QUEM TEM MEDO DE DONALD TRUMP? / Afrânio Barbosa de Souza

Este livro é uma coletânea de artigos que o escritor Afrânio Barbosa de Souza publicou no DCI – Diário Comércio Indústria & Serviços, demonstrando ser articulista moderado e atento analista dos fatos. Trata-se de breves relatos sobre acontecimentos políticos e econômicos ocorridos no Brasil nos primeiros 15 anos do século XXI, marcados na área política por despudorada corrupção e na área econômica pela incompetência técnica do Banco Central. O leitor acompanhará, certamente com tristeza, o acerto das previsões do autor.

Além de escrever de maneira agradável, Afrânio Barbosa de Souza conseguiu com esta obra nos fazer entrar na máquina do tempo e transitar pela história econômica e política do Brasil. Através de suas reflexões e análises, ele nos faz lembrar o quanto é importante olhar para o passado para entender o futuro (“A taxa Selic pode ser 6% ao ano”, escrito em 2009, e a realidade da menor taxa Selic da história, em 2018).
Marcos Baisso – Administrador de empresas e autor do livro: Automação & sociedade. Quarta revolução industrial, um olhar para o Brasil

Afrânio Barbosa de Souza é um dos poucos autores que conseguem transitar no campo áspero da Economia e nos brindar com uma leitura agradável, além de bem-humorada em certas passagens. A história econômica recente do Brasil, digamos nos últimos 32 anos, a partir do malfadado Plano Cruzado de 1986, é uma verdadeira universidade para aqueles que se interessam pelo estudo de temas econômicos. Apenas para nos situar: nas décadas de 80 e 90 foram tantos planos econômicos que é difícil nominar todos eles, até que, finalmente, um deles funcionou. O Plano Real. De início execrado pela esquerda populista, que quase conseguiu enterrá-lo definitivamente a partir de 2011, tornou-se objeto de estudo nas maiores faculdades de economia mundo afora em razão do seu sucesso em domar o dragão da inflação brasileira e colocar um pouco de ordem na bagunça das contas públicas. Afrânio sobrevoa com extrema habilidade não somente os temas econômicos de todos esses anos, mas, também, os sociais e políticos para concluir que não devemos temer Donald Trump e as suas peripécias; ele, sim, deve nos temer.
Rubens Valneiros – Economista

Após duas obras de ficção recebidas com muito agrado, Afrânio nos traz agora uma coletânea de ensaios sobre temas atuais de política e economia. São textos nos quais o rigor analítico se conjuga com a fluidez da linguagem e cujo espírito crítico é temperado pela ironia, na tradição do brocardo ridendo castigat mores.
Adolpho C. Sá e Benevides – Embaixador

Afrânio Barbosa de Souza nasceu em Uberaba, onde estudou como aluno interno do Colégio Diocesano, de irmãos maristas. Detestou o internato, embora gostasse de estudar. Seu primeiro ídolo cultural foi, como o de quase toda criança brasileira, Monteiro Lobato. Na fazenda de seus pais ele se considerava melhor que Pedrinho e adotou Emília como modelo irônico de vida. Mudou-se para o Rio, formou-se em Direito e em Administração, ingressou na área financeira, fez cursos de aperfeiçoamento no exterior. De acordo com sua opinião, não tem por que se queixar da vida, apesar de ser brasileiro. Na década de 90 mudou-se para São Paulo, especializando-se em mercado de capitais. Nas épocas das crises cíclicas da Bolsa de Valores, dedicou-se à literatura para “esfriar a cabeça”, declarando que se continuassem as crises acabaria como escritor. E assim nasceram os romances Meninos da Roça e 1875 – Missão ao Fim do Mundo e agora esta coletânea de artigos publicados no DCI, Quem tem medo de Donald Trump?, título do último artigo do presente livro. Perguntamos ao autor: “E o próximo romance, quando virá?”. Responde ele: “Está em gestação. Estou esperando a crise da Lava-Jato ser substituída pela crise mundial do bitcoin. Ótimo título para um romance de dor e sangue”.

Serviço:

Quem Tem Medo de Donald Trump?
Afrânio Barbosa de Souza
Scortecci Editora
Economia
ISBN 978-85-366-5707-3
Formato 16 x 23 cm 
240 páginas
1ª edição - 2018
Preço: R$ 50,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home