VALMIR BENÍCIO - AUTOR DO LIVRO "PLANETA HOMEM"

Valmir Benício, nome literário de Valmir Paulino Benício, é Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior, e Bacharel em Direito. Fez ainda Curso de Extensão Universitária em Direito Tributário na UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP em 1.993 e o Curso de Pós-Graduação LATO SENSU Especialização em Direito Tributário também pela FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO.  Escreveu vários artigos publicados em diversas revistas e periódico s, além de participar e ter trabalhos publicados em todas Edições do Concurso Histórias de Trabalho da Receita Federal do Brasil. Em 2013 teve um dos trabalho premiado na 3ª Edição do concurso. É autor da obra premiada Nós, nosso mundo e nosso comportamento, lançado pela Editora Garcia Edizioni em 2012. No ano de 2013 o livro recebeu um prêmio no Concurso Internacional Garcia Golden Book como 3º melhor livro do ano. Também em 2013 teve seu texto Unificação dos Fiscos premiado como 2º melhor, no 4º concurso Histórias de Trabalho da RFB. Desde de 2015 tem seus trabalhos selecionados para diversas antologias como ANTOLOGIA VERSOS COTIDIANOS (Editora Itacaiúnas), ANTOLOGIA LITERÁRIA RIO DE PALAVRAS - 450 anos de História da Editora Litteris. e a mais recente TODAS AS MULHERES DO MUNDO também da Editora Litteris. Em 2014 o autor recebeu uma homenagem como reconhecimento pelo seu trabalho e atividades literárias, concedida pela Academia Paraisense de Cultura de São Sebastião do Paraíso.

Planeta Homem
Esta obra é decorrente do livro Nós, Nosso Mundo e Nosso Comportamento (Editora Garcia Edizioni, 2012), em que Valmir Benício tece considerações sobre assuntos polêmicos, frequentemente discutidos e que preocupam todas as esferas da sociedade. Problemas sociais, propostas de reflexões, qualidade de vida e relacionamento conjugal são algumas das questões abordadas nesse primeiro livro.
Tudo começou quando o autor foi palestrante em um evento em prol do combate à violência contra a mulher, promovido pela organização do site Espaço Mulher e realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo em 2009. A partir daí começou a participar de várias atividades literárias.
Os aspectos tratados no livro ganharam dimensão no conteúdo e o autor resolveu dividi-lo em duas novas obras, a primeira sobre a realidade da vida da mulher e a outra com os demais temas, ficando como segunda edição do livro original.
A Obra decorrente recebeu o nome de PLANETA HOMEM, onde o autor discorre sobre o universo feminino, o papel do homem neste contexto e tópicos que envolvem o relacionamento entre homens e mulheres. A elaboração dos textos partiu de suas próprias experiências e de constante pesquisa e observação. Em especial o autor faz uma apresentação crítica para a situação de opressão, humilhação, violência e exploração que representa a realidade de grande parte da vida das mulheres.
Não pretende esgotar ou mesmo fazer uma abordagem científica e aprofundada de nenhum dos assuntos. Seu objetivo é focá-los de maneira diferenciada e promover a reflexão, como num bate-papo diferente sobre essas que são as criaturas mais sublimes do mundo e como os homens contribuem para a realidade de suas vidas.
Por mais que seja uma visão muito crítica e negativa da relação entre homem e a mulher é indiscutível que é a realidade de muitas mulheres para as quais o homem representa uma figura ligada à prepotência, à violência, ao descaso, ao deboche e ao desrespeito de toda ordem. A PROPOSTA É RECONHECER ESTE FATO E PROMOVER MUDANÇAS A PARTIR DESSA PERCEPÇÃO
É sempre interessante o debate e a discussão reflexiva de tudo que envolve nossas vidas. É o primeiro passo para mudanças que com certeza se fazem necessárias. Enfim, acreditamos que é sempre interessante o debate, a discussão reflexiva de tudo que envolve nossas vidas. É sempre o primeiro passo para mudanças. Que com certeza se fazem necessárias. Afinal o mundo é para nós o que dele fazemos. Conosco e com o nosso próximo.

ENTREVISTA

Olá Valdir. É um prazer contar com a sua participação no Portal do Escritor.
 
Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Esta obra é decorrente do livro Nós, Nosso Mundo e Nosso Comportamento (Editora Garcia Edizioni, 2012), em que Valmir Benício tece considerações sobre assuntos polêmicos, frequentemente discutidos e que preocupam todas as esferas da sociedade. Problemas sociais, propostas de reflexões, qualidade de vida e relacionamento conjugal são algumas das questões abordadas neste primeiro livro.
Tudo começou quando o autor foi palestrante em um evento em prol do combate à violência contra a mulher, promovido pela organização do site Espaço Mulher e realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo em 2009. A partir daí começou a participar de várias atividades literárias. Os aspectos tratados no livro ganharam dimensão no conteúdo e o autor resolveu dividi-lo em duas novas obras, a primeira sobre a realidade da vida da mulher e a outra com os demais temas, ficando como segunda edição do livro original. A obra decorrente recebeu o nome de Planeta Homem, em que Valmir discorre sobre o universo feminino, o papel do homem nesse universo e tópicos que envolvem o relacionamento entre homens e mulheres.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
A elaboração dos textos partiu de suas próprias experiências e de constante pesquisa e observação. Não pretende esgotar ou mesmo fazer uma abordagem científica e aprofundada de nenhum dos assuntos. Seu objetivo é focá-los de maneira diferenciada e promover a reflexão, como num bate-papo diferente sobre essas que são as criaturas mais sublimes do mundo e como os homens contribuem para a realidade de suas vidas. Por mais que seja uma visão negativa dos relacionamentos no que se refere ao papel dos homens, é indiscutível que para muitas mulheres eles ainda representam uma figura ligada à prepotência, à violência, ao descaso, ao deboche e ao desrespeito de toda ordem.
 
Valmir Paulino Benício é Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior, formado em 1987 pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, atual Universidade Metodista de São Paulo, e Bacharel em Direito, formado em 1993 pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (SP). Fez ainda curso de extensão universitária em Direito Tributário na Universidade de São Paulo (USP) em 1993 e pós-graduação lato sensu em especialização em Direito Tributário pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Elaborou a edição especial da revista comemorativa de dez anos da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Poços de Caldas (MG) em 2008. Teve textos selecionados para participar de todas as edições do Concurso Histórias de Trabalho da Receita Federal do Brasil desde 2010. É autor da obra Nós, Nosso Mundo e Nosso Comportamento, lançada pela Editora Garcia Edizioni em 2012 e que, no ano seguinte, foi premiada no Concurso Internacional Garcia Golden Book como terceiro melhor livro do ano. Também em 2013 teve o texto Unificação dos Fiscos premiado em segundo lugar no 4º Concurso Histórias de Trabalho da Receita Federal do Brasil. Em 2014 recebeu homenagem em reconhecimento a seu trabalho e atividades literárias, concedida pela Academia Paraisense de Cultura de São Sebastião do Paraíso (MG). A partir de então teve alguns de seus trabalhos selecionados para compor diversas antologias como em 2015 na Antologia Versos Cotidianos, da Editora Itacaiúnas; em 2016 na Antologia Literária Rio de Palavras - 450 Anos de História e, em 2017, na Antologia Todas as Mulheres do Mundo, ambas da Editora Litteris. Foi palestrante em diversas circunstâncias, tanto na esfera profissional e técnica como em eventos sociais. Um dos principais temas de suas palestras é quanto à violência contra as mulheres, onde alerta sobre este grave problema social.
O livro se destina ao público em geral, pois aborda questões que direta ou indiretamente envolvem todo tipo de pessoa.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Escrever no nosso país na nossa realidade na verdade envolve mais uma missão ou realização pessoal. As dificuldades e o retorno implicam em tornar a atividade quase como um desafio.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
A Scortecci está sempre presente em eventos literários. Um dos a FLIPOÇOS na qual acabei conhecendo a editora.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
A proposta é reconhecer este fato e promover mudanças a partir dessa percepção. É sempre interessante o debate e a discussão reflexiva de tudo que envolve nossas vidas. É o primeiro passo para mudanças que com certeza se fazem necessárias. Afinal, o mundo é para nós o que dele fazemos. Conosco e com o nosso próximo.

Maria Cristina Andersen
Blog do Escritor

Curta nossa página no Facebook
Facebook

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home