JOANA / Serafina Sardinha

A história de Joana é uma escrita tecida no mundo de pessoas comuns que seguem a vida como ela se apresenta - nua e crua. Cercados pelas montanhas, Joana e Joaquim vivem a rotina do trabalho duro na roça. Mas, como a semente viva brotando da terra, dentro do coração de Joana existe o desejo de transpor aquelas montanhas e ver o que se esconde por detrás delas.

Ao conhecer o mascate Raimundo, os fios que compõem a trama da existência humana são alinhavados e colocam Joana numa encruzilhada onde ela terá de tomar uma decisão que afetará não apenas a sua vida, mas também a de outras pessoas.

Joana nos conta esta história onde dúvidas, coragem, alegria, espanto e dor são fios invisíveis com os quais a trama é tecida, restando-nos a pergunta: quando estamos numa encruzilhada, o destino nos empurra para determinado caminho ou temos o poder de escolhas? Quem sabe, nos rastros de Joana encontraremos a resposta?

Cercados pelas montanhas de Minas, Joana e Joaquim vivem a rotina do trabalho duro na roça. Mas, como a semente viva brotando da terra, dentro do coração de Joana existe o desejo de transpor aquelas montanhas e ver o mundo que se esconde por detrás delas. Joaquim, matuto dos rincões de Minas Gerais, sonha no escondido de si, ver as filhas, “minina muié”, estudadas.

– Mas os meninos, seu Joaquim? Eles também devem estudar, aprender, ter uma vida menos sacrificada. O senhor trabalha na roça, sabe o quanto é duro tirar o pão da terra.

Achei aquela cunversa esquisita pru demais. “Tirar o pão da terra.” Quase qui falei pra ela qui o pão, nois cá da roça, tira memo é do forno de tijolo lá do fundo do quintar. Mas não quis avexar aquela dona de fala bunita e macia qui nem pena de passarinho. Quando estamos numa encruzilhada, o destino nos empurra para determinado caminho ou temos o poder de escolhas?

Serafina Sardinha desde criança escrevia em qualquer pedaço de papel que encontrava. Poemas e contos, como flores ao calor do sol, se abriam nascendo para o mundo. Entretanto, somente em 1982 publicou o seu primeiro livro, Metamorfose, poemas, sendo Joana o seu sexto livro. Joana, uma roceira, dá origem à história. Ela se coloca numa encruzilhada ao ter de tomar uma decisão, que mudará o rumo de sua vida e, consequentemente, o rumo da vida de várias pessoas. Tal fato levará o leitor ao seguinte questionamento: foi o destino ou o livre-arbítrio o responsável pela decisão de Joana?

Serviço:

Joana
Serafina Sardinha

Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-85-366-4974-0
Formato 14 x 21 cm 
136 páginas
1ª edição - 2017
Preço: R$ 38,00

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

Portal do Escritor 
Divulgação de Autores e Livros da Scortecci

FALE CONOSCO

 
Nipotech