MINHA HOMENAGEM A KARL MARX / Gastão Rúbio de Sá Weyne

Após muitos estudos e análises da obra de Karl Marx, associados à convivência com outros pesquisadores, e buscando entender o gênio transformador do chamado ?grande mouro?, o autor muito aprendeu com o maior pensador dos últimos 100 anos (na opinião dos ingleses), e está convencido de que o marxista consciente: 1. pensa mais nos outros que em si mesmo;
2. defende, intransigentemente, os comportamentos sociais éticos;
3. procura desenvolver um acendrado espírito crítico, conforme a Escola de Frankfurt;
4. busca a minimização das desigualdades materiais e das injustiças sociais;
5. acredita que a religião não criou o homem, mas, sim, que o homem criou as religiões;
6. não crê em milagres, divindades, almas penadas ou vida eterna;
7. julga que o direito não condiciona a sociedade, mas, sim, que é a sociedade a condicionadora do direito;
8. busca comportamentos altruístas;
9. acredita ser mais importante transformar o mundo do que, filosoficamente, interpretá-lo de diversas maneiras;
10. julga a democracia inseparável da vida social, defendendo-a de forma radical.

No presente livro, o autor almeja prestar uma homenagem consciente, resultante de um sentimento de profundo respeito, a Karl Marx, que, para o mundo intelectual, foi considerado, com justiça, um dos maiores pensadores da humanidade.

Descobriu a lei específica que move o atual modo de produção capitalista e a sociedade burguesa por ele criada, dedicando sua vida a cooperar para a derrubada da sociedade capitalista e contribuir para a emancipação dos despossuídos.

Observe-se que o legado do grande pensador que foi Karl Heinrich Marx, quando analisado com intensa reflexão e de forma crítica, é uma fonte de significativa contribuição ao conhecimento emanado das ciências sociais e naturais. A extraordinária grandeza e o imenso alcance das ideias de Marx constituem-se, além disso, em um estímulo à investigação e ao questionamento da realidade social.

A fim de atingir os objetivos deste livro, que visam enaltecer a obra de Karl Marx, este trabalho foi dividido em dois capítulos:

Capítulo I: Os predicados éticos, culturais e humanísticos do jovem Karl Marx;
Capítulo II: Os trabalhos de Karl Marx adulto na busca da minimização das desigualdades materiais e das injustiças sociais.

Convém reiterar, de forma definitiva, que não se pode diferençar o ?filósofo jovem Marx? do ?economista Marx da maturidade?. Ao contrário, Karl Heinrich Marx sempre foi o mesmo nas diferentes épocas de sua vida: partiu-se das grandes questões filosóficas a priori à elaboração científica precisa das lutas cotidianas do grande pensador.

GASTÃO RÚBIO DE SÁ WEYNE
, de formação multidisciplinar, é Tenente-Coronel Reformado do Exército e sofreu repressão durante a ditadura militar. Vem dedicando a maior parte de sua vida ao ensino e à pesquisa em três áreas:
1) DIREITO E LITERATURA ? É Advogado e Bacharel em Direito (FDUSP) e Doutor em Filosofia do Direito (FDUSP); 2) ENGENHARIA QUÍMICA ? É Engenheiro Químico pelo IME-RJ; Mestre, Doutor e Livre-Docente em Engenharia Química (EPUSP); Pós-Doutorado em Design Projects pelo University College de Londres; 3) MATEMÁTICA ? É Bacharel e Licenciado em Matemática (Instituto de Matemática e Estatística ? USP) e Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. É Professor Associado, aposentado, do Departamento de Engenharia Química da EPUSP. Foi Professor Titular das seguintes instituições de São Paulo: PUC-SP, Universidade Mackenzie-SP (onde foi Diretor da Escola de Engenharia), Fundação Armando Álvares Penteado ? FAAP-SP (Titular Pleno), Faculdades Oswaldo Cruz-SP e Faculdade de Medicina do ABC-SP, onde concluiu Livre-Docência em Operações Unitárias na Indústria de Medicamentos e Alimentos. Foi um dos fundadores e Coordenador do Curso de Direito da Unipalmares-SP, além de Professor Titular nesta instituição por cerca de 5 anos. É Advogado e Perito da Justiça Federal de Campinas-SP há mais de 40 anos. Publicou mais de 60 livros, escreveu mais de 100 artigos em revistas e participou de mais de 50 congressos. Formou mais de 10 pesquisadores (Mestres e Doutores) na Escola Politécnica da USP. É Grande Inspetor Geral da Maçonaria (grau 33). É violonista, lançando diversos CDs e um álbum com 19 músicas de sua autoria, publicado pela Editora Irmãos Vitale, de São Paulo. É Membro Efetivo da Academia Luso-Brasileira de Letras-RJ, da União Brasileira de Escritores-SP, da União Brasileira de Compositores-SP e da Ordem dos Músicos do Brasil-SP. É filiado ao Partido Popular Socialista (PPS).

Serviço:


Minha Homenagem a Karl Marx
Gastão Rúbio de Sá Weyne

Scortecci Editora
Filosofia
ISBN 978-85-366-5378-5
Formato 14 x 21 cm  
104 páginas
1ª edição - 2017
Preço: R$ 35,00
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home