GUIA DO CICLISTA URBANO / Alex Gomes

A cada dia mais pessoas decidem utilizar a bicicleta como meio de transporte nas grandes capitais. Em São Paulo, o número de ciclistas que pedalam todos os dias cresceu 50% entre 2013 e 2014, reflexo de uma tendência que ocorre não somente nas capitais brasileiras como também em diversas grandes cidades mundiais. Para auxiliar os novos ciclistas e também aqueles que já pedalam nas cidades a Scortecci Editora lança o "Guia do Ciclista Urbano", escrito pelo ciclista Alex Gomes, editor do blog "São Paulo na bike" do jornal O Estado de S. Paulo.

Na obra poderão ser encontradas desde dicas para escolher a bike mais adequada ao seu perfil até orientações de como enfrentar o trânsito em grandes cidades. Nela o ciclista também aprenderá a fazer sozinho alguns consertos básicos e entenderá como funciona a estrutura cicloviária da cidade, com suas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Em linguagem simples e objetiva ricamente ilustrado, o "Guia do Ciclista Urbano" possibilita ao leitor compreender rapidamente os princípios básicos sobre o funcionamento da bicicleta e como circular nas cidades. E até mesmo quem não tem bike pode aproveitar o livro, pois apresenta a relação das cidades brasileiras que contam com o serviço de bicicletas compartilhadas e suas regras de uso.

Este livro é para você que tem visto crescer o número de ciclistas pela cidade e que também quer fazer parte dessa turma que decidiu deixar de ver o trânsito pela janela do carro e trocou o motor pelo pedal. De dicas para escolher a bike mais adequada ao seu perfil até orientações de como enfrentar o trânsito em grandes cidades, este manual traz tudo de forma didática e rápida. Não importa se você tem pouca prática e muito medo. Aproveite esta época em que as discussões sobre mobilidade urbana avançam e as cidades começam a ter mais estrutura para o ciclista – como ciclovias e ciclofaixas – e faça do seu deslocamento diário um momento de cuidar da saúde física e, de quebra, ficar mais bem-humorado e disposto para enfrentar o dia. Nesse convívio mais de perto, pode ter certeza de que a cidade também lhe mostrará belezas e paisagens que passam despercebidas por quem só a vê sob o filtro do insufilm.

O trânsito cada vez mais engarrafado e violento, o ar cada vez mais poluído, e a população cada vez mais estressada e sedentária. É esse cenário caótico que faz com que a bicicleta tenha cada vez mais espaço na paisagem urbana. Principalmente nos grandes municípios, onde o ciclismo era apenas lazer, muita gente tem trocado o motor pelo pedal e experimenta uma nova forma de circular pela cidade. Este livro é para você que também quer ter essa experiência que faz bem para a sua saúde e para a saúde do planeta. Nele você terá desde dicas para escolher a bike adequada para o seu perfil até orientações de como pedalar com segurança no viário urbano. Também aprenderá a fazer sozinho alguns consertos básicos e entenderá como funciona a estrutura cicloviária da cidade, com suas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Aproveite a leitura!

Alex Gomes Peixoto, 38 anos, é mestre em estética e história da arte pela Universidade de São Paulo com a dissertação "Narrativas visuais: os ciclistas de Iberê Camargo", na qual analisa a série de pinturas "Ciclistas da redenção" do pintor gaúcho tendo por base as pesquisas sobre o ofício do narrador de Walter Benjamin. Desde 2015 é editor do blog "São Paulo na bike" no jornal "O Estado de São Paulo" e também é um dos coordenadores do coletivo Bike Zona Sul, que promove o uso da bicicleta nas vertentes lazer, mobilidade urbana e turismo no sul da capital.

Serviço:

Guia do Ciclista Urbano
Alex Gomes
Prefácio: Renata Falzoni

Scortecci Editora
Esporte
ISBN 978-85-366-5163-7
Formato 12 X 18 cm 
80 páginas
1ª edição - 2017
Preço: R$ 30,00

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

Portal do Escritor 
Divulgação de Autores e Livros da Scortecci

FALE CONOSCO

 
Nipotech