2020 - O MUNDO DE JOELHOS / Celso Colonna Cretella

Reportagem abordando notícias várias sobre Política, Economia e Pandemia. Nesta segunda obra Celso aborda aspectos os quais pretende que constituam documento para as próximas gerações. É seu legado aos estudantes de História e a todos os leitores interessados no Brasil e no mundo no que tange a este ano de 2020.

DIÁRIO DE UM ASSESSOR DE IMPRENSA / Thiago Paleari

A vida de assessor de imprensa proporciona várias oportunidades, mas também vários percalços. Foi durante a pandemia do novo coronavírus, em 2020, período de restrições e distanciamentos, que o jovem assessor de imprensa Thiago Paleari, até então acostumado com os “corres” da profissão, abriu seu diário e revisitou suas memórias mais distantes.

O SABER QUE TRANSFORMA / Jamil Alves / Regina Rocha

Nivaldo, Tainá, William, Cleusa, Alípio e Sônia são seis brasileiros que, apesar de suas histórias de vida tão diferentes, apresentam um ponto em comum: a paixão pelo saber. Todos eles encontraram na escola e na busca pelo conhecimento o caminho que os levou à satisfação profissional e pessoal. E, conforme as verdades de cada um vão sendo desveladas pela narrativa jornalística de suas biografias, todos enfrentam brigas, disputas e desilusões, mas vencem tudo com esperança, força e êxito.

PESCADOR DE NOTÍCIAS / Carlos Ratton

São 216 páginas repletas de material investigativo, fatos inusitados protagonizados pelos últimos prefeitos da região, o dia a dia de um repórter; perseguições políticas sofridas pelo jornalista e até ameaças de morte em função de suas publicações que, em 2012, o levaram a ser finalista da versão nacional do Prêmio Esso - um dos mais renomados do País - pela série de reportagens intitulada Endinheirados, que versou sobre a proibição de acesso às praias de Guarujá.

PIMENTA NEVES - UMA REPORTAGEM / Luiz Octavio de Lima

O livro narra em tom de reportagem a história do autor do crime que abalou a imprensa brasileira em 2000: Antonio Marcos Pimenta Neves. Na época, diretor do jornal O Estado de S. Paulo matou a ex-namorada Sandra Gomide, 30 anos mais jovem, em um haras de Ibiúna, interior de São Paulo, pondo fim a uma escalada de intimidação e violência contra ela desde que a jornalista rompera o relacionamento de três anos. A ascensão e queda de Pimenta Neves, da infância em Araraquara ao presídio de Tremembé 2 (SP), passando pelo Banco Mundial, em Washington, é contada com base em extensa pesquisa e cerca de 100 depoimentos. A obra lançada em 2013 é finalista do Prêmio Jabuti de 2014 na Categoria Reportagem.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home