos hebreus/ judeus)

O DIARIO DE UM MAGRELO / Dedé Nascimento

O intuito deste meu primeiro livro é partilhar um pouco das experiências que vivi nos quarenta dias que levei para fazer uma peregrinação e que serão eternamente inesquecíveis na minha vida. Ao atravessar o oceano pela primeira vez, minha grande aventura em terras estrangeiras foi caminhar a pé cerca de 800 quilômetros.

O GOLPE DE 1964 / Gastão Rúbio de Sá Weyne

O livro historia os fatos passados nos meses de abril e maio de 1964, após o golpe militar, sofridos pelo autor, em seu encarceramento durante 36 longos dias no navio Princesa Leopoldina, fundeado na Baia de Guanabara, Rio de Janeiro-RJ. Considerando o espírito repressor e vingativo dos chamados gorilas, mostrado nas tentativas de golpe anteriores, os comunistas presos no navio Princesa Leopoldina admitiam que tudo poderia acontecer com cada um deles, inclusive o afundamento do navio ou, pura e simplesmente, sua eliminação física.

O HERÓI DE WALDLAUBERSHEIM / Valdir Cecil Schirmer

Este livro conta a história da imigração brasileira a partir da Europa, com base na vida de um personagem central: meu antepassado GEORG SCHIRMER, originário de WALDLAUBERSHEIM, no reino da Prússia, hoje Alemanha. Cada descendente de imigrante que ler este livro saberá o que sentiu e o que passou o seu antepassado, pois o que moveu a um moveu a todos; o que sentiu um, sentiram todos. São nominalmente mencionados neste livro dezenas de imigrantes, pois foram protagonistas da história da colonização brasileira.

O IMPÉRIO APOCALÍPTICO / Peter Naumann

Nas páginas se explica a mirabolante transformação de um pequeno burguês austríaco em onipotente líder, operada por um grupo de gente tão inteligente quanto inescrupulosa. Hitler foi financiado por industriais e capitalistas alemães e internacionais, não assumiu pelo voto popular, mas foi ovacionado pelo povo. Mistérios não faltam.

O LADO DESCONHECIDO DA FORTALEZA DE SANTA CRUZ (RJ) / A. P. Maryan

À margem da História é que nos deparamos com pequenos detalhes quase apagados pelo tempo e dispersos na longa estrada do passado. A descoberta desses pequenos e instigantes detalhes é privilégio exclusivo dos pesquisadores e historiadores que se empolgam ao abordarem fatos e personagens ligados à História, cujo valor só eles detectam.

OURO PRETO - UM NOVO OLHAR / Alex Fernandes Bohrer

A cidade símbolo da liberdade no Brasil é um convite ao passado. Centenas de prédios históricos, ruas tortuosas e um relevo único tornaram Ouro Preto o primeiro lugar do país a ser declarado Patrimônio da Humanidade. A antiga capital de Minas é o emblema maior do período de ouro da Coroa Portuguesa, mas também se tornou sinônimo de rebeldia e revolta nos ideais dos Inconfidentes.

PATRONOS DA ACADEMIA LUSO-BRASILEIRA DE LETRAS / Gastão Rúbio de Sá Weyne (org.)

Os grandes campos do conhecimento humano concentram-se nas filosofias, nas ciências, nas religiões e nas artes. A arte literária criada pelos 50 excelsos Patronos da Academia Luso-Brasileira de Letras é a expressão dos conteúdos da ficção, imaginação e emoção desses grandes pensadores lusitanos e brasileiros, por meio de palavras de sentido múltiplo e pessoal. Esses grandes nomes se revelaram através da arte de compor escritos artísticos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos, no exercício dessa arte, com eloquência e poesia.

PODERES E LUGARES DE MINAS GERAIS / Maria do Carmo Pires / Francisco Eduardo de Andrade / Alex Fernandes Bohrer (organizadores)

Poderes e Lugares de Minas Gerais: um quadro urbano no interior brasileiro, séculos XVIII-XX - Trabalhar os conceitos e os supostos teórico-metodológicos, conceber (re)leituras documentais, articular interpretações inovadoras e afinar o conhecimento da memória histórica são os objetivos desta obra que reúne pesquisas sobre a configuração política e econômica.

PORTO INSEGURO / Martim Ferrer

Desde a sua descoberta, o Brasil nunca se encontrou inteiramente. Foi, por isso, muitas vezes objeto de reflexão. Hoje, depois de um período de mudanças, e no meio de uma crise, torna-se de novo importante pensar e discutir o Brasil, o que o país é e pode ser, quais as tarefas do futuro.

PROCURANDO NOSSAS RAÍZES / José Antonio Ribeiro

Por que temos esta fascinação pelo que é antigo, pela história, especialmente pelos nossos antepassados? A resposta a esta pergunta pode estar nas influências arquetípicas, vívidas, que nos seduzem, e o desejo de torná-las conscientes, o que justifica esta busca às nossas raízes, à nossa ascendência.

QUE BODAS IREI FAZER ESSE ANO? / Renato Andrade

Sempre em busca de conhecimento e atualizações que tragam bem-estar à família cristã, desenvolveu o livro Que bodas irei fazer este ano? ao longo de dois anos e meio, com muito amor e ajuda de Deus, para enfatizar as datas festivas de relacionamentos duradouros como um patrimônio maior: o casamento e a família, e os exemplos de casais com 90 anos de matrimônio, que deram prosseguimento à família que Deus criou, fazendo o homem e a mulher sua adjutora para procriar na sua presença, aceitando as imperfeições e indiferenças um do outro, levando a vida até que a morte os separe.

QUINZE IRMÃOS / Berenice Ferreira Moraes

A obra Quinze irmãos conta parte da história da família iniciada na união de Antônio Ferreira da Silva Sobrinho (Antônio Sirino) e Benedita Vicente da Silva (Ditinha) e que gerou quinze filhos, entre eles a autora Berenice Ferreira Moraes, mais de cinquenta netos e um bocado de bisnetos e tataranetos. O livro traz inúmeras e deliciosas narrativas, exaltando sempre a coletividade e a vida entre irmãos e primos ao longo dos anos, entre Paraisópolis/MG e Caraguatatuba/SP.

RECORDAÇÕES DA PEQUENA SOCIEDADE DE AMIGOS DO LIVRO / Gastão Rúbio de Sá Weyne

O livro procura relembrar a fundação de uma Pequena Sociedade de Amigos do Livro, criada por um grupo de jovens idealistas de Fortaleza-CE, nos idos de 1950. Uma primeira contribuição da Pequena Sociedade de Amigos do Livro PSAL à formação intelectual e moral de seus sócios, ao que me parece, é a clara demonstração de que foi possível reunir, espontaneamente e de forma duradoura, um grupo homogêneo de jovens idealistas do bairro de Joaquim Távora, em Fortaleza-CE para operacionalizar procedimentos culturais nobres a fim de desenvolver atividades intelectuais diversas.

REFLEXÕES SOBRE O EUSÉBIO DO CORONEL CÍCERO SÁ / Gastão Rúbio de Sá Weyne

Sempre tive pelo meu avô um profundo respeito. Suas recomendações e conselhos eram dogmas e, como tal, deveriam ser seguidos. Ele era uma pessoa altamente respeitável e sempre foi por mim considerado um homem que me transmitia um exemplo marcante. Eu sempre dele muito me orgulhei. Lembro-me de um fato que marcou a imagem do meu avô Cícero Sá em minha mente para sempre. No período da manhã, ele havia inspecionado seu sítio a cavalo.

RUMO A NOROESTE / Francisco de Souza

O livro aborda a emigração, imigração e migração, a navegação marítima; a questão racial e o índio brasileiro; descreve o surgimento do estado, a história suíça e brasileira; o latifúndio e a produção agrícola, o noroeste paulista; a função social da propriedade; a religiosidade dos envolvidos e o respeito à religião de terceiros. 

SANTIAGO, UM CAMINHO DE EMOÇÕES / Valter Conde

História de dois amigos, Valter, brasileiro, e João, português, de continentes distintos e separados por um oceano, que resolvem fazer o caminho de Santiago de Compostela, numa extensão de aproximadamente 870 km. Juntos saem da França, percorrem o norte da Espanha com uma mochila nas costas, até chegarem a Santiago.

SOROBAN - Thereza Toshiko Kato

...não deixe cair o estandarte que ele lhe legara, não deixe morrer com ele a semente que frutificou, que a sua obra prossiga através dos tempos... As pessoas que praticam o soroban como ginástica mental certamente alcançarão um futuro brilhante e um declínio de vida mais feliz...

TERRORISMO GLOBAL / Eduardo Negrão

Desde os tempos da Revolução Francesa, quando a denominação de terrorismo foi usada para garantir o sucesso dos revolucionários, a prática do medo para fins específicos políticos e/ou religiosos se tornou uma realidade difícil de ser encarada. Desde a antiguidade tanto grupos políticos quanto governantes usaram essas táticas para se manter no poder com punhos de ferro.

TIMOR LESTE / Gleydson Gonçalves Nazareth

A obra é uma introdução a este que é o último país de língua oficial portuguesa a se tornar independente, após quatro séculos de dominação lusitana e 24 anos de uma brutal invasão indonésia. O livro aborda aspectos gerais do Timor Leste, traçando um panorama histórico completo desde o período pré-colonial até o pós-independência, denotando os elementos que forjaram a identidade timorense enquanto nação, tornando-os singulares no Sudeste Asiático. Ao final destaca as perspectivas desta jovem democracia.

TÍTULO PROVISÓRIO / Fábio Daflon

Este livro começou a ser escrito em 1977 e teve sua primeira edição em 1980, quando o autor já era ex-aluno da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, recém-formado, fazia residência médica no Hospital Universitário Pedro Ernesto. A partir de uma greve nacional na década de cinquenta do século passado, neste livro relatada, a faculdade passou a ser chamada de Ciências Médicas.

TRIBUTO A UM HERÓI / Coronel PM José Carlos Xavier

O livro registra dados históricos sobre a Campanha do Vale do Ribeira (combate à guerrilha rural na década de 70), sob o ponto de vista de um dos policiais militares que participou ativamente do fato, José Carlos Xavier. Consta também o martírio de Alberto Mendes Junior, executado covardemente por guerrilheiros-herói da epopeia. Fatos da época de 1970 são entremeados por constatações recentes, de 2013, por meio de visitas e entrevistas, realizadas pelo autor durante um ano de trabalho de pesquisa e a campo.

UM RASTRO DE LUZ / José Carlos da Silva

Há uma prática religiosa de imposição de energia cósmica pelas mãos, chamada Johrei, desenvolvida por muitos adeptos da Igreja Messiânica Mundial, de origem japonesa e desde 1954 difundida no Brasil. Os surpreendentes e inexplicáveis resultados e sua comprovada eficácia, são narrados por milhares de pessoas beneficiadas e por seus praticantes, atualmente em grande número no Brasil. 

UM SARGENTO DE 32 / José Wagner Cabral de Azevedo

Com prefácio do cineasta Fernando Meirelles, o romance histórico leva o leitor a vivenciar uma odisseia cabocla que se passa no interior de São Paulo, no início do século 20, onde as dificuldades eram superadas com muito sacrifício e garra, com heróis e vilões, triunfos e tragédias. Nesse ambiente rústico de abertura das terras do Sertão Paulista, cresceu um homem que sentiu vibrar em seu peito o patriotismo e lutou bravamente na Revolução Constitucionalista de 1932.

UMA VIDA DIA A DIA / Ulrike Julie Maria Pfeiffer

A Segunda Guerra Mundial dia a dia. O diário de uma vida, e memórias escritas por quem vivenciou o drama desse período. Resgate de momentos históricos relatados por fatos do cotidiano, e pela luta pela sobrevivência. Uma história familiar iniciada em um país, interrompida pela guerra, e reconstituída em outro continente. Um exemplo de esperança e compromisso com a solidariedade humana.

VERDÃO / Flávio Gomide

Futebol, paixão, jogadas, gols. Sofrimento, glórias, taças erguidas! O sorriso da vitória de uns é o choro da derrota de outros que olham amargamente o troféu descendo para o vestiário do oponente. Uma bola tirada em cima da linha que valeu mais que mil gols, um silêncio até a bola entrar chacoalhando a rede quando as luzes já pensavam em se apagar e um estádio tremendo com pulos simultâneos e gritos de alívio, alegria, amor e emoção em tantas finais, em tantas batalhas épicas.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home