50 DIAS ENTRE O CÉU E A TERRA / João Boldrin Rodella / Sebastiana Paié Rodella / Maria Ângela Paié Rodella Innocente (org.)

O livro 50 dias entre o céu e a terra aborda lições de vida e o sentimento de esperança, misturando prosa e poesia. A primeira lição de vida relata um intervalo de pouco mais de um ano na vida de João Boldrin Rodella, desde sua internação de emergência, com uma isquemia intestinal, que quase lhe tirou a vida em 2010 e o levou a ser submetido à ileostomia, até se recuperar e retirar a bolsa coletora de resíduos em janeiro de 2011.

A HISTÓRIA DO MEU VIOLÃO EM FOTOS E NARRATIVAS / Gastão Weyne

A ideia de publicar este livro surgiu quando o autor fazia uma revisão de seus arquivos fotográficos de há muito guardados e esquecidos. Verifiquei nessa tarefa que a quantidade de fotografias tiradas ao lado de meus amigos músicos era significativa e, então, senti a necessidade de publicar este livro.

A MENINA DAS QUEIMADAS / Ronaldo Pereira de Lima

Zélia de Oliveira Rocha é uma mãe exemplar e uma mulher de fibra. Foi professora do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) e aprendeu por conta própria a tecer renda de bilro, bordados rechilieu, ponto cruz, crochê, ponto cheio e a confeccionar roupas de tecidos. Seus dotes culinários despertavam o interesse e a curiosidade de quem experimentava suas comidas e quitutes.

A MULHER OLHANDO A MENINA / Maristela Veloso Campos Bernardo

As mãos de meu pai pendiam de seus longos braços quando ele caminhava, e suas veias ficavam saltadas formando um desenho azul tal como um rio e seus afluentes. Elas pegavam no laço, enlaçavam os cavalos, novilhos, bois ou touros na hora da marcação com os ferros em brasa para cunhar, nos pelos dos animais, um RC de Ruy Campos.

ALÉM DA FRONTEIRA / Luis Eduardo Garcia Aguiar

Além da fronteira é a autobiografia de Luis Eduardo Garcia Aguiar, que narra sua história a partir do momento em que deixa Montevidéu, no Uruguai, e chega a São Paulo. O livro conta ainda os fatos mais marcantes durante os treze anos de sua permanência na cidade e sua mudança para Paulista, na região metropolitana de Recife (PE), onde reside e é muito feliz até hoje. Desde o Uruguai, passando por São Paulo até chegar ao Recife.

ALICE E AS MEMÓRIAS DE TEMPOS PERDIDOS OU NEM TANTO / Alice Silva Carota

“Nem sempre temos a oportunidade de comunicar através da escrita nossos pensamentos. O homem, principalmente aquele que teve a sorte de nascer no campo, tem uma cultura diferente. Ela é muito rica, isso é verdade, porém, a chance de ser reconhecida é difícil. A sua chance de deslocar-se do seu mundo é mínima. A sua vida é corrida, ele tem que estar as vinte e quatro horas focado na sua ocupação na lavoura. Há a época para plantar, outra para colher.

ANOS 1950 - VOL. 1 / Sami Tebechrani

Viaje no tempo! Meados do século XX. O período vai do término da Segunda Guerra Mundial em 1945 até o golpe militar no Brasil em 1964. O cenário é constituído por uma pequena cidade onde você participa do dia a dia e ouve ou lê as notícias dos principais acontecimentos do mundo, do país e da comunidade. A televisão ainda não chegou.

ANOS 1950 - VOL. 2 / Sami Tebechrani

Viaje no tempo! Meados do século XX. O período vai do término da Segunda Guerra Mundial em 1945 até o golpe militar no Brasil em 1964. O cenário é constituído por uma pequena cidade onde você participa do dia a dia e ouve ou lê as notícias dos principais acontecimentos do mundo, do país e da comunidade. A televisão ainda não chegou.

ANTES DE MORRER PRECISO DE UMA FESTA / Driss Ghali

Antes de morrer preciso de uma festa é o relato altamente pessoal de um policial de elite de origem árabe que, por um acaso da vida, vira guarda-costas de um jovem e paranoico ditador africano. Escritas inteiramente de memória, já que ele não manteve um diário, essas páginas são um passeio ora engraçado, ora tenso, pelos corredores do poder.

APRENDIZ / Lenira Fernandez Cavalcante

Aprendiz é o meu testemunho de fé. Não importa de qual tipo ou de que fonte, é o testemunho existente de cada minuto que me senti viva, consciente de que uma força fantástica estava sempre comigo. Escrever sobre meus momentos é uma espécie de resgate de todo o tempo em que pude compreender que aprender a viver é um exercício diário.

CONQUISTANDO UM SONHO / Natanael Pereira da Silva

Conquistando um sonho, de Natanael Pereira da Silva, relata uma viagem emocionante contendo fatos reais. Com muito esforço e determinação, o autor conta sua história e como enfrentou e superou grandes obstáculos, que se transformaram em esperança, renovaram sua fé e fortaleceram seu ideal. Com isso, sem nunca deixar de lado a humildade, conseguiu conquistar o sonho alojado em seu coração.

CONSONÂNCIAS E DISCREPÂNCIAS / Ezequiel Candido Santos

Tendo como cenário o bucólico semi-árido baiano, Consonâncias e Discrepâncias objetiva retratar de maneira transparente e concisa a vida de um garoto provindo de uma família humilde e simples, porém unida e muito feliz, apesar de numerosa como a maioria das famílias sertanejas.

CONVERSA DE MÃE / Agda Meneses

Em muito se alardeia sobre a prevenção primária (aquela que visa impedir que os jovens venham a experimentar as drogas), ou mesmo a prevenção secundária (que trabalha no sentido de que os jovens usuários de drogas não venham a se tornar dependentes químicos), porém o trabalho (ainda pífio) concentra-se mais na prevenção terciária.

DA ARTE QUE SE FEZ À ARTE QUE SE FAZ / Marcia Barros

Cada pessoa possui a curiosidade de saber um pouco mais a respeito da vida daqueles que estão ao seu lado ? é o que chamamos popularmente de ?curiar?(no dicionário ?baianês? de uma querida colega). Nas páginas seguintes, vão descobrir um pouco mais sobre mim; vão rir, vão chorar, vão se emocionar...

DIÁRIO DE LUCAS / Marcelo Cordeiro

Diário de Lucas conta uma história de superação. Lucas nasceu com má-formação da coluna vertebral e teve nos primeiros dias de vida prognósticos de paraplegia, entre outras limitações. O livro conta como conseguiu superar todas as expectativas relatadas pela medicina, com detalhes sobre o tratamento, tais como os medicamentos utilizados, as terapias e os desafios enfrentados pela família no decorrer de seus primeiros anos de vida.

DIAS ASSOMBRADOS EM ROMA E OUTRAS PROSAS / Carlos Méro

Um relato cru e sem rodeios das desventuras de um brasileiro que, em Roma e já no derradeiro dia de uma viagem de recreio, viu-se surpreendido por um acidente vascular cerebral. O hospital, as dificuldades de comunicação, a identidade dissolvida no meio da multidão de pacientes, os incômodos e as intolerâncias (apesar do aconchego solidário de estranhos), o quase que proibido contato com a família, a sonegação de informações sobre o estado do paciente.

ELA - DIÁRIO DE BORDO / Charles Tolin

Ela - Diário de Bordo são os registros das viagens e tudo que os tripulantes viveram em seu percurso. A ordem é cronológica e, em relatos deste tipo, geralmente, há a predominância do tempo presente na narração dos fatos. Entretanto, este capitão descuidado perdeu os manuscritos e necessitou contar com a boa memória para resgatar as experiências vividas por todos da embarcação de nome ELA. Por isso, empregou-se o pretérito predominantemente.

LEMBRANÇAS / Peter Naumann

O livro é um relato de alguém que acredita na permanência da memória como um precioso legado familiar.Relata as agruras de sua família materna judia e sua lenta, mas implacável destruição sob domínio do nazismo.

MAGGIE / Márcia C. Sigwalt Valeixo

Maggie ? um amor sem reservas conta a história de Maggie, uma cadela da raça Weimaraner. Quando filhote, Maggie era dotada de uma energia transbordante, o que culminava em incorrigíveis e doces travessuras. Cavava buracos e abria verdadeiras crateras pelo jardim, comia plantas, destruía ralos do quintal e de seu próprio canil, obrigando sua tutora a procurar ajuda profissional para adestrar essa peluda indisciplinada.

MEMÓRIAS COMOVENTES / Rubens Leone

Nasci na cidade de São Paulo, onde resido. Realizei cursos sobre várias áreas do conhecimento, em diversas instituições, destacando-se: bacharel em Geografia, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP); licenciatura plena em Geografia, na Faculdade de Educação da USP.

MEU MUNDO SUBMERSO / Maria Francisca Macedo Frazão

A autora descreve a epopéia que foi a criação da hidrelétrica de Furnas, na década de 60. O sofrimento dos "beira-rio", o descaso do governo, o desrespeito à natureza, o abandono dos invadidos pela água, o pífio pagamento pelas terras, a injustiça moral e psicológica e como consequência, a pobreza dos envolvidos.

 

ONDE NASCE A FÉ / Espedita China

História de força e superação através da fé. De uma enfermeira missionária que vários países cruzou. Onde havia desengano de vida, lá estava a luz da fé. Contada em versos e rimas, com fotos a ilustrar. Dentro do meu jeito de viver, de ver a vida com alegria e bom astral. Descrita desde que saí do Brasil, em 2003, e me casei em Portugal. Estou relatando vivências da minha vida durante onze anos.

OS DOIS LADOS DA MOEDA / Roni Anderson Schiochet

Desde o início do século XXI, o diabetes vem fazendo vítimas com suas complicações. Atualmente, no mundo, estima-se que existam 246 milhões de diabéticos. A cada ano, mais de 3 milhões de mortes estão diretamente associadas ao diabetes. Um número ainda maior morre em decorrência de doenças cardiovasculares, agravadas pela disfunção dos lipídeos (triglicerídeos e colesterol) e pela hipertensão (pressão alta), relacionadas ao diabetes mal controlado.

PELA FÉ E COM AMOR / Maria José da Silva Bezerra

Sem recursos financeiros, vivendo no interior de Alagoas e tendo ficado cega aos 3 anos de idade... Leia e descubra como a autora superou o preconceito e as mais variadas dificuldades e realizou seus sonhos. Que esta história possa ajudar e inspirar muitas pessoas!

PÉROLAS ESPARSAS / Sandra Couto / Déa Falcão

É preciso olhar agudo para distinguir as pequenas pérolas, esparzidas pela vida nos caminhos do labirinto. Reuni-las é trabalho artesanal e minucioso, mas o resultado ? toda a fieira numa ordem que só conhece quem viveu e palmilhou as vias sem saída e o dédalo de secretos escaninhos ? é precioso autorretrato, revelando, como nenhum pintor o conseguiria, a pessoa em sua  integridade.

POR AMIGOS: DIÁLOGOS SOBRE A VIDA, SUAS EXPERIÊNCIAS E SONHOS / Ivone dos Santos / Regilene Cunha / Solange Orvalho / Thaís Rodrigues (orgs.)

Solange Aparecida Orvalho Pereira nasceu em 22 de setembro de 1965, em São Paulo (SP). Graduada em Letras pela Unicastelo, atua na Prefeitura Municipal de São Paulo desde 1991, ocupando o cargo de Professora de Ensino Fundamental II e Médio na disciplina de Inglês. Possui um notável senso de organização e liderança que abrilhanta sua atuação enquanto representante sindical de sua categoria profissional.

POR UMA VIDA INTEIRA / Cyda Zola

Por uma vida inteira é a biografia romanceada de Ilda de Almeida Lopes, uma mulher fortalecida a partir de sofrimentos e perdas, que escolheu fazer da dor um motivo para crescer, e não para se lamentar. Através do relato de suas conquistas podemos delinear horizontes que se apresentam a nós em diferentes formas, mas que só conseguimos enxergá-los com o coração e a alma limpa de ressentimentos.

PRACINHA FUTEBOL CLUBE / Rubens Antonio Filippetti Vieira

... todos devem concordar que criança brincando é igual em qualquer lugar, seja na frente da televisão com o joy stick na mão, seja no campinho de terra com a bola no pé. O que conta é aquele momento de imaginação e fantasia, quando o mundo está de boca aberta assistindo o mais forte dos lutadores vencer o inimigo intergalático ou gritando o nome do maior craque de todos os tempos (VOCÊ)...

QUEBRANDO REGRAS / Letícia Lima

Quebrando Regras é uma história real. Depois de viver uma infância pouco comum e uma adolescência tumultuada devido às inúmeras mudanças que a vida lhe impõe, Letícia encontra relativa segurança e tranquilidade em um casamento tradicional com um homem mais velho e apaixonado.

REBELDIA / Zluiz

Relatos romanceados acerca da defesa e da luta pela posse da terra e dos direitos sociais dos posseiros e comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhos, vazanteiros, gerazeiros...) do oeste baiano.

RECORDAÇÕES DE UMA LONGA VIDA / Manoel de Oliveira Maia

O exemplo de vida de um homem que nasceu pobre, no sertão da Bahia; foi alfabetizadado somente com 15 anos de idade; com 17 anos veio tentar a vida em São Paulo; trabalhou como mensageiro, garçom e entregador de jornais, estudou, trabalhou e lutou intensamente, a cada dia de sua vida; nunca esmoreceu, diante das maiores dificuldades; e conseguiu obter pleno sucesso profissional e humano!

SERRAS E PRAIAS / Cláudio Romero

Crônicas, memórias e relatos de viagem. A antologia de uma vida rica em emoções extraídas de venturas, aventuras e desventuras. A saga de um caçador de realizações que, em seu caminho, contabilizou derrotas e multiplicou vitórias, errando e acertando com diria Sinatra na canção-poema My Way. Serras e Praias é um livro autêntico e interessante, todo escrito com inteligência  e sensibilidade.

SESSENTA ANOS PASSADOS / Affonso Renato Meira

Passagens da vida de um médico sem especialização, vividas pelos sessenta anos de vida profissional, com "casos" e realidades ocorridas em diversas partes do mundo. Relatos únicos de quem conviveu em consultório, hospital, laboratório, centro de saúde e salas de aulas. Uma vida não mais vivida pelos médicos na atualidade. Alertado fui de que, no português atual, escreve-se história e não mais estória. Estes escritos não são uma narrativa coordenada dos acontecimentos e das atividades humanas ocorridas no passado.

TECENDO MEMÓRIAS / Maria Tereza Callefe

Tecendo Memórias aborda, em primeiro lugar, as recordações de infância e juventude de Maria Tereza Callefe, em Portugal. Vive lgumas situações hilárias, outras, no entanto, carregadas com uma certa dose de amargura. Em certa altura, sua vida fez um giro de trezentos e sessenta graus e ei-la emigrando para o Brasil onde viria encontrar um grande amor e onde conseguiria realizar um sonho: ser professora.

TEMPOS AZUIS / Zélia Mercêdes de Oliveira

Relatos de uma vida, como muitas outras vividas nos primeiros bairros da periferia de São Paulo. Não havia água encanada, luz e tantas outras comodidades que temos atualmente. Naquela vida artesanal sobressaíam fatos curiosos e saudosos que o leitor poderá relembrar. Um exemplo é o Grupo Escolar, eficiência em alfabetização.

VERSOS E FATOS / Palmiria Borges

Versos e fatos trazem fatos comuns que fazem parte da minha história e de várias pessoas neste sertão mineiro. Muitos desses fatos da minha infância, adolescência e um pouco da fase adulta têm sabor de poesia.

VOLTA, SE HOUVER MOTIVO PARA VOLTAR / Ana Costa

?Uma coisa é acontecer um fato desagradável na sua vida, outra coisa é acontecer uma sucessão de fatos ruins ao mesmo tempo. Qual o sentido disso? Seria o acaso no destino? Deve ter uma razão maior?. É o que pensa a autora, que sofreu Acidente Vascular Cerebral em novembro de 2014, o qual foi um marco impactante na sua trajetória.

VOLTA, SE HOUVER MOTIVO PARA VOLTAR / Ana Costa

“Uma coisa é acontecer um fato desagradável na sua vida, outra coisa é acontecer uma sucessão de fatos ruins ao mesmo tempo. Qual o sentido disso? Seria o acaso no destino? Deve ter uma razão maior”. É o que pensa a autora, que sofreu Acidente Vascular Cerebral em novembro de 2014, o qual foi um marco impactante na sua trajetória. Em meio a lapso de memória, afasia, hemiparesia, demissão, separação, doutorado interrompido e sem perspectivas, o jeito foi se escudar contra o sofrimento e reconstruir a identidade.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home