2018 AGORA A REINVENÇÃO DO BRASIL / Jô de Araújo

2018 foi um ano para lá de tumultuado. Estou convencido também de que 2018 poderá ser o começo da reinvenção de um novo Brasil, se nossos muros de Berlim forem derrubados. O arcabouço institucional de nossa organização democrática me parece cheio de rachaduras, envelhecimento precoce. Há que se pensar em novo modelo que coloque o poder nas mãos do povo, este mesmo povo que lhe dá origem. 

A FÚRIA DE PAPÉIS ESPALHADOS / Darlan Zurc

O livro A fúria de papéis espalhados é uma coletânea de textos de não ficção (da área de Ciências Humanas e Filosofia) produzidos entre o final da década de 1990 e o ano 2004, quando Darlan Zurc atuava como crítico e era bastante influenciado pelo estilo ácido e enciclopédico do jornalista Paulo Francis (1930-1997), além de outros autores. A influência continua, mas ele deixou em segundo plano esse combate intelectual atroz. Os temas escolhidos na ocasião foram tratados com desembaraço e veemência — a exemplo dos artigos “Paulo Coelho vende mais porque é fresquinho” e “Três excrementos” —, mantendo o vigor ainda hoje.

FILOSOFIA À BRASILEIRA / Ivens Góes

Filosofia à Brasileira vem com a função de fornecer elementos para um debate amplo a respeito de questões variadas, das mais simples às mais profundas, das mais corriqueiras àquelas nunca antes debatidas ou pensadas, e tudo isso com um tempero bem brasileiro, uma linguagem acessível e uma abordagem agradável dos variados assuntos.

FILOSOFIA E VIDA / João Uilson / Ronilson Lopes

O livro Filosofia e Vida: Diálogos entre Amigos, de autoria de João Uilson e Ronilson Lopes, é uma coletânea de cartas que abordam diversos conteúdos filosóficos, como a existência humana, ontologia, amizade, felicidade, espiritualidade, política, estética, educação, conhecimento e outros.

KARL KORSCH / Nildo Viana

O materialismo histórico tem como referência fundamental Karl Marx, o responsável por sua elaboração. A concepção materialista da história teve pouco desenvolvimento e aprofundamento após seu momento inaugural com Karl Marx, pois poucos autores foram além de reproduzir suas contribuições. Uma das raras exceções é Karl Korsch (1886-1961).

MINHA HOMENAGEM A KARL MARX / Gastão Rúbio de Sá Weyne

No presente livro, o autor almeja prestar uma homenagem consciente, resultante de um sentimento de profundo respeito, a Karl Marx, que, para o mundo intelectual, foi considerado, com justiça, um dos maiores pensadores da humanidade. Descobriu a lei específica que move o atual modo de produção.

O ARQUÉTIPO DO JARDIM DO ÉDEN / Marcelo Campos

Uma reflexão objetiva sobre as prioridades da humanidade como espécie dentro do século XXI. Com as informações científicas obtidas através da geologia, paleontologia, astronomia, climatologia e biologia, temos certeza de que o foco da atual agenda mundial na proteção aos ecossistemas existentes no planeta é o caminho para perpetuar nossa espécie? A resposta é não. É um equívoco acreditar que o planeta Terra sempre foi o Jardim do Éden descrito no livro de Gênesis.

O PARADIGMA DAS CAVERNAS / Frank Viana de Carvalho

O Paradigma das Cavernas é uma obra que procura apresentar reflexões e análises sobre a condição humana diante dos desafios do conhecimento e das escolhas. Há também importante reflexões sobre paradigmas, verdade, alienação, certezas, valores, ignorância, liberdade e escolhas.

OS ENSINAMENTOS DE CRISTO / Marcelo Luís Butturini

Os Ensinamentos de Cristo faz uma análise que parte dos elementos morais e éticos que brotam  naturalmente dos ensinamentos de Jesus e que constam nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. O objetivo da obra literária é fazer com que o leitor aprofunde seu conhecimento e exerça uma opinião crítica sobre o tema. 

OS MESSIAS DO MUNDO / Vito Marino

Mergulhe no universo fascinante da história humana, com suas crenças, religiões e fanatismos. Como se desenvolveram as religiões ocidentais e seus mitos? Conheça uma lista de diversos messias e profetas mundiais desde milênios, com um apanhado de suas vidas e ambições. Muitos deles vieram e se foram, qual é o seu legado?

TARDE TE AMEI / Paulo César de Oliveira

Este livro aborda a beleza como manifestação e esplendor originário do ser. Na Idade Média se reconheciam passivamente o "unum", o "bonum" e o "verum" como transcendentais, enquanto, sobre a "res", a "aliquid" e o "pulchrum", não havia unanimidade. Foi Felipe "II Cancelliere" (1160-1236), no século XIII, quem inseriu a beleza entre os transcendentais.

UM REEXAME CRÍTICO DAS CONCEPÇÕES JURÍDICOFILOSÓFICAS E DAS AÇÕES SOCIAIS EM BENTHAM / Gastão Rúbio de Sá Weyne

Jeremy Bentham é considerado pelos seus biógrafos como um filósofo esquecido, desprezado e injustiçado, tratado com ferrenhas críticas por seus opositores, quase sempre desconhecedores do conjunto de sua obra. Bentham é admitido como um inspirador de reformas da legislação, implantando efetivamente mais de trinta alterações nas leis inglesas, além de ter sido um defensor dos direitos das minorias discriminadas.

UMA SEMENTE NOVA / Geraldo Flávio

Este livro classifica-se como drama fictício, com um "toque" de filosofia e existencialismo. É o relato sobre um grupo de jovens ambientalistas que se depara com questões de sua própria existência no mundo. Trata-se da história de jovens que se sentem impelidos a dar um significado à vida e ao meio ambiente.

VIDA EM PENSAMENTO / Claudio Costa

Esta autobiografia intelectual é uma versão expandida de um memorial aprovado em concurso. A atual versão é aqui publicada devido ao seu interesse didático. Questões fundamentais da filosofia contemporânea, como as do significado, da verdade, da definição de conhecimento e do ceticismo.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home