TRIBUTO A UM HERÓI / Coronel PM José Carlos Xavier

O livro registra dados históricos sobre a Campanha do Vale do Ribeira (combate à guerrilha rural na década de 70), sob o ponto de vista de um dos policiais militares que participou ativamente do fato, José Carlos Xavier. Consta também o martírio de Alberto Mendes Junior, executado covardemente por guerrilheiros-herói da epopeia. Fatos da época de 1970 são entremeados por constatações recentes, de 2013, por meio de visitas e entrevistas, realizadas pelo autor durante um ano de trabalho de pesquisa e a campo. A obra firma-se como um importante documento sobre a Campanha do Vale do Ribeira e seus desdobramentos na História do Brasil.  "Neste livro, Xavier descreve, analisa, critica, compara e elogia. Mostra a certeza de que agiu conforme seus princípios de acordo com os ensinamentos recebidos na família, na caserna e na advocacia", afirma a escritora Mariza Lima Gonçalves.

O que move o homem? Os sonhos e a verdade! Essas foram as motivações para a elaboração de Tributo a um Herói. Seu autor, José Carlos Xavier, realiza o sonho de poder demonstrar a verdade, segundo a sua natureza, sua vivência e seu olhar, decorridos tantos anos após os fatos. Algumas pessoas temem o passado, pois ele pode propiciar novas conclusões e, consequentemente, novas interpretações sobre os antigos fatos e acontecimentos. Sem temer o que lhe pudessem atribuir, Xavier reviveu sonhos e registrou cada pedacinho da sua própria história. Em seu livro, Xavier descreve, analisa, critica, compara e elogia. Mostra a certeza de que agiu conforme os seus princípios, de acordo com os ensinamentos recebidos na família, na caserna e na advocacia. Que cada um aprecie as palavras fortes, as narrativas emocionais, pois com elas é possível entender a construção do pensamento eivado da sensibilidade do escritor, que tem o coração repleto de um sentimento de dever cumprido e de satisfação pessoal pelo resultado conquistado. Que os leitores e os participantes dos episódios narrados possam afirmar: “Xavier, o seu sonho nos aproximou ainda mais da verdade!”
Mariza Lima Gonçalves - Escritora

Nascido em 17 de fevereiro de 1947 na cidade de Batatais (SP), José Carlos Xavier teve vida campesina até os 10 anos. Órfão, foi seminarista e dos 15 aos 19 anos exerceu diversas atividades, como labor rural, comércio e indústria. Iniciou a vida militar ao servir o Exército no Batalhão da Guarda Presidencial em Brasília, em 1966. Ingressou na Polícia Militar do Distrito Federal em 1967, dando sequência aos estudos, e na Força Pública do Estado de São Paulo, em 1969, sendo designado para servir no 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar”. Em 1º de maio de 1970, compôs a tropa na Campanha do Vale do Ribeira. Combateu a Guerrilha Rural, sob comando do Tenente Alberto Mendes Júnior. Promovido a Cabo, em 1970, ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 12 de fevereiro de 1971. Promovido a Aspirante em 26 de julho de 1975, serviu no 4º BPM/M – Lapa (SP). Licenciado Professor em 10 de agosto de 1978 (Registro nº 7.604 – DEFD /MEC), pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Fez carreira no interior: 17º BPMI (1978/85); 30º BPMI (1986/95); e CPA-I/5 (1995/98), unidades sediadas em São José do Rio Preto e Catanduva. Promovido a Coronel em 15 de setembro de 1998. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito Rio-Pretense (Fadir), em 1984. Adesguiano do 3º Ciclo – Adesg/SJRP, em 1986. Em 1992, graduou-se através do Programa de Mestrado Profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública – São Paulo, após estágio em Los Angeles – Swat e São Francisco, com a monografia “Comando Regional”, com o tema “Reestruturação dos Comandos no Interior”. Diretor de Trânsito em Catanduva (1994/95). Advogado e articulista em jornais desde 1999. Representou a OAB no Conseg (2001/04) e no Febom (2010/12). Exerceu atividades administrativas, esportivas e sociais em vários clubes e entidades, em São José do Rio Preto e Catanduva, na condição de presidente, conselheiro, diretor de esportes e colaborador.

“O amor resume todas as virtudes”
José Carlos Xavier

Serviço:

Tributo a um Herói
Campanha do Vale do Ribeira
Coronel PM José Carlos Xavier
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-3501-9
Formato 16 x 23 cm 
200 páginas
3ª edição - 2018
Preço: R$ 23,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home