TRAJETÓRIA DE ENFERMEIROS EMPREENDEDORES DA DÉCADA DE 1990 NA CIDADE DE SÃO PAULO / Andréia de Carvalho Andrade / Maria Cristina Sanna

Esta obra é produto de tese de doutorado que teve como objeto de estudo a temática Empreendedorismo na Enfermagem. Empregou-se a investigação histórica, descritiva, na modalidade de história oral, com cinco enfermeiras proprietárias dos primeiros empreendimentos nas diferentes áreas de atuação: assistência, administração e ensino. O marco temporal inicial foi posicionado em 1992 e o marco final em 1998, época da fundação dos empreendimentos.

Estabeleceu pressupostos como a importância do gerenciamento de si mesmo, a disciplina de inovação, a necessidade de processos, o fracasso inesperado, a incongruência e mudanças de percepção, enquanto fundamentação teórica para o empreendedor. Ao desenhar a trajetória dessas enfermeiras, o estudo mostrou que as cinco foram empreendedoras, posicionaram-se à frente de seu tempo e criaram seus empreendimentos a partir dos traços da personalidade de cada uma e da construção da vida profissional que antecedeu a abertura do negócio.

Para fazê-lo utilizaram diferentes estratégias, como o conhecimento científico, a experiência profissional e as ferramentas gerenciais de planejamento, networking, benchmarking e qualidade, a fim de lograrem o êxito que alcançaram. Nessa perspectiva, acreditando que o empreendedorismo deverá ser estimulado e ensinado aos enfermeiros, essa trajetória já documentada necessita ser apresentada e divulgada junto aos enfermeiros e, principalmente, acadêmicos de Enfermagem, a fim de que se possa ter, na formação desses profissionais do século 21, uma geração capaz de compreender, em primeiro lugar, que o enfermeiro é também um profissional liberal, que pode exercer atividade autônoma e/ou ser empresário de um negócio com atividade de Enfermagem. Em segundo lugar, que o sucesso é decorrente de fatores internos e externos ao negócio e que ser empreendedor depende de características de personalidade, mas todos podem ser capacitados para a criação de empresas de sucesso.

Andréia de Carvalho Andrade é Enfermeira, mestre e doutora em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (Gepag) da Unifesp. Docente da Universidade Cruzeiro do Sul na área de Gestão, coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu Saúde Coletiva com enfoque no Gerenciamento de Serviços (online).

Maria Cristina Sanna é graduada, mestre e doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em História da Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na qualidade de pesquisadora independente, participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (Gepag) da Unifesp e integra o corpo permanente de orientadores do programa de pós-graduação da mesma instituição. Tem cerca de 100 artigos científicos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais.

Serviço:

Trajetória de Enfermeiros Empreendedores da Década de 1990 na Cidade de São Paulo
Andréia de Carvalho Andrade
Maria Cristina Sanna

Scortecci Editora
Empreendedores
ISBN 978-85-366-5321-1
Formato 14 x 21 cm  
208 páginas
1ª edição - 2018
Preço: R$ 35,00
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home