A REVISÃO DO TEXTO / Mônica d'Almeida

O livro tem o objetivo de demonstrar o que ocorre no processo de revisão do texto e como se dá a interação autor-revisor nesse momento. Qualquer texto, para ser considerado “acabado”, deve passar por uma revisão, que faz parte do processo de produção textual. A revisão consiste, primeiramente, em verificar se a ideia inicialmente pretendida pelo autor corresponde ao texto que foi produzido. Deve-se observar também se não foram infringidas as regras linguísticas e as normas do padrão culto da língua, bem como se não há equívocos de estratégia, isto é, se foram feitas as melhores escolhas gramaticais e lexicais, a fim de tornar o texto claro para o leitor. É imprescindível analisar se as modificações feitas pela revisão não geraram possíveis alterações de sentido, inicialmente previsto pelo autor. Por essa razão, é destacada a importância da parceria do autor e revisor para o desempenho do trabalho de revisão do texto.

É inegável que o revisor é o primeiro leitor do texto, habilitado, além dessa prerrogativa, a “mexer” no original. Cabe, portanto, uma reflexão teórico-empírica sobre o que ocorre nas diversas etapas do processo, e as consequências que as mudanças podem  acarretar. Se o texto é considerado como um elemento mediador de interação entre o autor e o leitor, há que se definir em que posição se enquadra o revisor nesse processo. Se ele interfere, de alguma forma, nessa interação, se ele faz parte dela e assume o papel de primeiro leitor do texto são algumas questões relevantes no processo de  revisão de um texto. O trabalho desenvolvido com o texto por parte do revisor é bastante complexo, uma vez que o processo de revisão de textos não se reduz a uma mera correção gramatical, seja de ordem ortográfica, sintática, de concordância, ou regência. Nessa etapa, o texto é remodelado e, na medida em que essas alterações são realizadas, o universo cultural do revisor interage com o do autor, o que pode resultar na mudança de significados inicialmente almejados pelo autor.

Este livro originou-se a partir de minha dissertação de mestrado, cuja pesquisa foi desenvolvida e defendida para obtenção do título de mestre em Língua Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de identificar o que ocorre no processo de revisão do texto e como se dá a interação autor-revisor nesse momento. Qualquer texto, independentemente de sua publicação, para ser considerado “acabado”, deve ter passado por uma fase chamada revisão, que faz parte do processo de produção textual. A fase de revisão consiste, primeiramente, em verificar se a ideia inicialmente pretendida pelo autor corresponde ao texto que foi produzido. Posteriormente, deve-se observar também se não foram infringidas as regras linguísticas e as normas do padrão culto da língua, bem como se não há equívocos de estratégia, isto é, se foram feitas as melhores escolhas gramaticais e lexicais, a fim de tornar o texto claro para o leitor. É imprescindível analisar se as modificações feitas pela revisão não geraram possíveis alterações de sentido, inicialmente previsto pelo autor. Por essa razão, destaca-se a importância da parceria do autor e revisor para o desempenho do trabalho de revisão do texto.
Mônica d'Almeida

Mônica d'Almeida - Natural de São Paulo, capital. Mestre e especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; bacharel em Letras com licenciatura plena em português e inglês pela Faculdade Ibero-Americana; bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Revisora e preparadora de textos em língua portuguesa para editoras, empresas jornalísticas, instituições de ensino, agências de publicidade e textos acadêmicos. Professora de Português para o Ensino Superior, Médio, Fundamental II e curso pré-vestibular.
Autora do livro Estratégias textuais na poesia de J. Camelo Ponte. São Paulo: Linguagem-Editora, 2002.

Serviço:

A Revisão do Texto
Parte Integrante do Processo de Produção Textual
Mônica d'Almeida
Scortecci Editora
Linguistica
ISBN 978-85-366-5044-9
Formato 14 x 21 cm 
112 páginas
1ª edição - 2017
Preço: R$ 49,00

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

Portal do Escritor 
Divulgação de Autores e Livros da Scortecci

FALE CONOSCO

 
Nipotech