A OUTRA PONTA DO FIO / Hilda Gouveia de Oliveira

A Outra Ponta do Fio de Hilda Gouveia de Oliveira gira em torno dos temas básicos de amor, vida e morte. Trata, especialmente, da realidade em constante desvio e de personagens psicológica e emocionalmente expatriados, desconhecidos dos demais seres humanos e de si mesmos. Tempo e espaço fluentes estão em concordância com a realidade fugidia. A dúvida supera as afirmações, embora uma vaga esperança continue a pairar sobre a indecisão e a insegurança generalizadas.

“Seu elenco de personagens – sempre frustrados, amargos, mal-amados, sufocados pelas coisas não ditas, pelos sonhos e expectativas não consumados – não se define por traços pessoais de aparência física. Mas como eles saltam das páginas com intensa vitalidade, como são capazes de nos inspirar amor ou remorso, ou pelo menos partilhar de alguma centelha de vida e esperança .”
Rachel de Queiroz

“Surge nova romancista (…) em 1969 (…) no Concurso Walmap (…) ao lado de Lia Correa Dutra, de Wanda Fabian, de Nélida Piñon, de Myrtes Campelo (…). Mais amadurecida (…) conseguiu um dos romances mais seguros e melhor construídos dessa safra de 76 (...) Hilda Gouveia de Oliveira me parece definitivamente inscrita, com esse seu Os distraídos no rol das nossas melhores romancistas .”
Octavio Faria

“Acabei de ler ontem um romance magnífico (…) Os Distraídos. Um romance bastante ousado, trágico, terrivelmente pessimista (…) Mas é admiravelmente bem escrito, bem observado (…) fiquei impressionado com o livro porque ela me deu a sensação de que está realmente vivendo o drama que é de toda uma geração.”
Alceu Amoroso Lima

“O substrato de toda a obra [Os distraídos] … é a própria morte. (…) E isso dá ao seu segundo romance, como a decadência financeira dera ao primeiro, uma grandeza e uma presença de eternidade.”
Tristão de Athayde

“Os distraídos, em que a realização literária se alia a funda ressonância humana, cativando por isso o leitor.”
Carlos Drummond de Andrade

“[Brincadeira de quatro cantos] Considero-o como um dos mais importantes que se publicaram no Brasil. Parabéns. A prosa é magnífica, a urdidura bem construída, a linguagem sabendo alcançar a claridade narrativa por um processo quase onírico, tudo isso a criar a magia romanesca com uma arte verdadeiramente superior.”
Josué Montello

“[Os vários rumos da travessia] Livro bem elaborado, descomplicado – mas não linear! – com uma disponibilidade semântica admirável. Livro adulto, bem pensado, entranhado de sentimentos e desenvolvido com equilíbrio ficcional irretocável!”
Eduardo Campos

“Novelo de estórias é uma coletânea forte, densa, perturbadora, que engrandece o gênero.”
Fernando Py

“A ficção de Hilda Gouveia [de Oliveira] não celebra apenas o que a vida tem de melhor e de mais palatável aos sentidos. Ela contempla, do mesmo modo, o lado sombrio da fugacidade do amor e dos sonhos, os antagonismos brutais que desabrocham no âmago da condição humana, a pequenez do homem e seus dilaceramentos existenciais.”
Francisco Carvalho

“Valendo-se de uma prosa limpidamente escorreita, ao nível de um como dizer simples sem ser fácil, alcança a romancista continuados momentos de beleza literária e sonda fundo a alma das personagens, sem descer nunca a perquirições psicológicas. Porque não é preciso, em Hilda não é preciso. A conduta dos personagens, sobretudo através dos diálogos, bem construídos e oportunos, leva a isto.”
Caio Porfírio Carneiro

Obras Publicadas:

1.Os Sete Tempos (Romance). 1ª menção honrosa: Prêmio Nacional WALMAP. Publicado pelo Instituto Nacional do Livro, 1971. 
2. Os Distraídos (Romance). Instituto Nacional do Livro. Ed. Cátedra, 1979.
3. Mrs.Dalloway: uma Unidade Estrutural. Ed. Cátedra, 1979.
4. O Longo Curso do Minuto (Romance). Rio de Janeiro, Livraria José Olympio Editora, 1982.
5. Brincadeira de Quatro Cantos (Romance). Rio, Ed. Cátedra. 1989.
6. Miragem (Contos). Rio, Livraria José Olympio Editora, 1993.
7.Os Vários Rumos da Travessia (Romance). Rio, Livraria José Olympio Editora, 1993.
8.Novelo de Histórias (Contos). Ceará, Casa de José de Alencar. (UFC), 1996.
9. O Sentido Recriado (Crítica Literária). Scortecci Editora, 2005.
10. Imagens e Criatividade no Lirismo de Virginia Woolf (Crítica literária). Scortecci Editora, 2007.  
11. A Outra Ponta Do Fio (Romance). Scortecci Editora, 2010.

Serviço:

A Outra Ponta do Fio
Hilda Gouveia de Oliveira
Editora Scortecci
Romance
ISBN 978-85-366-1887-6
Formato 14 X 21 cm 
472 páginas
1ª edição - 2010
Preço: R$ 48,00

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

Portal do Escritor 
Divulgação de Autores e Livros da Scortecci

FALE CONOSCO

 
Nipotech