GERENCIAMENTO DE PROJETOS / Mônica Salgado Garcia

Análise crítica, depoimentos e ferramentas sobre gestão nos grandes Projetos de Engenharia no Brasil. Processos de gerenciamento de projetos como vividos no mundo real dos grandes empreendimentos.

“Obras são universo masculino. No Brasil contam-se nos dedos mulheres que exercem funções executivas em empreendimentos ou nas estruturas corporativas das prestadoras de serviço.”

“Na vida real ninguém se lembra de que o menor preço não é o melhor preço.”

“Fico pensando se foi necessário enviar mensalmente aos faraós relatórios com avanço físico e financeiro de cada um dos blocos de suas pirâmides em construção. Parece exagero? E é.”

“Certa vez, ao presenciar uma empresa de projetos sendo duramente criticada de forma deselegante e ignorante, entreguei ao sábio atacante um papel em branco e um fluxograma. Solicitei que nos ajudasse com outra ideia para uma determinada tubulação. Estou esperando o projeto de uma única linha até hoje.”

“Será que temos humildade de aprender?”

“Controle seu avanço físico muito de perto. Vou repetir. Controle seu avanço físico e, de preferência, durma e sonhe com ele.”

A ideia de escrever este livro aconteceu em meados de 2013 quando me sentia um peixe fora d’água em completa agonia. Tinha voltado à sede da IESA Óleo & Gás depois de três anos dedicados ao maior EPC (Engineering, Procurement, Construction) já realizado pela corporação, onde exerci a função de Gestora Executiva de Engenharia. Tudo o mais, depois da RNEST, parecia pequeno. Lia textos, livros, assistia a todas as apresentações disponíveis, até perceber o quanto meu aquário não era solitário. Havia vários outros gestores em diversas operações igualmente agonizantes e ávidos por respostas. Eu sou mulher e isso me confere outro olhar sobre gestão. Revivi minhas conversas sobre ação e reação na solidão do túmulo de Isaac Newton em Westminster, onde, por mais de uma vez, me questionei sobre ser reativa, até me lembrar de que se há reação, houve antes uma ação sentida. Com tudo isso permeando meu pensamento, por fim comecei a escrever palavras, frases, textos e quando percebi eram capítulos. Nunca pretendi chegar a uma conclusão nem dissertar sobre o certo e o errado. O que me motiva é a reflexão em si. O questionamento, o risco, a sede. Os motivos por que meus olhos brilham e sou inquieta. Gosto de ser assim. Não tolero covardia, não tenho medo nem da crítica nem do diverso, gosto de aprender e tenho dificuldades com o silêncio.
Mônica Salgado Garcia

Procurei a palavra que definisse uma característica marcante em Mônica. Encontrei esta. Inquietude. Assim ocorreu com a escolha do tema do livro: contratos na modalidade EPC. Assunto complexo em que esteve envolvida como Gerente Executiva de Engenharia, quando teve oportunidade de acompanhar em detalhes os trabalhos das áreas de Suprimento, Construção/Montagem, Administração Contratual e outras de vários projetos. A complexidade do EPC surge principalmente da exiguidade dos prazos acordados para a implantação dos empreendimentos e o decorrente paralelismo de atividades. O segredo do EPC está na gestão. É uma “verdadeira loucura” administrar a infinidade de pontos de conflito que aparecem entre as várias áreas do contrato. A Mônica soube com muito brilhantismo retratar neste livro essas diversas situações que, algumas vezes, beiram o “caos”. A organização da obra por áreas de conhecimento do PMI e os relatos de diversas profissionais que com ela trabalharam (além de tudo, ela é uma renitente feminista!!!) enriqueceram o conteúdo do livro. Cabe também mencionar que o livro fundamenta-se em trabalhos recentes da autora em empreendimentos do mercado de óleo e gás; contudo, os relatos e ensinamentos nele contidos aplicam-se a qualquer área em que contratos dessa natureza sejam empregados.
José Eduardo Catelli Soares de Figueiredo

Mônica Salgado Garcia formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Santa Úrsula, em 1988, e atuou desde então junto às mais importantes empresas de engenharia industrial do país. Mais tarde, buscou complementação em sua formação profissional caminhando pelos programas de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos Industriais, Gestão Empresarial e também a certificação PMI (Project Management Institute). Nos últimos anos, atuou como Gerente Executiva de Engenharia na implantação de um dos maiores empreendimentos do segmento industrial do Brasil, a Refinaria Abreu e Lima – RNEST, como também em outros projetos ligados ao setor de óleo e gás.

Serviço:

Gerenciamento de Projetos
Discutindo a Relação do EPC - Análise Crítica, Depoimentos e Ferramentas Sobre Gestão nos Grandes Projetos de Engenharia do Brasil
Mônica Salgado Garcia
Scortecci Editora
Engenharia
ISBN 978-85-366-5601-4
Formato 14 x 21 cm 
136 páginas
1ª edição - 2018
Preço: R$ 40,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home