AGORA EU SEI! / Ivelise Motta Bello

Com que matéria-prima se faz um sonho? Com quais sonhos se faz uma história? Os personagens desta aventura sabem as respostas. Para explicar, dão vida a mocinhos e bandidos, os quais redimensionam o imaginário nas histórias de todos os tempos, criando situações que instigam a repensar os modos de ser e viver hoje.

CINCO HISTÓRIAS PARA TEATRO - NOVENA NOVELA / Waldir de Luna Carneiro

A conquista da fé pela técnica - Deputado apavorado - Adultério em Gramática Gênio Decadente e  A Grande Promessa - Cinco divertidas, trágicas e extravagantes histórias para teatro em apenas 92 páginas. A civilização brasileira nasceu no palco, um fato único na história do mundo. Em toda parte a arte cênica é uma arte tardia que só se incorpora ao patrimônio dos povos quando atingem as altas escalas da cultura. No Brasil o teatro é anterior à nacionalidade.

CINEUROSE - DIA DE JUÍZO EM CAPITUBA / Waldir de Luna Carneiro

"Devemos aplaudir todos os escritores brasileiros que intentam dar uns poucos lampejos à Literatura Teatral." (Raquel de Queiroz). "A comédia está na raiz do teatro. As grandes tragédias e dramas têm algo de cômico, assim como as maiores comédias têm algo de trágico: Tartufo, de Molière, Mandrágora, de Maquiavel, Auto da compadecida, de Ariano Suassuna e tudo de Plauto." (Hélio Cícero, ator e diretor). "No romance há um ambiente de multidão, uma variedade de conversas.

DE CASA PARA CASA / Antônio Hespanhol

Confesso que me assustei com esta obra. Esperava uma leitura pausada, serena, mas erudita e difícil, como às vezes a própria figura de Antônio Hespanhol me parece. Só que aí me deparei com whey protein, Baudelaire, Curitiba, Exu e Derivadas em um pouco mais de cem páginas de uma peça. De certo modo, invejo sua engenharia léxica, transitando entre mundos opostos, de Camões a Safadão, com a leveza de quem pede uma gelada em algum canto da Savassi ou de Ouro Preto. 

DIZ(AMOR) / Airen Wormhoudt / Zédú Neves

Três histórias que se cruzam. Três momentos que nascem de um primeiro texto, ?A Inquisição da Alma?, que insere poeticamente o tema da dualidade feminino/masculino: uma brincadeira de amor entre Jasão e Medeia, renovados no século XXI. Será? Medeia ainda se mostra apaixonada e lamenta os desencontros do amor. Jasão cruza os séculos repetindo fórmulas, delineando o desgaste do masculino que desemboca na falência da relação a dois.

ESPELHO / Daniel Alves Brasil / Ana Szcypula

O livro, além de conter o texto dramatúrgico da peça "Espelho", narra os primeiros três anos da existência do grupo paulista Refinaria Teatral. Nesta obra você também encontrará fotos da peça teatral, histórias sobre a turnê de 2010 e 2011 e irá conhecer um pouco sobre os integrantes do grupo.

ESTANCO OU A VIRGEM DOS TAMANCOS E O POÇO / Adriana London

“O Poço” conta a história tragicômica de pessoas que moram em um poço como se fosse um condomínio fechado. Ao longo dos diálogos inóspitos o leitor vai descobrindo como cada personagem foi parar lá dentro. “Estanco ou A Virgem dos Tamancos”, divertida ao absurdo, tem como cenário “um” Brasil do século XXI ainda colônia de Portugal. A palavra estanco refere-se ao imposto que os mestres de capela tinham que pagar à Santa Sé para executar música nas igrejas. Devido ao abuso na cobrança desse imposto, Dom Bravo escreve ao Papa denunciando a execrável conduta de seu “sobrinho”.

FUGINDO DA SECA / Elena Urias

Fugindo da Seca, a primeira obra teatral de Elena Urias, foi inspirada em fatos reais, relatados por Maria Pessoa, uma companheira de quarto que, nas longas noites de insônia, confidenciava-lhe o drama vivido por sua própria família. A obra conta a saga de mais uma família nordestina que, para fugir da fome, vem para São Paulo em busca de uma vida melhor. A história se desdobra em três gerações, com a primeira se passando no Nordeste e as outras duas na cidade  de São Paulo.

NOVA DRAMATURGIA / Alberto L. Martins

Quando vamos às livrarias mal encontramos livros sobre dramaturgia. Alguns clássicos às vezes, mas nada compatível com a produção nacional, que se estende a roteiros, ensaios, novelas e peças de teatro. Os sites da internet ainda apresentam alguns resultados, primordialmente focados em comédias, mas quase nada em formato de livro.

O ANJO DO APOCALIPSE / Clovis Levi

Eliakim (judeu) e Zahra (árabe) formam um casal que nasce, morre, renasce, morre. Sempre que retornam à vida tentam se encontrar - nem sempre conseguem. Quando se encontram há uma obsessiva atração mútua; e um ódio incontrolável devido ao milenar conflito entre árabes e judeus. Na peça eles se reencontram três vezes, em diferentes períodos da História. 

O FIO DE ARIADNE / Leonia Oliveira

O Fio de Ariadne é composto por três peças: ?O Fio de Ariadne?, uma peça com características das tragédias gregas, tal quais as adaptações que Leonia Oliveira fez para o teatro de Marguerite Duras (A Doença da Morte) e Marguerite Yourcenar (Safo). A poética de O Fio de Ariadne fez com que a autora lhe retirasse as marcações para a valorização do texto: uma narrativa trançada, um novo final para o ícone Ariadne.

O LÍDER / Waldir de Luna Carneiro

Um diletante das letras. É assim Waldir de Luna Carneiro: amador no sentido mais belo da palavra. Um amante da dramaturgia, enamorado do teatro elaborado que transforma e diverte. Não há espaço em jornal impresso que dê conta da vida desse contador de histórias. Responsável pela percepção crítica de várias gerações de grupos de teatro do sul de Minas, o jornalista e dramaturgo é nome dos mais homenageados do teatro mineiro.

O MUSEU DA MENOPAUSA / luCastro

O livro O Museu da Menopausa (A entrevistada) é como a mensagem colocada numa garrafa e atirada nas ondas da menopausa. E que, ao ser descoberta, desenrola-se numa cômica entrevista com a participação do telespectador. As palavras da protagonista, Mrs. Claudette Di Pasquale, iluminam a verdade como a barata no leque sobre o que às vezes faz-se crer ser mentira.

O TEATRO DE ELSON BARCELOS / Elson Barcelos

O Teatro de Elson Barcelos é uma reunião de alguns textos do dramaturgo que foram escritos especialmente para teatro. Todos já encenados e remontados por grupos diferentes. O livro é resultado de incentivo de amigos e fãs que acompanharam os livros anteriores, mas não tiveram a oportunidades de assistir a todas as montagens dessas peças.

ÓPERA SELVAGEM / Marizia Cezar

Dedicatória: A todas as mães e cuidadores de seus entes queridos. Foi um tempo produtivo de muita inspiração e variedade de composições musicais desde 1982 durante o tratamento CA na infância por cinco anos corridos (com recaída), como num curso prático de resiliência de contato com os casos no hospital, e formação em Arteterapia, mas, embora tudo preservado Reg. EDA UFRJ RJ não houve oportunidade em tempo hábil para a divulgação.


PITADAS DE ANGÚSTIA / Rapha Ramos

Sete peças curtas abordando relações conflituosas, instigantes, instintivas. Personagens e relações que se revelam em meio a curtos diálogos. Pitadas Porções pequeníssimas de uma coisa. Angústia  Grande aflição acompanhada de opressão e tristeza. Escrever é vomitar. E é somente isso. Simples assim.

QUEM É O OCULTO? / Carolina Buna Alves

Bárbara é uma mulher de 30 anos que tem o sonho de casar. Ela está em seu e-mail verificando a sua caixa de entrada quando aparece um convite de casamento. Bárbara estranha, mas acaba indo à cerimônia. Chegando lá, vê que caiu em uma cilada e tenta sair do local, porém é espancada e levada de volta para a sua casa, onde está sob os cuidados de um homem desconhecido.

TRILOGIA LÉSBICA / Ronaldo Ventura

Trilogia Lésbica é a primeira publicação da dramaturgia de Ronaldo Ventura. Traz três textos com temática lésbica. A primeira das três é a Les, uma história de duas amigas, em que uma delas tem uma namorada. A trama gira em torno do relacionamento tumultuado entre as duas namoradas e os conselhos e pitos que a outra amiga dá. A segunda é Eu Queria ser a Cássia Eller - É uma noite de bate papo em que uma mulher está tentando conquistar outra.

UAI!!! CADÊ O ANTÔNIO QUE TAVA AQUI? / Sergio Seixas

Uai!!! Cadê o Antônio que tava aqui? é ambientada na fictícia cidade de Catulé do Bom Jesus e tem como protagonista Santo Antônio, o santo casamenteiro. Em meio a situações divertidas e inusitadas, conhecemos Rosa, uma garota de personalidade forte, “apimentada”, filha do prefeito da cidade. Ela deseja casar-se com um “príncipe encantado” e é pensando nisso que “pede” a ajuda de Santo Antônio. Afinal... Rosinha casa ou não casa?

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home