LIONARDO / Cecil C R

Romance epistolar da vida de Leonardo da Vinci. O autor mescla dados históricos e situações do mestre florentino na tentativa de elucidar a conturbada personalidade do artista. O resultado é uma obra que instiga o leitor a descobrir onde termina o Leonardo histórico e começa o Leonardo ficcional.

Lionardo – Memórias é uma obra ficcional no sentido de que Leonardo da Vinci jamais se deu ao trabalho de escrever ou esboçar suas memórias. No entanto, o mestre florentino deixou imensa quantidade de pensamentos e ideias espalhadas em centenas de folhas deixadas ao cuidado de seu último discípulo, Melzi. A ideia deste trabalho foi ordenar esses pensamentos dispersos com aquilo que se conhece de sua vida, criando uma biografia epistolar em que fatos, ideias e pensamentos são reais e verdadeiros, ficcionalmente ordenados a que possa o leitor penetrar na personalidade do grande gênio do renascimento italiano.

“1452. Nacque un mio nipote, figliolo di ser Piero, mio figliolo, a dì 15 aprile in sabato a ore 3 di notte. Ebbe nome Lionardo.”
 
 “1452. Um de meus netos, filho de Ser Piero, meu filho, nasceu no dia 15 de abril, sábado, na terceira hora da noite. Leva o nome de Lionardo”.

“Aquele que se maravilha com a obra do artista percebe a centelha da felicidade no seu espírito, como se sua alma se alegrasse, compactuando por um momento com o coração de quem a criou. Não mais que isto o artista pode esperar: causar no outro a felicidade, ainda que fugaz”
(citação do personagem Leonardo da Vinci).

Cecil Cordeiro Ramos é médico pela UNESP, otorrinolaringologista e doutor em Ciências da Saúde pela USP. Atua como professor adjunto de Anatomia e Biofísica da Faculdade de Ciências da Saúde do IGESP-FASIG. É autor de Palimpsestos – Uma história de médicos e livros no tempo da Primeira Cruzada.

Serviço:

Lionardo
Memórias
Cecil C R

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-5461-4
Formato 14 x 21 cm 
136 páginas
1ª edição - 2018
Preço: R$ 40,00
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home