VOCABULÁRIO DO MOBILIÁRIO / Lina Vianna

Estudo das denominações dos móveis residenciais do Brasil, numa abordagem onomasiológica teórica e prática, considerando observações de cunho semântico-etimológico. Foi acionada a corrente onomasiológica por ser a que melhor se presta a esse tipo de pesquisa etnológica. (Onomasiologia: estudo das significações).

Você sabia?
1) Existem apenas quatro móveis: mesa, cadeira, cama e armário. Todos os demais são variações desses quatro, pois todos os móveis se destinam a apoiar, sentar, dormir e guardar.
2) Cama não era o leito de dormir. Era o panejamento (não confundir com “planejamento”), isto é, as cobertas e os panos usados para forrar o chão úmido e as paredes frias das casas.
3) Armário era o local para guardar...
4) A palavra “piano” é abreviatura de uma frase em italiano: “clavicembalo col...”
5) O significado de diversos nomes de móveis pode surpreender. Cadeira, vindo do latim e do grego “cathedra”, significa...
Para saber isso e muito mais, leia o livro Vocabulário do mobiliário, de Lina Vianna, publicado pela Scortecci Editora.

Lina Vianna é mineira e mora no Rio já há tempos. Aposentou-se como secretária executiva bilíngue e professora de Inglês. Possui bacharelado em Português-Latim e mestrado em Filologia Românica, que faz todos perguntarem: “Filó o quê?” Com o romance Maria & Madalena ganhou a Comenda de Melhor Escritora do Ano da Academia de Letras de São Lourenço. É membro da REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras, da qual é uma das sócias fundadoras.

Serviço:

Vocabulário do Mobiliário
Lina Vianna

Scortecci Editora
Linguística
ISBN 978-85-366-5587-1
Formato 14 x 21 cm 
212 páginas
1ª edição - 2018
Preço: R$ 35,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home