ROSA-DOS-VENTOS / Iná Brasílio de Siqueira

"Rosa-dos-Ventos... A Poesia que o Tempo traz" é uma coletânea de poesias cuja temática é universal e humana. Repleto de emoções, pode ser traduzido para quaiquer idiomas e interpretado, porque trata de sensibilidade. É um olhar lançado sobre o Tempo, a Sociedade, o País, os dias em que vivemos. Não é poesia engajada, tomando emprestado a Rubem Alves o pensamento precioso: "Quem lida com as coisas do Coração não se dá bem com as coisas do Poder".

É um registro do Ser e do Estar da Mulher observadora e sensível, enquanto cidadã, mãe, amiga, professora, escritora e poetisa. A Poesia de "Rosa-dos-Ventos" é ainda a impotência e a fuga necessária para não enlouquecer, ante a problemática da Vida em si (fatos sociais, educacionais, humanos). Soberana, tem voz crítica, não lhe passando despercebidas a beleza da semente promessa de flor e nem as situações da realidade-marginalidade assustadoras e tão carentes de providências imediatas. O livro fala de Amor ou da ausência dele, de Sonhos realizados ou não. Diz da Vida das criaturas humanas, algumas verdadeiros algozes, em relação aos Seres Verdes e aos Animais Irracionais, que inocentemente coexistem e co-habitam conosco o Planeta. É uma leitura doce e fascinante, podendo ser ainda um ótimo presente aos amigos da boa poesia e da leitura. Vale a pena conhecê-lo!

Viver e transportar para o papel a Poesia que, sutilmente, o Tempo traz para ser capturada pela mente é uma Arte, é um dom que poucos poetas possuem. É conseguir encontrar nos próprios pensamentos motivos para sorrir, Saudades para chorar ou Esperanças para compartir... É tão somente: Viver Poesia! Incontestavelmente, Iná Brasílio de Siqueira possui, tatuada na alma, a Poesia que está impressa nas células de seu DNA, por herança genética, e se multiplica cada vez mais, com maior intensidade. Inspirada pelos seus Sonhos, a autora magnetiza extrema sensibilidade e cria, nesta obra admirável, versos de sentimento universal, agradáveis e melodiosos, que dançam nas rimas, no rítmo e nos versos. Sua Poesia manifesta uma sonoridade indescritível, assemelhada a um Cântico Magistral. Ah, os Sonhos... Abstrações que se tornaram visíveis aos seus olhos, transformando suas percepções em realidades quase palpáveis. Pode-se imaginar que é como se os ventos soprassem rosas perfumadas no íntimo de seu Ser, dando representatividade ao lirismo traduzido em palavras poéticas. É evidente que cada poeta tem sua força, seu estilo e método de expressar sensações... Mas, a autora mostra, de forma excepcional, a Poesia que capta em tudo e revela-nos a mesma em estado poético, doce, iluminado e dinâmico. A Paz é um estado de espírito, um refúgio seguro. Assim, é fácil observar sua consciência tranquila, emitindo ondas de Amor e Serenidade ao leitor. Que a Rosa-dos-Ventos sempre a guie poeticamente em todos os tempos e Estações da Vida! Iná, querida Amiga, saiba: o brilho que rege sua inteligência e precioso talento merece os mais altos elogios, neste esmerado volume poético, de alto gabarito, requisito fundamental para o sucesso: prêmio certo por sua riqueza intelectual invulgar.
Vânia Ennes - (Vânia Maria Souza Ennes) - Membro da Academia Feminina Paranaense de Letras,  Presidente da União Brasileira de  Trovadores (UBE) do Paraná, Vice-Presidente do Centro de Letras do Paraná.

?Tudo o que somos é o resultado de nossos pensamentos.?
(Budha)

Iná Brasílio de Siqueira é o nome literário de Iná de Fátima Araújo Siqueira, natural de Baependi, Sul de Minas Gerais. Geminiana, casada, tem dois filhos e quatro netos, flores abençoadas de sua vida. Professora de Língua Portuguesa e Literatura, é licenciada e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Contem-porânea pela UNIVÁS (Universidade do Vale do Sapucaí), de Pouso Alegre (MG). Poeta e escritora com premiações e publicações em antologias em vários Estados, é também revisora do Jornal Panorama (informativo do Sul de Minas) e organizadora de diversas antologias, entre elas algumas estudantis. Suas principais publicações são: Transversal de Eva (poesias), Nuances de Poesia (antologia feminina com sete autoras de sua terra), Cidade de Baependi (antologia), Gerações Poéticas ? DNA e Artístico e Os Mensageiros, conto infanto-juvenil que recebeu Menção Honrosa da UBE (União Brasileira de Escritores) no II Prêmio de Literatura da UBE/Scortecci, em 2008. É idealizadora e Membro Fundador da Academia Baependiana de Letras e Artes (ABLA); Membro Honorário da Academia de Letras e Ciências de São Lourenço/MG (ALECI) e Membro Associado da União Brasileira de Escritores (UBE). Referência cultural baependiana, recebeu reconhecimento público e títulos por serviços prestados à Educação em sua cidade. Em 2011 foi agraciada com o TROFÉU CECÍLIA MEIRELES & Categoria Especial no evento Mulheres Notáveis. No evento DESTAQUES DO ANO de 2011, em sua 46ª Edição, na comemoração de 109 anos de Carlos Drummond de Andrade, recebeu também o TROFÉU CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, ambos em Itabira - MG. E, em Baependi - MG, os Diplomas: Poetisa Baependiana do Ano, Poeta Regional do Ano e Destaque Cultural do Ano, no evento Galo de Ouro 2010/2011.

Serviço:

Rosa-Dos-Ventos
Poesias que o Tempo Traz
Iná Brasílio de Siqueira
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2256-9
Formato 14 x 21 cm 
144 páginas
1ª edição - 2012
Preço: R$ 20,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home