EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA / Tânia Tonelli

Durante a minha infância e juventude morei em um sítio. A escola ficava longe da minha casa; para poder estudar precisava caminhar quatro quilômetros para ir e o mesmo tanto no retorno. Com esforço consegui terminar o ensino fundamental, mas precisei parar de estudar para ajudar a minha família trabalhando na roça. Quando me tornei adulta, mecanizaram o serviço do campo, então mudei para a cidade. Arrumei um emprego, voltei a estudar e fiz supletivo do ensino médio.

Como gostava de inventar contos, comecei a escrevê-los, mas eles tinham erros gramaticais, de concordância verbal e nominal. Desejando melhorar a minha escrita, tinha vontade de fazer o curso de Letras, mas devido aos meus conhecimentos nunca seria aprovada no vestibular de uma universidade pública. Passados vários anos, com estudo e dedicação, fiz o curso de Letras em uma universidade particular.

O curso me fez compreender a validade da educação escolar, pois todas as crianças, adolescentes e adultos têm o direito aos estudos. A juventude precisa valorizar a educação escolar porque, enquanto os jovens estiverem estudando na escola, aprenderão o necessário para serem aprovados no vestibular e conseguirem o primeiro emprego.

São importantes as discussões sobre a educação escolar, suas metas e objetivos. Antes de criticá-la é necessário colaborar para as qualificações dos estudos. O futuro da sociedade brasileira está nas creches, pré-escolas, escolas de ensino fundamental e médio e nas universidades. Os alunos precisam ser preparados na educação escolar para utilizarem suas ideias pelo bem comum e serem lutadores, sonhadores e construtores de uma sociedade mais justa.

Serviço:

Educação Escolar Brasileira
Tânia Tonelli

Scortecci Editora
Educação
ISBN 978-85-366-2201-9
Formato 14 x 21 cm 
60 páginas
1ª edição - 2011
Preço: R$ 12,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home