A INDÚSTRIA DA MÚSICA GOSPEL / Adailton Moura

A Indústria da Música Gospel é um livro reportagem que aborda o desenvolvimento comercial do gênero evangélico no mercado fonográfico brasileiro a partir dos anos de 1990. A obra é fruto de uma pesquisa acadêmica, que propôs analisar de forma aprofundada a ascensão da música gospel produzida no Brasil. Composto por seis capítulos, AIMG versa sobre o desenvolvimento da música ao longo dos tempos; o nascimento do gospel na cultura afro-americana; a criação de uma cultura baseada no gospel brasileiro; a ascensão da música cristã na indústria fonográfica; e a mudança de propósito do cenário musical evangélico.

ALÉM DO SOM / Lilia Iasi

Este songbook surgiu da ideia de fazer uma coletânea de algumas poesias, letras e composições musicais de autoria de Lilia Iasi. É um álbum bem interessante para os músicos, pois contém partituras com cifras. Além do Som é um livro de grande criação poética, que transmite uma suave mensagem inspiradora.

BANDAS DE MÚSICA / Herson Mendes Amorim

Este livro é o resultado de uma pesquisa realizada entre os anos de 2010 e 2012, originalmente intitulada "Contribuições das Bandas de Música para a Formação do Instrumentista de Sopro que Atua em Belém do Pará", com o objetivo de delinear a trajetória dos professores de instrumentos de sopro que atuam em Belém do Pará.

BANDEIRA SERTANEJA / Geraldo Meirelles

Esta obra trata da evolução da música sertaneja do Brasil e da vida de Geraldo Meirelles, pioneiro dos programas sertanejos na TV. Relata fatos que ocorreram desde os idos de 1930 até a modernidade, descrevendo também os principais artistas e programas de rádio e TV. Em seu programa Canta Viola abriu espaço para iniciantes, como Chitãozinho e Xororó, João Paulo e Daniel, Leandro e Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano e muitos outros, além de receber também os já consagrados, como Tonico e Tinoco, Milionário e Zé Rico, Liu e Léo, Cascatinha e Inhana e os demais conhecidos.

FAIXAS ASSOMBROSAS / José Eduardo Ferreira Santos

Esses textos são momentos nos quais quis selecionar algumas canções que me despertaram muitos sentimentos e desejos de entendimento. São sínteses do desejo de encontrar a beleza nas canções populares do Brasil e algumas do mundo. Uma música carrega em si algo desse desejo de eternidade que possuímos. Em mim percebo cada vez mais na experiência de satisfação após dissecar cada composição na atitude da escuta como exercício de dialogar com esses autores, cantores e instrumentistas.

MANUAL DOS ACERTOS / Arno Roberto von Buettner

O Manual dos Acertos - os modelos harmônicos da música popular procura explicar o comportamento dos acordes na música popular. Partindo dos elementos mais básicos da harmonia, como as tríades e as funções dos acordes, o livro traz dicas de como e onde utilizar outros elementos como dominantes secundárias, dominantes substitutas, o acorde sus4, etc.

MÚSICA (CULTURA E SOCIEDADE) / Wesley Caesar

Esta obra convoca o leitor ao exercício de trilhar e perscrutar caminhos que percorrem as várias ideias e representações das diversas vertentes do conhecimento em torno da Música... É o convite a uma "viagem" que permite alçar "novas dimensões", ampliando assim a nossa compreensão quanto aos significados dos sons. Um estudo multi ou transdisciplinar, com visão do tipo "holística", que tenta identificar aspectos que se encontram aparentemente isolados, mas que na verdade formam um "todo".

MÚSICA CIÊNCIA / Angela Maria Ferraz

Esta obra, tem como objetivo principal Cientificar a Música. Focamos nossa pesquisa na construção da música, e o quanto o seu construindo influi no cérebro do indivíduo, provocando reações salutares em seu comportamento. Para autenticar nosso propósito, passeamos, desde o período Paleolítico, Renascimento, Iluminismo, até a Atualidade, com Matemáticos, Filósofos, Sociólogos, Doutora em neurologia, Assistente Social, Educador, Músicos e Etnomusicologista. 

NEUROCIÊNCIA E MÚSICA / Cristina Garcia

O presente trabalho tem como objetivo analisar os benefícios de tocar violão para o desenvolvimento cognitivo e afetivo de adolescentes. Nos últimos cinco anos, pesquisas sobre as vantagens de tocar um instrumento musical têm crescido muito e vêm apresentando resultados significativos para várias áreas do conhecimento.

OS MADRIGAIS DE CARLO GESUALDO / Rafael Luís Garbuio

Um livro dedicado a todos aqueles que se interessam pela obra do compositor italiano Carlo Gesualdo. Seja por conhecê-la e desejar aprofundar-se, ou pelo interesse em obter um auxílio antes de um contato inicial. O compositor nascido na segunda metade do século XVI, tornou-se um marco na história da música ocidental por ter elaborado uma obra quase inclassificável. A base de sua escrita musical pode ser identificada nos seis livros de Madrigais Italianos publicados entre os anos de 1594 e 1611.

RAUL SEIXAS / Paulo dos Santos

O objetivo da obra é analisar a carreira artística do cantor e compositor Raul Seixas (1945-1989), tratando as relações da Censura com as músicas do artista no período entre 1973 e 1974. Foi no ano de 1976 a primeira vez que ouvi Raul. Fiquei assustado ao ver a capa daquele álbum, de onde um velho homem me olhava profundamente.

VOZES DO MAGRO / Magro Waghabi

Livro póstumo de Magro Waghabi (1943-2012), onde ele comenta, faixa a faixa, os 15 primeiros LPs do grupo MPB4, do qual foi diretor musical e arranjador desde o seu início. É um songbook, pois, foi escolhida uma faixa com seu arranjo vocal transcrito.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home